quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Memória

Tens uma memória fenomenal a todos os niveis!

Lembro-me q no Natal de 2006 sabias exactamente onde tinhamos colocado a árvore no ano anterior, tinhas tu... 7 meses! Ficamos de boca aberta nessa altura, no entanto já nessa altura tb tu decoravas livros e falas e representações dos teus DVDs, já para não falar em músicas q sabias completar antes de fazeres 1 ano... ah e a coreografia das galinhas que fazias aos 6 mesinhos :)!

Este ano, qd recebemos um catálogo do Modelo com árvores de Natal, disseste-me q uma determinada árovore era igual à nossa (ainda não tinhamos feito a nossa) eu fui ver e não é q era MUITO parecida, de entre muitas era a mais parecida!

Desde muito cedo q decoravas reclames, lembro-me de aos 14 meses saberes o reclame de uma bebida em q diziam: "é uma meniiiiiiiiiina", era gririssimo ouvir-te a dizê-lo, lol!!!!

Sabias e sabes o nome de muitos apresentadores da TV... sei lá muita muita coisa!

Perdi a conta aos livros q memorizaste, até ao 5ª (e falo de livros de 20 e tal páginas) ainda contei, depois tornou-se rotina e dixei de dar tanta importância, lol!!

Qd começaste a aprender as letras, bastava dizer-te uma x, aprendias várias em poucos minutos, aprendeste o abecedário em poucos dias, as formas geométricas, os numeros, palavras escritas, símbolos, sei lá tanta coisa!

Mas o q me tem fascinado mais ultimamente não é o facto de te lembrares de coisas que já se passaram há meses ou um ano atrás, mas sim chegares ao ponto de te lembrares de todos os detalhes. Por exemplo, outro dia falaste-me de uma saída q tiveste com a Tia Lurdes com o Tio Araujo com a irmão da Tia Lurdes, e com a mulher dele (viste-os nesse dia pela 1ª vez) e contaste-me pormenores sobre a cunhada estar magoada num pé e alguém a ter ajudado, tudo muito direitinho... passou-se há meses!
Lembras-te não só das situações como das falas exactamente como foram ditas, palavra por palavra (literalmente), qm disse o quê a qm, etc... nem nós nos lembramos de certas coisas!

São muitas as situações filha! Ficamos a olhar para ti pq não nos lembramos de metade e só qd mencionas alguma coisa é q nos lembramos, mas não com a tua clareza e com o teu detalhe!

***

Foste 2 xs à Praia de Matosinhos, uma ainda não tinhas 1 ano, outra este verão! A Tia Lurdes estava a comentar com a vovó:

Tia Lurdes: "assim q o tempo aquecer tiro o passe e começo a ir até Matosinhos"
Bruna: "vamos pá Paia de Matosinhos e o papá tá a tabalhá em Matosinhos"

Ninguém mencionou a palavra "praia" antes! E o papá está a trabalhar há pouquissimo tempo em Matosinhos (a clinica do Papa é noutro sitio, mas vai uma x por semana a uma clinica de Matosinhos) e nem sequer mencionamos muito isso aqui, ouviste poucas xs, mas pelos vistos as sufcicientes para perceberes q o papá trabalha numa outra clinica para além da dele q tb sabes perfeitamente onde é!

***

A Ílida e a Susana deram-te 1 livro girissimo no Natal, li-te o livro no dia 25 Dez e depois não o li mais até 3ª feira (andavas na onda da Pqeuena Sereia, ainda bem q mudaste eu já não aguentava ler nem mais uma palavra, lol)! Li-o uma x, qd chegamos ao fim do livro disseste-me:

"lê outa vez a pate do seá gente?" (parte do "será gente?")

Eu comceie a ler, e parei numa determinada parte e tu continuaste... depois eu passava com o dedo por baixo das palvras e tua "lias" direitinho o q lá estava, "leste" a página toda (pouca coisa), tal e qual:

"Tuz, tuz, tuz
os acodou de repente.
-Quem é?
-Seá gente?"


E depois perguntei-te "onde diz Quem é"? para ver se tinhas noção do q tinhas lidos ou estava mesmo a ser só de ouvido e tu lá me disseste, perguntei-te onde dizia Truz truz truz e lá me disseste, depois perguntei "Será gente" e mais uma x apontaste!

Deixas-me de boca aberta, qr dizer deixas-nos de boca aberta, o papá nem falou, lol. No outro dia contei à vovó e ao contrário do q costumas fazer foste logo buscar o livro e "leste-lhe" tudo direitinho, e fizeste o mesmo com o vuvu. Ainda não filmei, mas vou fazê-lo hoje ainda e depois publico aqui!

1 comentário:

O Príncipe Duarte disse...

Ela tem realmente uma memória extraordinária!

Bjs

alice