sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

As cores

Nunca escrevi muito sobre isto! Começou a aprendê-las muito naturalmente por volta dos 20 meses, pelo menos foi por aí q dei conta q já sabia uma ou outra cor. Às xs a brincar com ela ía-lhe dizendo "chega-me a peça azul" ou "toma isto vermelho", mas nunca me sentei com ela a ensinar-lhe as cores!

Muito raramente me dizia as cores qd lhe perguntava, ainda hoje é assim, como tudo o resto, geralmente diz ao contrário ou diz q não sabe, só me apercebo q as sabe qd por exemplo está a ver televisão e de repente me diz:

"olha, ficou com os olhos vedes" e é correcto!

Mais do q as cores primárias, sempre mostrou muito mais interesse pela preta, castanha, cinzenta, cor da pele (que tb identifica como beige ou salmão) q sem eu dar conta as sabia direitinhas.

Outro dia no médico estava um menino q andava a dizer q a parede era castanha, e ela repetiu, a parede tinha uma lista q o menino disse q era preta, não era, era castanho muito escuro, mas ela disse logo:

"não é nada pois não mamã (pôs a mão na cadeira) esta é que é peta" (e era)

Tenho a certezinha absoluta q se lhe tivesse perguntado de que cor eram a parede e a cadeira respondia mal ou dizia q não sabia!

Na 2ª feira passada, no ginásio, o Daniel deu-lhe um balão e disse-lhe para escolher uma cor, perguntando-lhe se ela já sabia as cores... adivinhem o q ela respondeu? "não"... eu nem disse nada, porque se ela tivesse dito q sim e ele lhe perguntasse ela ía-lhe responder mal, como acabou por acontecer... Ela escolheu um balão laranja e o Daniel disse:

Daniel: "que cor é essa?"
Bruna: mto rapidamente "vede"
Mamã: "diz lá ao Daniel q cor é essa"
Bruna: "não sei"
Daniel: "diz lá q eu dou-te outro"
Bruna: "cô de lalanja"
lol!!!!

Eu espero sinceramente q esta mania dela de não se "mostrar" passe qd estiver na escola, porque pode ser mto mau. Eu já nem lhe pergunto muita coisa q gostava de perguntar, porque sei q vou levar ou com a resposta errada ou com o "não sei" mesmo sabendo q sabe e bem!!!!

1 comentário:

Pipocas Bebé disse...

Olá querida!
Penso que não te deves preocupar com isso, na escola a Bruna vai dizer tudo direitinho!
Beijoquinhas fofinhas para as duas princesas!