sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

O corpo humano

Conhece o cérebro, estômago, pulmões e intestinos e sabe onde estão localizados!

Qt ao "cébo", um dia a ver televisão, deu um reclame onde aparecia um cérebro, perguntou-me logo o q era, expliquei-lhe o q era, onde estava, para q servia. Fez-me 1001 perguntas mas ficou esclarecida... até me perguntou se a Barbie tinha cérebro, lol!

Qt aos estômago e intestinos ninguém lhe ensinou, deve ter ouvido em conversas (embora como é óbvio se fale muito raramente, a não ser q alguém esteja mal do estômago ou intestinos, o q não aconteceu recentemente) ou na televisão.
Só sei q outro dia estavamos á mesa e ela me disse:

"bebe o sumo pa fazé bem ao tômago" (tb diz "istómago", mas nesse dia foi assim)

Fiquei a olhar para a ela e até lhe perguntei se ela estava a dizer estômago, ao q ela respondeu logo q sim, perguntei-lhe onde era e ela apontou logo para a barriga.

Numa outra conversa de casa-de-banho, literalmente, lol, ela fez-me uma pergunta sobre a comida, já não me lembro o quê, só sei q essa conversa me levou a explicar-lhe resumidamente o processo da digestão e sei q a meio da conversa ela me falou do "intetino", que ela tb sabia onde estava - na barriga!

Qt aos pulmões, esta se calhar ela conhece melhor porque aquando de ela andar com uma caneta a fazer q fumava eu expliquei-lhe q aquilo fazia muito mal aos pulmões, e q não podia correr, nem conseguia respirar, acho q é daí q sabe o q são os plumões!

Às xs é com cada pergunta q eu nem sei bem o q lhe responder, mas o q me fascina mais, é q ela percebe o q lhe explico, algo q parece ser tão complicado para uma cabecinha de 32 meses (30-31 meses na altura) é tão bem absorvido e compreendido!

Ela sabe o caminho q a comida faz até sair em forma de cocó, ela sabe q o cerebro está dentro da cabecinha, dentro do osso e por trás dos olhinhos e não lhe faz a minima confusão, entende perfeitamente!

***

Um destes dias ainda lhe compro um daqueles moldes anatómicos q dá para montar com as peças do corpo humano.... já faltou mais ;)

Sem comentários: