segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

As coisas que ela sabe que eu não sei que ela sabe

(que titulo tão comprido)
Estavamos no escritório, eu estava no computador a fazer uns trabalhitos e ela estava com um papel no chão a escrever! Entretanto diz-me:

"olha mamã, fiz um continente"

eram uns riscos a q ela chamou de "continente" (hipermercado), e eu disse-lhe "faz um C de continente" mas na brincadeira com ela, até porque NUNCA treinamos escrever letras. Ela já fez um "L" umas xs mas foi por ela, eu nunca me sentei com ela a desenhar letras, nunca, e por isso não estava nada à espera disto:

Pensei q tivesse sido um acaso, e para tirar as dúvidas disse-lhe para fazer outro (ela estava em dia sim, lol, coisa rara):


E ainda fez uma 3ª x!

Depois foi para a sala e qd a vovó chegou ela estava no sofá com um bloco a escrivenhar e eu disse-lhe para mostrar á vovó um "C" e ela fez isto:


Depois continuou a escrevinhar e disse:
"olha um dabliú"

(já tinha feito esta letra antes, eu vi mas não liguei pensei q fosse sem querer, na altura tb me disse que era um "dabliú" mas pensei q tinha sido coincidência, mas agora acho q já nessa altura não foi!)

E depois disse:
"um éme pequenino"

(não sei se se referia a um M pequenino por causa da dimensão ou a um M minusculo, mas penso q é mais esta ultima opção, porque é assim q chamamos as letras minusculas - M pequenino, N pequenino, A pequenino, etc)

E ainda fez isto:


virou a folha:


E disse:
"é um A" (acho q minusculo tb)

A vovó depois disse-lhe se ela queria q lhe ensinasse a fazer mais letras, ela respondeu:

"não, eu apendo quando fo pá escola qd fizé tés anos"

Eu juro q não tinha ideia que ela era capaz de fazer isto, nunca tentamos fazer letras, nunca fizemos isso porque a parte da escrita é o q menos a interessa das brincadeiras e tb porque eu achei q não seria altura para lhe ensinar, nem vou insistir, nem vou andar atrás para ver se faz mais ou não... vou deixá-la ganhar (mais) gosto na escrita e desenhos por ela mesma!

Depois largou o bloco q tinha e foi para outra brincadeira "intelectual" que falarei no próximo post!