segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

"Ler"

Eu acho q a Bruna, por ela, está a tentar mesmo ler, não é sempre q o sinto, mas por xs ela, sem eu contar, como sempre lá me surpreende.

No Domingo, estavamos a lanchar no shopping e ela diz-me:

Bruna: "olha mamã"
Mamã: "o que foi?"
Bruna: "ali" e apontou para um placar de um "restaurante" que dizia DOG
Mamã: "o q diz ali?" ela identifica Dog no livro dela de inglês
Bruna: "Dodot"
Mamã: "não filha, é "Do" a primeira, mas depois é um G por isso é Dog, o q é dog?"
Bruna: "é cão"

Então é assim, o q eu acho e pelo q tenho visto nestes últimos dias, e ainda hoje, por exemplo, é q ela "lê" (ou o q qr q seja q já faz) a primeira sílaba e depois ainda não consegue fazer a junção e depois pelo som da primeira sílaba deduz que possa ser determinada palavra!

Ela identifica DODOT há já muito tempo, por isso leva-me a acreditar q percebeu q era um D e um O, logo seria DÓ que a levou á palavra DODOT.

Depois perguntei-lhe:

mamã: "um S e um O?"
Bruna: "só"
Mamã: "um P e um A?"
Bruna: "pá"

Mas ainda não consegue fazer a junção a ponto de perceber que so + pa é sopa!

***

Ao bocado no quadro dela escrevi várias silabas e por exemplo escrevi o "PA" e perguntei-lhe o que dizia ali e ela disse-me "papá", portanto percebeu que era um "pa" mas depois deixou-se levar pela dedução mais lógica para ela, se era "pa" então deveria ser "papá".

Tudo me leva a crer e depois de várias "provas" pela parte dela que ela já consegue ler sílabas CV, embora ainda não consiga ler todas a consoantes e vogais, percebo que cada x mais percebe o som q determinadas consoantes fazem qd juntas a uma determinada vogal.

Os sons q identifica bem qd juntos a uma vogal (ela já chama todas as letras pelo som delas, há já uns meses):
B + v(ogal)
L
M
N
P
R
S
T
V

O D tb já a ouvi fazer, mas estas são de facto as q me parecem mais fáceis para ela neste momento.

***

Amigas, ainda não vai ser hoje q vou comentar nos vossos cantinho, tinha apenas q registar isto aqui, ainda tenho muitas coisas para postar sobre o nosso fim de semana, sobre o dia dos namorados (ainda é verdade) sobre coisas q ainda estão em draft, mas queria registar isto para não me esquecer dos pormenores.

Estou super hiper cansada, trabalhei muitas horas (à 2ª feira é mesmo assim, são 9 horas quase seguidas sempre em pé) e preciso muito de descansar, por isso amanha vou mesmo mesmo tentar actualizar o nosso cantinho e passar pelos vossos:)

3 comentários:

Rute disse...

Bem... a Bruna supreende mesmo! Ela está msm mt evoluida para a idade ela!
Bom descanso amiga! Bjs... ;)

Anónimo disse...

A Bruna é uma espertalhona...quando chegar a altura de ir para a escola, já vai ensinar aos coleguinhas.
Tenho um miminho para ti no meu blog.
Beijoquinhas doces

Simão disse...

Por este andar, a Bruna daqui a pouco está é a escrever livros...e eu vou querer o primeiro, devidamente autografado, claro está~!!