quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Evoluções, evoluções, evoluções (longo)

A Bruna está de facto a passar por um momento de grande desenvolvimento, como já ontem tinha referido! Estes últimos dias têm sido de grandes novidades em relação a ela!

Como já ontem mencionei a maior evolução q noto é a nível do desenvolvimento motor fino, sem duvida alguma, e é tão galopante q de ontem para hoje, depois de ter começado a desenhar circulos perfeitos desenhou a sua primeira cara, totalmente desenhada por ela, já tinha feito caras mas com a minha ajuda. É uma cara muito incompleta, mas não deixa de ser uma cara e o q me surpreendeu mais foi o facto da rapidez da evolução, e não completou a cara porque simplesmente se cansou e largou tudo como estava lol!!!!

De qqr maneira aqui fica a cara, os riscos q tem foi ela q fez mais tarde, mas ainda consegui salvar o desenho original! Tenho pena de não ter tirado foto ao desenho cheio de paralelas q ela fez no quadrinho dela, mas qd cheguei a casa já tinha apagado:

Tem 2 olhos e uma boca, depois largou e saiu. Minutos depois eu estava a mostrar o desenho à vovó e ao papá e disse-lhe o q tinha desenhado, e ela muito depressa diz:

"e as péninhas?" malandreca sabia q não tinha terminado o desenho

Tb desenhou um desenho com um circulo grande e depois varios pequeninos em filinha... mas este já não consegui salvar porque depois ela riscou-o todo:(!

***

Ainda sobre as cambalhotas sem mãos e o pé coxinho aqui fica um mini filme q fiz ontem (2ª feira) à noite, não ficou da melhor maneira pq eu estava numa má posição e filmei por acaso:



***

Qt à bicicleta, o probelam dela é a perna esquerda, a direita já mecanizou o movimento, agora só precisa de qd é a vez da esquerda de empurrar ela o fazer, mas hoje esteve quase quase quase!

***

Agora o q hoje me deixou assim de boca aberta até lá atrás foi o q ela fez mesmo ao bocadinho (3ª feira à noite), ou seja disse.
Eu estva a ler-lhe o livro, como sempre e apareceu a palavra "papá", eu mostrei-lhe "olha, papá", como já é uma palavra q ela identifica, embora esta estivesse escrita com letras minusculas e ela esteja habituada a vê-la com maiusculas, depois logo a seguir aparecia "Tu":

Bruna: "e aqui?"
Mamã: "é "tu", um T e um U TU"
E depois não sei bem porquê, comecei (atenção q eu NUNCA lhe tinha feito isto)
mamã: "um T e um A?"
Bruna: "Tá"
Mamã: "um T e um E?"
Bruna: "Té"
Mamã: "um T e um I?"
Bruna: "Ti"
Mamã: "um T e um O?"
Bruna: "Tó"
Mamã: "um T e um U?"
Bruna: "Tu"

e como se ainda não bastasse continuei:

mamã: "um P e um A"
Bruna: "Pá"

Eu estava literalmente de boca aberta... apartir daqui começou a responder à sorte, mas sempre com o som de P seguido da vogal, mas não o q lhe tinha perguntado. Não sei se o fez de propósito, como muitas xs faz, é como já disse, mesmo qd temos certezinha absoluta q sabe determinada coisa ela às xs ou diz q não sabe ou responde errado, ou se não sabia mesmo. Mas ainda estou estupefacta!

Ela volta e meia pede-me para lhe ensinar a escrever determinada palvra com as letras magnéticas, eu por exemplo, escrevo VACA e depois digo-lhe: "O v eo A, VA, e C e o A, CA" mas isto dura segundos, eu só tento explicar-lhe enqt escrevo, mais nada, eu nunca estive com ela a dizer-lhe: "esta letra mais esta, igual a esta..." embora ela já me tenha pedido para lhe ensinar a ler, eu não o vou fazer, porque se o fizer nunca vou ter a certeza se o era capaz de fazer sozinha, como tem feito tantas outras coisas!

***

Até ao nível do humor dela sinto evoluções, agora faz umas caretas girissimas para nos fazer rir, é o máximo!!!!

***

Está a ser um periodo de grandes transições para a Bruna e tb para nós:)

1 comentário:

Lúcia disse...

:O Eu é que estou de boca aberta :)