sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Ainda a junção de letras

Não tenho insistido, estes 2 últimos dias nem lhe perguntei, mas ao bocado sem mais nem menos perguntei-lhe:

Mamã: "um P e um O?"
Bruna: "Pó"
Mamã: "um L e um I"
Bruna: "Le" não respondeu correctamente, não sei se de propósito, se por não ter sabido juntar os sons, mas de qqr maneira percebeu q o primeiro som seria o de "L", na minha opinião e conhecendo-a como conheço, foi de propósito, porque o som das vogais ela indentifica muito bem, se ela me tivesse respondido "Pi" eu diria q tinha ido só pelo som da 2ª letra q é uma vogal e o P tinha sido por sequência da 1ª pergunta, mas como me respondeu "Le" acho q foi mesmo de propósito... não sei... com ela há muitas incógnitas, nunca sei o q ela realmente sabe até ela me mostrar por ela!

De qqr maneira, basta eu exemplificar-lhe por exemplo "D e um A é Da, q s lhe perguntar a seguir o D com qqr outra vogal ela faz a junção de imediato!

***

O q eu vou escrever a seguir é só para mero apontamento meu, não tenho certeza q o fez intencionalmente ou se apenas associou á imagem, mas de qqr maneira ela "leu" a palavra "pé" escrita em minusculas e depois viu um "de" e apontou e perguntou-me e fez mesmo um esforço para conseguir ler, conseguiu com a minha ajuda, depois de lhe ter dito um "D e um E", ela conhece a letra D em maisculas mas ainda não tenho a certeza q conheça o D minusculo, já conhece o E minusculo.

O "de" chamou-a a atenção depois de ela ter lido(?) a palavra "pé", porque é parecida!

***

Não lhe falo nas letras (ok, tirando agora q volta e meia lhe pergunto junção de letras, mas eu ainda não me acredito q ela o faça e então quero ter mesmo a certezinha, lol, maluquices de mãe), elas estão no firgorifico há quase 1 ano MAS só qd ELA me chama ou me pede para lhe ensinar é q eu "brinco" com as letras!

A secretária q lhe dei pelo Natal tb tem letras e numeros magnéticos, e tb só qd ela me pede para lhe ensinar é q mexo nelas.

Todas estas coisas mais "académicas" aprende-as por sua livre e espôntanea vontade, até pq sendo como ela é jamais eu conseguiria obrigá-la a brincar fosse ao q fosse se ela não quisesse!

Sem comentários: