segunda-feira, 29 de setembro de 2008

No café

A menina do café trouxe-lhe um carioca de limão, qd o veio deixar na mesa pagamos oq tinhamos consumido mais o carioca:

Menina do café: "Obrigada"
Bruna: "Obrigada eu!"

Tão educadinha a minha piolha!

Há que a aproveitar

O dia no sábado estava mto bom, ela queria ir ao parque:

"Ó mãe, quero ir ó parque da Q. da L., tá bom tempo e eu quero aproveitar!"

E lá fomos nós, para a princesa aproveitar:)

Impaciente

No dia da reunião!
Enqt esperava por nós para jantarmos juntos, coisa q acabou por não acontecer visto a reunião ter demorado tanto tempo, ela já um bocadinho impaciente sentada à mesa, com os cotovelos na mesa e queixo apoiado entre as maõzinhas dizia:

"'stão a comer os bolinhos todos!!!!"

LOL

Visita ao pediatra e diagnóstico

A febre não passou totalmente, ou seja só tem baixado com Benuron, depois das 6-8 horas volta, embora não mto alta, na casa dos 37.5 - 37.7. Ontem depois do benuron ainda subiu aos 38.1 e claro liguei ao médico q me disse para esperar um bocadinho mais para deixar o benuron fazer efeito, mas como já tinha passado quase uma hora. Mas a febre lá desceu. Pus-lhe paninhos de água morna, abri a janela do quarto e descobria-a... baixou e até ficou sem febre.

Por volta das 3 da manhã já tinha 37.4, mais um benuron! Aguentou as 8 horas sem febre q voltou depois de 9 horas do último benuron! À tarde a cena repetiu-se e ao fim da tarde resolvi levá-la ao pediatra!

Não foi vista pelo pediatra dela, porque este só estaria no consultório por volta das 9 da noite e já tinha 12 crianças para ver, ou seja iríamos ser atendidos só por volta da 1-2 da manhã! Como o Dr. agora tem uma pediatra a substitui-lo qd ele não está, resolvemos ir ao consult+orio na mesma, se ela lá está é porque é da confiança dele.

Lá fomos, foi mto simpática, esteve a ver a Bruna (que se portou LINDAMENTE) e concluiu q devia ser uma rinofaringite (acho q é assim).

Continuar com o benuron, se necessário intercalar com Brufen, tomar actifed e limpar o nariz com água do mar ou soro. Diz q a febre deve passar nas próximas 48 horas, caso isso não aconteça tenho q lhe ligar porque pode precisar de antibiótico, ou mesmo no caso de ficar com ranhinho esverdeado.

Nt momento a princesa já dorme, não está com febre, mas ainda não passou o efeito do último benuron q tomou... Deus queira que continue assim para lá das 2 da manhã!!!!!

Hoje não foi à escolinha e amanhã tb não vai!

domingo, 28 de setembro de 2008

Febre

Começou ao bocado! Está com 37,7 nt momento. Pus-lhe um supositório Benuron há cerca de 20 minutos.

Sinto q está a ficar congestionadinha, pelo menos sinto-a respirar com secreções no nariz e garganta! Tb poderá ser uma amigdalite, porque ao bocado pareceu-me falar um bocadinho diferente!

Estou nervosa, muito nervosa, detesto tê-la assim!!!!

Tinha outras coisas para escrever, mas hoje já não me apetece:(!

sábado, 27 de setembro de 2008

Primeira Reunião de Pais

Foi ontem, na 6ª feira!

Ontem tive a certeza absoluta, aliás mais do q absoluta que não poderia ter escolhido melhor!

Adorei a recepção... Fomos recebidos com um lanchinho "feito" por vcs! Uns bolinhos de coco deliciosos e enqt comíamos víamos as fotos da confecção. A 2ª foto a aparecer foi a tua... filha, a mamã não conseguiu conter as lágrimas, sim chorei, mas chorei de alegria, ver ali a minha princesinha, a minha menina tão crescida, tão grande, de touca verde e avental... Passaram muitas fotos e tu apareceste em muitas, eu fiquei muito feliz e mto babada!

Já sabíamos que íamos comer os vossos bolinhos porque de manhã a caminha da escolinha perguntaste-me:

Bruna: "Vais à runião com a Sara logo?"
Mamã: "vou filha"
Bruna: "eu fiz os bolinhos pra vocês comerem logo"
Mamã: "ai foi filhota"
Bruna: "fiz um pra ti outro pó papá"
Mamã: "que bom!!! estou ansiosa por provar"
Bruna: "fiz muitos bolinhos pra vocês"

Era para ser surpresa... ERA, lol!!!

Bom, voltando à reunião, foi uma reunião muito longa, além deter começado com apenas 10-15 minutos de atraso durou mais de 3 horas!

Muito rapidamente filha, pude concluir que ali não estão apenas profissionais, ali está uma verdadeira família. Pude ver como os pais dos meninos de anos anteriores convivem com as educadoras, auxiliares e responsáveis do colégio! São uma família, tratam-se quase todos por tu... adorei a cumplicidade, a aproximação de todos!

A reunião foi excelente!

Começamos por conhecer 1 a 1 cada menino/a e cada pai se ia apresentando conforme aparecia a foto do filho ou da filha! Fomos os primeiros a apresentarmo-nos, pois os das 1ªas crianças não foram ou chegaram atrasados!

Depois houve uma caracterização geral do grupo! A Sara disse q vcs são um grupo muito interessado, principalmente em jogos, em actividades de grupo.

Falou das rotinas, apresentando uma tabela com os vossos horários, falou das vossas actividades, do vosso projecto, de tudo! E enqt ia falando de cada tema, projectado e apresentado em power point iam aparecendo fotos vossas.

Tu apareceste em grupo, a pintar, abraçada a um menino (que disseste hoje q era o Miguel), a brincar, etc! Estava tudo muito bem apresentado e todos os papás a babarem-se todas as vezes q as suas crianças apareciam!

Falamos das prioridades da Sara em relação a vcs, percebi que para ela, e tb faz parte da política do colégio, o mais importante são os meios e não tanto os fins. Ou seja, evidentemente têm objectivos q querem conseguir atingir convosco, mas de qqr maneira é a forma como o vão conseguir q realmente importa, porque cada criança é um caso e cada criança atinge os fins propostos de formas diferentes, uns mais facilmente, outros menos, uns com mais rapidez, outros com mais calma!

Gostei muito qd a certa altura ela deu um exemplo, que para ela é mais importante se num dia houver uma criança extremamente carente "não dar a matéria" desse dia e proporcionar um dia feliz para essa criança... caiu-me tão bem ouvir isso!

Falou dos castigos, dos ralhetes, das regras, etc!

Até q chegamos ao ponto da sesta! Pelos vistos a DREN determinou q nos colégios não se dorme a partir dos 3 anos. Naquele colégio ainda há MUITAS crianças que ainda têm necessidade de o fazer, na verdade quase todos os meninos da salinha dos 3-4 anos, e por isso ainda se respeita a hora da sesta na salinha da Bruna, no entanto estão muito empenhadas em arranjar uma "solução" para qm não dorme! Ou seja para a BRUNA, lol! Deve haver mais um ou outro menino, segundo o q a Bruna me diz a Mara tb não dorme...
Há uma criança na sala dos 4-5 anos q ainda tem necessidade de dormir e por isso essa necessidade é respeitada e ela dorme, o q eu acho fantástico!

Falou-se de 1001 coisas, tudo relacionado com as crianças, elas eram de facto o centro daquela reunião!

Ainda nos disseram (já me tinham dito a semana passada a mesma coisa) que sempre q quisessemos aparecer para brincar com eles, para lhes contar uma história, para lhes falarmos da nossa profissão (a mim qd a responsável me falou disto, disse-me mesmo q poderia dar uma aula de musculação adaptada para eles) ou simplesmente enviarmos uma carta para lhes ser lida na aula... querem q os pais participem em todas as actividades e claro q estejam presentes no dia do aniversário nem q seja para cantar os parabéns à filha ou filho. O bolinho é feito na escolinha pela cozinheira, a D. Ana!

No fim, foi pedido aos papás que quisessem participar para fazerem 3 grupos e responderem a 2 perguntas: uma sobre o q esperavamos do colégio em relação aos nosso filhos e a 2ª como estaríamos dispostos a colaborar:)!

Fiquei mto feliz e com mais certeza ainda q a Bruna está nos sitio certo e q as pessoas q estão com elas são acima de tudo muito humanas e mto carinhosas!

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Agrupar

Há já algum tempo que sabe agrupar objectos por quantidade. Se lhe disser para fazer grupos de 2 ele faz grupinhos de 2, o mesmo acontece com grupinhos de 3. Descobri isto há umas semanas qd ela estava a brincar com os meus vernizes, por acaso.

Depois esqueci-me... lembrei-me hoje qd ela estava a brincar com eles novamente assim:

Tentativa de escrever Sara...


... sem AJUDA!

Sabe ler/identificar o nome Sara em qqr lugar, mas surpreendeu-me ao tentar escrever o nome com as letras magnéticas tão rapidamente. O último "A" ela acabou por pô-lo mas com a minha ajuda porque nessa altura já se tinha distraído com outra coisa qqr!

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Tão arrumadinha

Agora qd acaba de almoçar, levanta-se pega no seu copo, prato, talheres e guardanapo e leva para a banca! Sem ninguém lhe mandar! Não sei se na escolinha fazem isso...vou ter q perguntar!

Tão crescida!

Musicas da escola

TODOS os dias canta uma música nova!

Conheço algumas:

"Fitinha Azul"
"o meu chapéu tem três bicos"
"É bom camarada"

Mas todos os dias vem a cantar uma diferente!

Hoje era uma mto gira, q eu tb acho q me lembro ou do meu tempo de colégio ou porque ouvi em algum lado. Musica com os dedos:

Indicador direito: "dá-me um beijinho"
Indicador esquerdo: "não dou, não dou, não dou"
Indicador direito: "dá, dá, dá"

E os dois dedos beijam-se!!!! Tão fofinho:)!

Hoje tb andava a cantar:

"Tudo o qu'eu te dou, tu me dás a mim..."

Será q tb ensinam isto na escola? Ou passa na tv? Porque eu não canto nem ouço na rádio!!!!!

Compositora

Inventa cada música...

Esta foi dedicada a mim:

"tu és um 'spectáculo
tu vais ó cinema e eu vou atrás de ti
eu atrás de ti e tu atrás de mim"


Digam lá q não é linda, lol????

Paranoias II

Se pegamos em alguma coisa q é dela, qd lhe devolvemos hà fita pela certa... sabem porquê? Porque diz q está quente de estar na nossa mão! Já não bastava ter a mania de cheirar as coisas qd pegamos nelas, agora rejeita-as porque estão quentes!

A brincar com o microfone dela, q ela pp me deu para cantar, de repente tira-mo da mão, diz q está quente e cheira-o (eu nem sequer o encostei aos lábios) e depois toda chateada diz-me:

"pra próxima não te deixo mexer"

E eu com cara de parva, lol!

Paranóias

Há cerca de 3 dias q qr dormir com um biberão das bonecas! Ainda por cima é um biberão todo em plástico, nem sequer a tetina é de borracha! Nunca teve um boneco para dormir, volta e meia (mto raramente) dormia com Barbies e outras bonecas, mas nunca teve um boneco "fixo". De há 3 dias para cá tem q dormir sempre com o biberão! PODE????

Pior, é q evidentemente q durante a noite o larga e depois acorda a chorar porque qr o biberão... parece os bebés qd perdem a chupeta durante a noite e ela q nunca usou chupeta....!!!!!

Cada mania!!!! Um biberão de plástico???? Por favor!

LOL

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Bichinhos

Tinha umas borbulhinhas nos braço:

Bruna: "tenho aqui uma borbulhinha, foi um bichinho (que mordeu)?"
Mamã: "devia ter sido filha"
Bruna: "maldito bicho"

LOL

Conversinhas com as amigas

Estava a contar-me q ela não era a única q não dormia, segundo ela há outra menina q não dorme:

Mamã: "quem?"
Bruna: "A Beatriz"
Mamã: acho q há 3 na salinha e por isso perguntei "qual Beatriz?"
Bruna: "a dos oculinhos"

Achei uma piada à forma como disse, é q foi de uma forma tão ternurenta:)

Depois fomos conversado sobre isso e ela disse q a Mara tb não dormia e eu na brincadeira disse q então até devia ser divertido, podiam falar as 3. Ela disse-me q conversavam mas...:

"A Mariana diz "façam pouco barulho, quem 'stá a conversar?" "somos nós" "façam pouco barulhos qu'os vossos amigos tom a dormir"

Depois perguntei-lhe:

Mamã: " e o que é que vcs conversam?
Bruna: "elas dizem "a tua mãe é muito gira""
Mamã: "ai dizem?! Que amigas simpáticas q tu tens!!!! E tu q lhes dizes"
Bruna: "que a mãe delas é muito gira"

Mas que amigas fantásticas q a minha filha arranjou, até me acham gira, lol!!!! Até pode não ser, mas é definitivamente uma situação inventada por ela, até porque na hora da sesta, podem não dormir, mas não podem fazer barulho, lol!!!!!!!

Brincar aos médicos

Ontem, 2ª feira, qd chegou do colégio estivemos a brincar aos médicos. Ela era a médica e eu a doente.

Bruna: "vou oscutá-la" (auscultá-la)
Mamã: "então Sra. Dra. como estou?"
Bruna: "'stá bem, está mais boa " lol
Mamã: "mas ainda me doi a garganta"
Bruna: "tome remédio qu'isso passa"
Mamã: "ql remédio?"
Bruna: "O actifed, tome actifed qu'isso passa. Eu já 'xprimentei numa doente que veio cá (disse o nome da doente, mas era um nome estrangeiro, por isso não consegui memorizar e acho q era uma falta de delicadeza voltar a perguntar, lol) é uma doente com músculos grandes, é fantástica"

Digam lá q a minha filha não dava uma médica toda pra frentex! Vai buscar cada conversa!!!!!!!

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Algumas saídas antigas/ conversas

Tem mtas Pollys e sabe exactamente as q tem. Outro dia andávamos à procura das Pollys, já depois ter encontrado umas 6 disse-lhe:

Mamã: "Acho q já estão todas, não tens mais nenhuma"
Bruna: "tenho tenho, outra loira, tenho mais loiras... a do penteado bonito que tem um totó"

***

Conversa com o papá:

Bruna: "Onde vai?"
Papá: "o quê?"
Bruna: "onde vai?"
Papá: "quem?"
Bruna: "você"

O papá até pensava q estava a entender mal com tanta formalidade, lol!!!!

***

A comentar sobre a nossa viagem ao Gerês:

"A Dona Ana é muito amiga, emprestou-nos a casa"

***

Pediu-me queijo, mas depois da 1ª trinca não lhe apeteceu mais.

"Já provei, é bom, podes comer" e deu-me!!!!!

Espertinha!

***

Sujou-se com qqr coisa, eu limpei-a:

Bruna: "Vai sujar outra vez?"
Mamã: "Não filha"
Bruna: "espero que não!!!!"

***

A vovó veio ter connosco para irmos sair, eu ainda estava a despir o pijama e estava sem soutien. A vovó comentou q o meu peito estava bem mais pequeno do q era e na brincadeira disse à Bruna:

Vovó: "já viste o que fizeste às maminhas da mamã"
Bruna: com um ar tristinho "não digas isso"
Vovó: "porquê?"
Bruna: "porque não fui eu!"

Tão fofinha:)

***

Já não me lembro o q aconteceu q o papá disse-lhe:

Papá: "O papá depois compra"
Bruna: "e compra balões"
Papá: "está bem"
Bruna: "Assim 'stou mais contente"

"Hoje sou eu qu'arrumo a cozinha..."



"...amanhã és tu!" (eu, a mamã!)

Adora arrumar a mesa. E arruma tudo direitinho, pratos, copos, talheres, tudo. Leva tudo para a banca e alinha tudo direitinho:)

(Domingo)

Notícias pela Bruna

"Nos Estados Unidos as crianças foram atacadas pelos porcos"

Qd estávamos a contar esta noticia ao papá, a sua autora (da noticia, claro) justificou o acto dos animais:

"porqu'elas 'stavam a fumar"

E assim vai o nosso mundo, já nem nos porcos se pode confiar!!!!!

domingo, 21 de setembro de 2008

40 meses e 5 dias


Estás LINDA e grande!

"Báteme"

No sábado, o papá ia buscar um filme ao clube de vídeo e estava a dizer-me q ia trazer um filme com um actor q eu gostava (que por acaso não gosto assim tanto, mas ele acha q sim, lol) e às tantas diz a Bruna:

Bruna: cheia de euforia "ela gosta do Báteme"
mamã: "de ql filha?!"
Bruna: "do Báteme"
Mamã: "do batman?????"
Bruna: "SIM!!!!!"
Papá: "está bem, vou trazer o Batman"
Bruna: ainda mais eufórica: "traz, traz pra ela e um pra mim"

LOL



AGORA, o q me deixou assim completamente estupefacta é como é q ela sabia q eu gosto bastante do Batman (dos 2 últimos)! Não é o meu filme preferido, mas é de facto um filme q gosto MUITO! E não me lembro sequer de ter comentado muito sobre o filme, falo deste como falo doutros q vamos ver ao cinema ou vemos em vídeo, aliás nem foi um filme q discutíssemos como há outros em q depois de ver o filme andamos dias a falar do filme...Se ouviu falar do filme e me ouviu dizer q gostei muito devia ter sido um par de vezes há já algum tempo, em conversas sem grande importância!

É tão atenta a tudo, não lhe escapa mesmo NADA!

E adorei o "Báteme", lol!!!!!!! E o papá não trouxe o Batman, até porque o último ainda em sequer está em DVD!:)

Sábado...

... na casa da vovó a andar de bicicleta:


... no parque q era só para ela!

Meiguinha

Chegamos a casa e a Nina andava a miar a miar, não se calava. A Bruna começa a fazer-lhe festinhas:

"Tu precisas de festinhas, não é?"

É uma meiguice!

Helicoptero

À mesa ao jantar. Põe o garfo na cabeça em posição horizontal e começa a rodá-lo. Primeiro diz:

"sou um avião"

depois corrige:

"sou um helicopetro"

O garfo era hélice, lol!!!!!

A brincar aos médicos


No escritório na casa da vovó. O papá era o doente e ela, claro, a médica:

Bruna: a fazer q escrevia sem olhar para o papá "Deixe-me perguntar uma coisa, quer vir hoje ou amanhã?"
Papá: "Amanhã"
Bruna: olha para o papá com uma cara séria "às dez"
Papá: "está bem"
Bruna: "E traga poteína pra ter aqui pós outros doentes" (proteína, já diz mto bem bem proteína, mas disse sem o r)

E depois rematou com:

"Eu trato muito bem os doentes"

É que ninguém duvida disso:)
Uma médica mto exigente e cheia de lata, lol!!!!

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Fitinha Azul

Hoje andava a cantar a música da "Fitinha azul"!

Eu comecei a acompanhá-la, a matar saudades de qd eu era pequenina. Ela ficou surpreendida qd me ouviu cantar, devia achar q eu não saberia tal música:)! Ficou feliz e fartamo-nos de cantar as duas!

Disse-me q tinha ido mtas xs ao meio e disse-me tb q tinha escolhido a "Mariana Félix, a Beatriz Silva e o Pedo" (sim ela sabe os apelidos de algumas amiguinhas e qd fala delas trata-as assim e pelo q a Sara diz tb as chama assim na sala, lol, mto "tia" a minha filha)

E eu voltei mesmo atrás á minha infância!

A Sara diz:

"A Bruna é muito perspicaz"

"A Bruna é muito atenta, boa ouvinte e fica a pensar nas coisas qd lhe digo alguma coisa"

"É uma criança muito fácil de lidar"


E eu com um sorriso de orelha a orelha a olhar para ela... a babar!!!

Coisas da escolinha

O que ela vai aprendendo e contando:

"os meus dentes vão cair quando eu tiver seis anos, quando for pra primária"

Segundo ela foi a Sara q disse:)

Do dia de hoje - 19/09/2008

De manhã em casa:

Mamã: "quem é a minha princesa?"
Bruna: "sou eu"
Mamã: "ai és?!"
Bruna: "e vais ter outra que vai ser a minha imã ou o meu imão"
(não, não estou grávida, mas ela e a vontade de ter irmãos...)

Uma ternura:)

***

Qd a fui buscar a Sara disse-me q ela tinha estado muito bem de manhã, mas q depois do meu telefonema, e contrariamente ao q se tem passado, começou a chorar e nunca mais acalmou, só depois do almoço (hora a q a fui buscar).

Já no carro com ela:

Mamã: "então filha, diz lá à mamã porquê q choraste?"
Bruna: "porque cria falar com a mamã" (queria)
Mamã: "então mas tu tinhas acabado de falar com a mamã ao telefone"
Bruna: "e cria falar com o papá, foi disso"

Adorei o "foi disso"! Ela a explicar não estava triste nem mimalha, estava a falar alegremente o q fez com q o "foi disso" soasse ainda mais engraçado!

***

À hora do almoço na casa da vovó. A vovó estava a "mexer" no lixo e disse qqr coisa sobre o lixo:

Bruna: "qual bicho?"
Vovó: "não é bicho, é lixo"
Bruna: "Ah, percebi bicho"

***

Como o tempo estava bom resolvemos ir até à praia de tarde. Diz logo a Bruna mto eufórica:

"vamos nós as três" (tem uma noção de quantidade MUITO boa. As 3 eram: ela , eu e a vovó)

Entretanto à mesa eu em conversa disse q tb não iriamos ficar mto tempo na praia porque tinha q ir buscar a nossa gatinha ao veterinário às 19.

Algum tempo depois a falar com o papá ao telefone (a Bruna estava ao meu lado, meia distraída à janela)

Papá: "vão para a praia?! ó eu tb queria ir"
Mamã: "vai lá ter connosco"
Papá "sou bem capaz de ir"
Mamã: "temos q vir embora cedo porque temos q ir buscar a Nina ao veterinário"
papá: "então se calhar não vale a pena, tenho uma senhora às 17:30, não vai dar tempo(...) eu vou buscar a Nina"
Mamã: "vais buscar a Nina então?"

A Bruna q continuava ao meu lado, pensando eu q, distraída, numa euforia total diz:

Bruna: "já podemos ficar muito tempo"
Mamã: confusa "podes ficar mto tempo onde?"
Bruna: "na praia"

Tão perspicaz... a Sara tem razão... ler próximo post:)

***

À saída da casa da vovó, no carro:

Mamã: a falar para vovó "olha o parque ali de cima é mto bom"
Bruna: para a vovó "queres ir espreitar? Ir conhecer?"

***

Já em nossa casa, a preparar as coisas para a praia. As toalhas da praia tinham sido arrumadas pela vovó qd ela ainda cá estava com a Bruna. Vovó estava na cozinha com a Bruna:

Vovó: "se calhar a a mamã não vai saber onde estão as toalhas"
Bruna: "ela vem cá perguntar"

Sempre com a resposta pronta:)

***

Disse-lhe q ia levar pêra para a praia para ela comer:

Bruna: "não quero pêra"
Mamã: "mas é para comeres na praia"
Bruna: "mas eu não quero"
Mamã: "está bem, mas eu vou levar, pode apetecer-me a mim"
Bruna: "deixo pra ti então!"

Tão amiguinha q ela é!!!!!

***

Ao jantar fiz panados. O ovo q sobrou eu cozinhei na sertã.

(...)
Mamã: "não é ovo como costumas comer, não é ovo estrelado"
Bruna: "eu quero daquele que'stou habituada a comer"

Depois qd tirei o ovo da sertão, ela com prato na mão atrás de mim:

"ó cozinheira, cozinheira, põe-me aqui um bocadinho"
LOL

***

À mesa estava a bater com os pés na mesa:

Bruna: "o que foi este barulho?"
Mamã: a entrar na brincadeira "não sei, não faço ideia, quem foi?"
Bruna: "não fui eu!
Mamã: "não?! então, teria sido o papá?"
Papá: "eu não... acho q foste tu mamã"
Mamã: "eu tb não... é estranho"
Bruna: "Fui eu, a vossa filha"

Adorei o "vossa filha"

***

São algumas (acreditem, poucas) das coisas q vai dizendo ao longo do dia e q eu consigo apontar no telemóvel, coisas fáceis de escrever lembrar no momento tal e ql como diz! Fala maravilhosamente bem, tem conversas engraçadas e muito interessantes. tento decorar, porque apontá-las no tlm é mto difícil, a ideia fica, mas o texto exactamente como ela o fala é-me impossível memorizar e eu gosto de escrever letra por letra o q ela diz!

Algumas coisas parecem coisas "simples" para uma criança de 3 anos, mas forma como fala e as diz fazem-na parecer tão adulta... deixa-nos fascinados:)

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Pinóquio

À mesa ao jantar.

Tinha um osso de frango na mão, colocou-o à frente do nariz:

"olha, sou o pinóquio"

Depois começou a afastar lentamente o osso do nariz para a frente:

"e agora o nariz tá crexer"

Sempre a inventar:)

Ao telefone comigo

Não havia mta rede:

Bruna: "tou mamã"
Mamã: "ó filha!!!!! Então meu amor?!"
Bruna: "não te'stou ouvir"
Mamã: "não filha?!"
Bruna: "e tu tás-m'ouvir?"

Parecia uma adulta ao telefone:)

Do dia de hoje - 18/09/2008

De manhã:

Mamã: "ó filha, se te apetecer dormir (à tarde no colégio)dorme, podes dormir, não tem problema nenhum!"
Bruna: "mas custa-me tanto acordar"
Mamã: "mas acordas devagarinho com os teus amiguinhos"
Bruna: "e faço beicinha" (para chorar, lol)

***

Qd a fui buscar:

Mamã: "então filha, conta-me lá como foi o teu dia"
Bruna: aos saltos e mais saltos "a Sara explica-te"

E pronto!!!!

***

Já a caminho...
Passamos pelo sitio onde o ano passado, aquando da abertura do colégio da Bruna (Março 2007), tinha uma grande publicidade do colégio dela:

"Tinh' ali o placar do meu colégio, agora já fui pó colégio e correu muito bem"

Pois até q nem correu mal filhota:)!

***

Ainda no carro:

Vovó: "então e hoje brincaste com o João"
Bruna: "não, ele está constipado todos os dias"
Vovó: "e vai para a escolinha?"
Bruna: "não fica em casa"

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Violento

Fomos a um parque novo, havia um escorrega muito grande onde ela ganhava alguma velocidade. Ao fim da 1ª escorregadela comentou:

"isto é violento!"

LOL

Amiguinhos

Ao almoço (porque hoje saiu mais cedo, dia de piscina com a mamã... vê-la na água é fascinante... mas isto fica para outro post):

Bruna: "hoje brinquei com o Pedo" (Pedro)
Mamã: "ai sim? quem é o Pedro?"
Bruna: depois de uns 3 segundos a pensar "quando fores à minha escolinha vais conhecê-lo"

A sapataria da Bruna



Idealizado e montado por ela! Estava assim qda cheguei à salinha da vovó:)
Segundo ela, aquele espaço:

"era a montra!"

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Porra

A culpa é minha... eu não digo asneiras, mas digo muitas xs "porra"! A vovó pelos vistos tb diz!

Ela começou a cedo a dizê-lo, mas depois deixou de o dizer, de uns meses para cá di-lo constantemente.

De início dizia:

"porra caramba!!!!"

Agora é "só" "porra" para tudo:

"porra qu'ia caindo", "porra que me magoei"... porra para aqui, porra para acolá!!!!

Antes não ligava, mas agora chamo-a à atenção, aliás até é mais a vovó q o faz!

Hoje íamos no carro e a vovó, já não me lembro a propósito de quê disse "porra", ela mto séria disse-lhe logo:

"não se diz porra vovó" LOL

Será q aprendeu?????????

Amiguinhas

Qd chegou do colégio:

Mamã: "então filha, com quem brincaste?"
Bruna: "hoje mudei d'amiga"
Mamã: "mudaste? Então com qm brincaste?"
Bruna: "com a Beatriz"

Geralmente brinca com a "Mariana Félix" com qm segundo a Sara, ela tem mta empatia!

***

Hoje qd a deixei no colégio estava uma menina a chora muito e não queria ficar. Era uma menina nova, nunca a tinha visto!

Mamã: "aquela menina q estava a chorar mto era nova não era?"
Bruna: "era"
Mamã: "Como se chamava?"
Bruna: "Mara"
Mamã: "E tu brincaste com a Mara?"
Bruna: "brinquei, ela gosta de mim"
Mamã: "ai gosta?!"
Bruna: "gosta porqu'eu sou simpática"

LOL

Ideia fixa

Hoje de manhã à porta do colégio:

Bruna: "eu quero ir trabalhar contigo"
Mamã: "não podes filha"
Bruna: "porquê?"
Mamã: "porque a Ana (patroa) não deixa e tu ainda és mto pequenina. Quando fores grande vais trabalhar comigo, está bem?
Bruna: "não, eu vou ser médica"
Mamá: "Ah está bem, esqueci-me"
Bruna: "quando eu sair do consultório vou trabalhar contigo"

É engraçado como ela tem esta ideia tão fixa!

TPCPP

Que é cmo quem diz "trabalho para casa para os papás"!

Na 6ª feira a Bruna esteve a pintar uma moldura para por a fotografia dos papás q levou na 1ª semana. Qd a fui buscar trazia um coração em cartolina branca q era para eu e o papá escrevermos uma mensagem para colocar ao lado da foto e sempre q a Bruna sentir saudades a Sara lê-lhe a msg:)

Achei o máximo a ideia. Então eu e o papá, todos cheios de orgulho, lá metemos mãos à obra e fizemos o nosso trabalhinho!

As frases q escrevemos são frases muito nossas. A minha por exemplo é algo que lhe digo mais do q uma x ao dia e ela fica TÃO FELIZ! Tem uma reacção de felicidade qd lhe digo o q escrevi e por isso sei q lhe vai tocar e ela vai sorrir de felicidade todas as xs que precisar de ouvir:)! Sempre q lho digo, olha-me nos olhos e abraça-me, é um momento MUITO MÁGICO!

A do papá tb tem o mesmo significado, embora só ele possa explicar bem o q sente:)!

Os desenhos foram obra do papá e a mamã colou os brilhantes:) Ficou muito fofo e giro, feito com muito sentimento e a Bruna adorou e hoje dizia q o dela era o mais bonito:)

Assoar-se

Não sei se já o faz há mais tempo, mas como tem andado constipada (a melhorar), só agora percebi que se assoa muito bem, o q é uma grande ajuda para expelir todo o muco:)

Está a crescer... embora eu não precisasse de saber deste pormenor!

Mais uma semana

Uma semana que começou mto bem! Parece-me q a adaptação está feita!
Ia toda feliz, super bem, entrou, deu-me um beijinho e pelo q a Sara me disse depois nem por ver as outras meninas chorarem chorou, uma x q parece q qd via alguma menina chorar ela era solidária com elas, lol!!!!

Come mto bem, está bem integrada, participa em tudo, está feliz... e eu estou bem e feliz por ela:)!

EMBORA, eu note q ela anda MUITO MAIS BIRRENTA! Ela nunca foi uma criança de birras, as q tinha eram facilmente contornadas, agora, não sei se para chamar à atenção, são bem mais frequentes e mais complicadas.

Eu continuo a ignorar, se bem q às xs me leva um bocadinho ao limite, mas não a deixo vencer a dela! Ela anda a testar-me... MUITO! Dá para perceber pela maneira como faz as coisas! Mas, como eu lhe digo "não lhe adianta de NADA", quem manda sou eu por isso...!

Acabamos sempre por fazer as pazes, e eu sei q é apenas uma fase super normal de uma criança de 3 anos que "apenas" mudou a sua rotina RADICALMENTE!

sábado, 13 de setembro de 2008

Pergunta sobre os peixes

"porqu'é qu'os peixes têm espinhas?"

E lá estive eu numa explicação algo científica a explicar a diferença entre as espinhas e ossos e animais com espinhas e com ossos e a responder a outras perguntas q iam surgindo após a explicação... mas foi mto engraçado:)

Números

A semana passada, na casa da vovó, viu o jogo do Loto e quis jogar! Ensinei-lhe como era e desenrasca-se muito bem. O Loto vai até ao numero 90 e eu só lhe indicava em q fila deveria procura determinado numero q ela por ela acertava, qr fosse na casa dos 20, 30, 40, 50, etc!

***

Esta semana, tb na casa da vovó, descobriu o lugar dos sapatos e então começou a brincar às vendedoras de sapatos! Ontem quis q eu brincasse com ela. Expliquei-lhe apenas uma vez que um 3 e o numero seguinte se lia trinta e o numero q estivesse do lado do 3. Já identifica todos os números da casa dos 30!

Se lhe perguntar:

Mamã: "um 4 e um 3?"
Bruna: ao principio hesita
Mamã: só lhe digo "qua..."
Bruna: "quarenta e três"

Depois se lhe perguntar o 4 seguido de qqr numero responde-me bem.

Na casa dos 50:

mamã: "um 5 e um 6? Cin...???"
Bruna: "cinquenta e seis"

E por aí fora!

Segundo a Bruna...

...isto:


é:

"um telemóvel tipo computador"

6ª feira

Mais uma x correu lindamente! Entrou mto bem, só qd me vinha embora é q a ouvi a perguntar com uma voz tristinha:

"A minha mãe vem-me buscar cedo, eu não vou dormir?"

A preocupação dela é e acho q será, pelo menos nt primeiros tempos, o ter q dormir! Outra coisa q tb já reparei é q a ansiedade dela é maior qd sabe q a vou buscar logo a seguir ao almoço. Como sabe q a vou buscar antes da hora da sesta parece q qr ter mm a certeza q as educadoras e auxiliares sabem disso e não a deitam, e então pergunta-me a mim e a elas milhentas vezes se vai dormir.

Na 5ª feira, ela sabia q teria q lanchar lá e por isso passar a hora da sesta, correu lindamente, e praticamente não perguntou se ia dormir, sabia q não dormia, mas sabia q teria q ficar sentadinha.

Na 6ª sabia q eu a ia buscar às 13 e perguntou-me a caminho do colégio algumas xs, perguntou logo à auxiliar, e na hora de montar as caminhas ficou mto aflita porque montou a dela e ela sabia q não era suposto dormir (eu não tinha dito nada qd a deixei, embora já tivesse dito antes q às 4ª e 6ª ela sairia sempre às 13, deviam ter-se esquecido).

Eu liguei às 11, mas não falei com a educadora q estava a iniciar uma actividade com eles e estava a correr tão bem q a responsável me perguntou se eu não me importava q a educadora Sara me ligasse assim q possivel, porque estavam a mexer com tintas e seria complicado abandonar a actividade, claro q não me importei.

A educadora ligou-me às 12:30 (só tinha conseguido ligar-me àquela hora) disse-me q a Bruna tinha estado mto bem e q só choramingou qd viu a cama dela, e a Sara disse-lhe q ia ligar-me para saber se eu a ia buscar mais cedo e depois passou-lhe o tlf.

Ela estava muito bem e melhor ficou qd lhe disse q a ia buscar logo de seguida:)! Qd a Sara atendeu de novo o tlf disse q ela já estava toda eufórica aos saltos:)

***

Na 2ª feira ela sabe q a vou buscar mais cedo porque tenho uma consulta e ela vai comigo... está farta de me perguntar:

"depois d'amanhã não vou dormir nem ficar sentadinha?"

Por muito q lhe responda q não, q ela vai comigo à médica, etc, ela insiste. Ainda ao bocado depois de ela tomar banhinho eu falei-lhe de 2ª feira e eu sabia exactamente q pergunta viria a seguir:

Mamã: a meter-me com ela "vá lá, vá lá, pergunta lá o q tu queres saber!!!"
Bruna: a rir-se com ar de quem tinha sido apanhada não respondeu nada só se ria
Mamã: "diz lá, o que queres perguntar!"
Bruna: com o mesmo ar "do dormir"

E respondi-lhe e fiz-lhe umas malandrices e ela só se ria! Mas qd lhe explico q 2ª não vai ficar sentadinha, mas q 3ª e 5ª vai ter q ficar não me pergunta absolutamente nada nem fica triste, diz q fica, que vai ficar a falar com a Sara, que vai ficar com as Pollys dela, etc!

Por isso eu acho mm q a ansiedade dela passa por ter certeza q eu não me esqueça de a ir buscar mais cedo e q a educadora e auxiliar não saibam ou se esqueçam q eu vou mais cedo e a ponham sentadinha na caminha dela!

Vamos ver como corre a próxima semana, mas pelo andar da carruagem acho q a pior parte já passou:)

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Som das gaivotas

Nunca bebeu leite pelo biberão, mas por alguma razão sabe-lhe bem beber o chá dela (q só costuma beber qd está constipada ou com tosse). Um dia desta semana estava a beber o chá dela e fazia uma chiadeira (qd o ar sai da tetina) e o papá dizia-lhe:

Papá: "pareces uma patinha"
Bruna: "não, é uma gaivota"

E a verdade é q "vendo" bem era mesmo o som de uma gaivota. Pelos vistos algo q aprendeu na escolinha, mas achei muito bom o facto dela associar aquele som ao som da gaivota, algo q deveria ter aprendido ou nesse mesmo dia ou no dia anterior.

Sabe os sons de quase todos os animais há (alguns) mais de 2 anos, mas nunca lhe tinha ensinado o da gaivota!

Vai tudo dar ao mesmo

A falar sobre a senhora que cá vem limpar a casa:

Bruna: "A Zé é tola"
Vovó: "Isso não se diz"
Bruna: "A Zé é tótó, não faz nada em condições"

É uma questão de palavras.....

E hoje...

... correu tão bem, mas tão bem q a Sara disse mesmo que foi o melhor dia q ele teve:)!

Entrou bem, ficou bem, passou o dia mto bem, não chorou vez nenhuma, apenas perguntou 2-3xs se tinha q dormir, montou a caminha dela sem chorar, a seguir ao almoço desceu mto bem, sentou-se na caminha a brincar com o peluche q levou hoje, conversou com a Sara, estiveram a ouvir música...

Para além disso, comeu maravilhosamente bem, totalmente sozinha e fiquei a saber q é das que come mais e mais depressa. Aliás hoje foi mesmo a 1ª a acabar o lanche... despachadinha a minha filha... enganou-me TÃO BEM!!!! :)

A Sara contou-me ainda q ele se está a integrar tão bem, e q é mto curioso o processo de integração dela, porque a maior parte dos meninos e meninas já se conheciam do ano anterior e é natural que se juntem mais, mas a Bruna não se deixa ficar e ela pp "espicaça-os", mete-se com eles, vai à luta e está a ser mto bem sucedida porque está totalmente integrada e a fazer amiguinhos e amiguinhas:)!

Fiquei tão feliz!!! Até me deu vontade de chorar! Ela como sempre vinha super eufórica, excitada, divertida, faladora, carente do meu colinho (q eu tenho dado MUITO) FELIZ! É assim q eu vejo a minha filha qd a vou buscar! Sinceramente é assim q a sinto, mesmo nos dias q ficou a chorar qd a ia buscar sempre a notei feliz:)

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Pressa de crescer

E encontrei-a assim:

A tentar medir-se... até tirou as sapatilhas:)

Médica ou veterinária?

Encontrei-a assim:

E falava como se duma consulta se tratasse!

A Sara diz:

"ela é uma tagarela, está sempre a falar"

E ainda está a meio gás!!!!!

Malandra

Não nos conta nada do q faz na escolinha, diz sempre q não sabe. Para sabermos alguma coisa tem q ser tirado a ferros:)!

No carro:

Mamã: "então filha, conta-me o q fizeste hoje?"
Bruna: a cantarolar com ar de malandreca/gozo: "não te digo!!!!!!"
Mamã: "não me dizes??? porquê?"
Bruna: "digo-te amanhã" ainda com o ar de malandreca!!!!

E não diz mesmo, lol!!!!

3 dias

Resumo rápido destes 3 dias.

2ª feira
De domingo para 2º feira ficou constipada (não foi por causa do colégio, foi mesmo no fim de semana) dormiu mto mal e pouco. Acordou às 6 da manhã a queixar-se do nariz e da garganta (percebi que era um pouco de birra do sono). Ainda tentei q dormisse mais um pouco, mas não queria, consegui no entanto mantê-la na cama, até q por volta das 7 e pouco fui-lhe fazer nebulização, entre choro e birras tipico de qm não tinha dormido bem e ainda por cima pouco e se ainda não bastasse constipada!

Eu já estava a ver o dia q se iria seguir, já estava a a imaginar como seria deixá-la do colégio!

Vesti-a, preparei-a toda, dei-lhe o pequeno almoço tudo sempre intercalo com choro e birras e "não quero ir pra 'scolinha... não quero dormir..." etc etc etc!!!!

Mto rapidamente, na escolinha chorou imenso, agarrou-se a mim, não queria ir, mas depois lá foi à Sara. Qd liguei disse-me q tinha momentos, mas q no geral estava mto bem.

Qd chegou a casa fiz-lhe mais vapores, dei-lhe Actifed e sentou-se com a cara em cima da minha a ver televisão depois de ter comido uma maçã, uma pêra e uma fatia de queijo a seu pedido... adormecemos as 2 assim:


eu tinha acabado de acordar qd o papá tirou a foto


Depois eu fui trabalhar e ela dormiu até eu chegar (21:00), jantou, tomou banho, mais vapores, histórinha e dormir... dormiu na nossa cama, ela precisava e eu tb... precisava de agarrar, de a proteger, de a fazer sentir segura. Adormeceu em poucos minutos.

3ª feira
Correu bem melhor do q na 2ª feira e tudo porque sabia q não ia ficar ma escolinha da parte da tarde, ou seja não ia ficar na hora da sesta!

Entrou mto bem disposta no colégio, foi logo para a salinha dela... mas de repente virou-se para trás e veio-se agarrar a mim, mas logo foi à Sara e ficou bem!
Passou bem a manhã, almoçou bem e melhor ficou qd viu q não teve q "montar" a cama dela.

Às 13 fui buscá-la e estive a observá-la pelo monitor da entrada q tem imagens de todas as salas incluindo refeitório e polivalente. Ela estava no polivalente com os meninos da sala dos 4 anos!

Ouvi a educadora a chamar por ela e ouvia-a dizer de imediato com alguma ansiedade na voz:

"onde vou?" Não quero dormir"

Claro q depressa acalmou pq a educadora lhe disse q ía à mamã!

E lá vinha ela toda feliz!

4ª feira
Ou seja hoje!

Mais uma vez correu MTO bem! Para além de me ter dito 1001 vezes, desde q acordou (aliás adormeceu a falara nisso) que não queria dormir nem ficar sentadinha, entrou mto bem no colégio, foi para a salinha dela, embora ao colo da Sara. Qd liguei disseram-me q estava MUITO bem MESMO, q andava toda feliz com as actividades q estavam a fazer, estava mesmo MUITO BEM!

Hoje tb era dia de ir buscá-la mais cedo, supostamente para irmos para a piscina, mas hoje a mamã tinha q ir ao Porto fazer umas coisinhas, e ela sabia-o... sabia q não iria, mais uma x ficar na hora da sesta.

Qd cheguei para ir buscá-la estive a falar com a Sara q me disse q o dia tinha corrido mesmo MUITO bem, q ela adorou participar nas actividades do dia, que se fartou de brincar no recreio com as amiguinhas, etc.
Disse à Sara q ela estava assim porque sabia q não ia ficar, embora me tivesse perguntado se tinha q dormir ou ficar sentadinha umas 50xs só de casa ao colégio, ao q a Sara me disse q de facto ela perguntava a mesma coisa imensas xs!

***

Amanhã

A história vai ser um bocadinho diferente, porque vai lá ficar até às 16. Já a mentalizei, embora hoje de tarde não me tenha tocado uma única x no assunto de ter q dormir ou ficar sentada na escola, só ao bocado em casa da vovó qd a fui buscar é q falou nisso e eu disse-lhe q ela levava livrinhos e bonecas dela (as pollys) para ficar a brincar enqt os outros meninos descansavam e ela concordou toda satisfeita!

Adormeceu bem, e não falou no "dormir" para o dia de amanhã! Será q vamos ter "paz" as 2???? Deus queira q sim! É q se não fosse isso a integração tinha sido mto boa!!!!

domingo, 7 de setembro de 2008

A propósito de ser médica

Para (não) comer a sopa:

Mamã: "Bruna, anda comer a sopa"
Bruna: "não m'incomodes, eu 'stou a 'studar pra ser médica"

A pensar no futuro

Numa tentativa de a "relaxar" para o dia de amanhã, fui-lhe falando do colégio, e aproveitava todos os bocadinhos para a mentalizar. Na casa da vovó tem fotos minhas trajadas, e ela (farta de saber a resposta, mas insiste em perguntar) perguntou-me:

Bruna: "onde estavas ali?"
Mamã: "estava na faculdade... vês a mamã tb andou no colégio e adorei, e o teu colégio tb é mto giro e depois vais para a primária..."
Bruna: "quando é que vou pra primária?"
Mamã: "qd tiveres 6 aninhos... e depois vais para a preparatória..."
Bruna: "quando é que vou pra preparatória?"
Mamã: "qd tiveres 10 aninhos... e depois vais para a secundária..."
Bruna: "quando é q vou pra secundária?"
Mamã: "qd tiveres 12-13 anos... e depois vais para a faculdade"
Bruna: "quando é q vou pra faculdade?"
Mamã: "qd tiveres 17 ou 18 anos... e depois vais trabalhar. O que vais fazer qd fores trabalhar"
Bruna: "vou ser médica... e depois vou pra 'scola"
Mamã: "não depois já não vais para a escola, só se fores ensinar outros meninos"
Bruna: "eu vou... (ia dizer q ia dar aulas/ ensinar, mas logo de seguida...)não, vou ser médica, depois saio do consultório quando ser horas e depois vou pra 'scola"
Mamã: "fazer o quê?"
Bruna: "ensinar"
Mamã: "ensinar o quê?"
Bruna: "a ler e a escrever"

Portanto, um futuro já mto delineado, LOL!!!! Qd ela descobrir o q vai ter q estudar se realmente quiser ser médica.......... :) É uma fofa!

Mais uma semana que se avizinha

Pois é, e amanhã lá vamos nós!

Hoje estava mto motivada para ir amanhã para o colégio, logo q não durma! Diz que tem q acordar cedo para ir para a escolinha e depois q a vou buscar para ir para a dança!

Hoje estive a falar com ela sobre o colégio, fui-lhe perguntando coisas, e já fiquei a saber algumas coisas. E ela já sabe os nomes de quase todas as educadoras do colégio e de q sala são, eheh!!!!

Falo com ela todos os dias e pergunto se ela está a gostar, mas qd lhe pergunto o que fez ou outras coisas óbvias responde-me sempre "não sei"... hoje fui puxando por ela e ela contou-me muita coisa!

E realmente ela gosta muito da Sara, diz que a Sara é a preferida dela; que lhe dá colinho, que conversa com ela, que brinca com ela... esteve tb a contar-me as rotinas das educadoras e das auxiliares, como fazem para se revezarem na hora de almoço, etc... foi mto engraçado... e como noto q o discurso dela está tão à frente... faz frases tão complexas e bem feitas, diz coisas tão interessantes, com uma perfeição... ainda dá uns pontapés na gramática aqui e ali, mas nada de mais, às xs corrige-se a ela pp, sabe q não disse bem... mas tb qm não dá um pontapé de x enqd??!!!

Vamos lá ver como corre a próxima semana!

sábado, 6 de setembro de 2008

Palhaçadas para a câmara

A minha filha deve ter estado no ultramar...

... porque hoje decidiu q nos queria fazer tatuagens, e a mim supostamente tatuou-me (no braço):

"Mãe, querida Mãe"

Ao pai (acho q tb no braço):

"Pai, querido Pai"

Ao vuvu:

"Querido avô"

À vovó:

"Querida avó"

LOL

Os meus olhos aos olhos dela

Ao meu colo, fixou-me os olhos:

"Tens uns olhos lindos"

Acredita filha, q os teus são MUITO mais bonitos do q os meus! E toda a gente repara neles:)!

A "farda"



Tiradas 6ª feira de manhã.. parece-vos triste? Parece-vos uma criança q não qr ir para o colégio? Pois, a mim tb não, e de facto ela é assim e gosta de lá estar... mas a sesta, ai a sesta... estragou tudo!!!!

5ª dia

Foi o pior....! Além de acordar super bem disposta e cedo (7:55 já estava acordada, sem ninguém a acordar), e de se preparar toda e vestir a batinha e sair toda feliz, qd entrou no colégio as coisas mudaram um bocadinho de figura. Agarrou-se a mim, não queria mesmo ir, pela primeira vez ofereceu resistência, embora por pouco tempo.

A auxiliar da sala dela, que tem um nome mto diferente e q ela o diz na perfeição, aliás foi ela qm me confirmou aquilo q eu não tinha a certeza de ter ouvido "Biorca" (não sei se é assim q se escreve, mas é sim q se diz) pegou nela e ela armou um berreiro q me custou horrores e saltou logo para o meu colo. Eu já me apetecia era chorar tb, mas não o podia fazer ali à frente dela, apenas peguei nela de imediato e a abracei mto tentando acalmá-la. A Sara só disse "anda cá à Sara" e ela ainda mto chorosa foi logo ao colo dela, o q de certa forma me acalmou, porque quis dizer MUITA coisa! Senti ali q ela gostava muito da Sara, caso contrário da maneira q ela estava não teria ido de certeza absoluta!

Despedi-me dela, assegurei-lhe q a ia buscar logo logo a seguir ao almoço dela e q ela não iria dormir!

O verdadeiro problema.... o DORMIR A SESTA!!!!

Qd liguei por volta das 10 estive a falar um bocadinho com a Sara q me disse q ela tinha momentos, momentos em q estava bem e outros em q choramingava porque dizia que NÃO QUERIA DORMIR! A Sara disse-me que realmente o q a fazia chorar era pensar q teria q dormir, só falava nisso!

falei com ela ao telefone, ela estava bem, falou-me bem, estava contente... disse-lhe para passar o telefone à Sara e ouvia-a numa voz calma dizer:

"Toma Sara" (a passar-lhe o tlm)

Qd a fui buscar, não toquei à campainha porque na altura em q cheguei estava uma mamã a sair com o filhote (tb da sala da Bruna) e entrei e apanhei a Sara a falar com uma das responsáveis do colégio:

"chorou um bocadinho de manhã, mas agora está ali e está muito bem"

Soube imediatamente q estava a falar da Bruna,e até foi engraçado qd ela me viu logo ali atrás dela:)!

Mais uma vez ela me disse que ela ficou realmente bem qd viu que não ía mesmo dormir. Estava a brincar com os meninos da sala dos 4-5 anos, feliz da vida!
Mal me viu veio logo a correr, feliz, aliás como vem sempre!

O q me descansa é q ela nunca me parece triste qd a vou buscar, porque tirando a tarde de 3ª feira, que foi qd tudo (menos bom) começou ela nunca mais dormiu, e ela qd vê q não tem q dormir mesmo fica bem, no entanto vendo por esta perspectiva assumo q ela deva andar ansiosa a manhã toda a pensar na sesta e isso incomoda-me!

Hoje, volta e meia fala-me da escolinha e diz q não qr ir porque não qr dormir nem sequer ficar sentadinha na caminha enqt os outros dormem... vamos ter q arranjar mesmo outra estratégia!!!

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Meninas...

... peço desculpa por não comentar com tanta frequência nos vosso cantinhos... eu sei q não tenho q me justificar, mas na realidade gosto mto de o fazer e de preferência diariamente, mas agora o tempo é pouco, estou mto cansada e gosto de o fazer com calma, por isso durante o fim de semana eu vou por tudo em dia, vocês merecem... mas pelo facto de não comentar não qr dizer q não vos leia, leio-vos quase diariamente, sempre q venho ao nosso blog dou uma vista de olhos nos vossos:)

Vocês compreendem!

Beijocas

O telemóvel

Antes de sair para o colégio quis verificar se não lhe faltava nada na mochila:

"vou levar o telemóvel... s'álguém me ligar"

A mochila não fica na escolinha, vem sempre comigo, eu deixo-a levar porque ela gosta, mas lá devolvem-me a mochila. Qd chegou ao carro, a primeira coisa q fez foi ver a mochila:

"o meu telemóvel não tem bateria... tenho que carregar"

Crianças do século XXI, eheh!!!!

A pé ou de carro?

Íamos buscar pão:

Bruna: "vamos a pé"
Mamã: "não filha, vamos de carro"
Bruna: "não, vamos a pé (com ar de qm me qr convencer) não custa nada"... e convenceu:)

Pensa sempre assim, andar é q e bom!

O que ela diz para não comer a sopa

Cerca de 1 semana antes de ir para o colégio (eu estava a tomar banho e ouvi a conversa toda):

Vovó: "Bruna anda comer a sopa"
Bruna: "tou ocupada"
Vovó: "Mas tens q vir comer a sopa"
Bruna: com ar importante "não me venhas incomodar Marta" (a vovó não se chama Marta, mas ela ADORA trocar-nos os nomes)
(...) - vovó disse mais alguma coisa q não me lembro
Bruna: "eu até não gosto de ti"
(...)
Bruna: "eu não gosto de mulheres, só gosto meu papá e do meu vuvú"
Vovó: "ai é assim???"
Bruna: "já me'stou a chatear"
(...)
Bruna: "tou a meter-me em sarilhos"
Vovó: "porquê?"
Bruna: "porque me'stou a incomodar"

Eu só me ria!!!!

4º dia

Foi o dia mais "difícil"! Entrou bem no colégio, estava bem disposta, mas qd ia a descer as escadas para a levar à salinha começou a choramingar e a dizer-me:

"mãe, eu gosto muito de ti e tu deixas-me"

Partiu-me o coração! Caramba!!!!!
Falei com ela e depois ela entrou sem qqr resistência para a salinha dela e foi-se abraçar à Sara, sempre chorosinha e a falara para mim... não sei bem o q me estava a dizer, não conseguir perceber, entre choro, barulho de crianças, outras mães a chegar e como doeu vê-la ali a chorar, mas ao mesmo tempo sem sequer oferecer resistência para ficar! O que iria naquela cabecinha tão linda!

Claro q sai a chorar tb...

Nem esperei pelas 11 horas hoje, liguei mesmo às 10! A Sara disse-me q ela hoje andava mais "carente", que estava sempre a pedir-lhe para ficar á beira dela, quis colinho, mas q naquele momento estava bem. Eu como tem sido hábito quis falar com ela!

Pareceu-me bem, se calhar não tão bem como nos outros dias, mas bem!

Depois voltei a ligar às 13, tinha comido bem, embora tivesse pedido à Sara para lhe dar a sopa.

(Mamã: "Então filha, comeste tudo sozinha hoje?" (só para ver o q ele me respondia)
Bruna: "não, só precisei d'ajuda na sopa"

Tão LINDA!)

Tb tinha chorado qd viu as camas. Eles preparam as caminhas antes do almoço para depois qd acabarem de almoçar dormirem a sesta! Ela disse logo que não queria dormir tanto antes do almoço, como depois qd desceram. A Sara assegurou-lhe q ela não ia dormir, apenas iria ficar sentadinha na cama a brincar com a boneca q levou.
Não dormiu, ficou a brincar coma boneca e com uma lanterna q a Sara lhe deu:)

Qd a fui buscar, ela ainda estava a lanchar, espreitei sem ela me ver, para não deixar de lanchar, e depois fui ver para o computador q tem as câmaras.

Qd acabou de lanchar vinha feliz e contente e já trazia a bata do colégio vestida toda vaidosa. Eu já tinha ecnomendado as batas, mas ainda não tinham chegado, chegaram hoje e não percebi mto bem como, mas a Sara só me disse que teve q abrir um saco porque ela queria muito uma bata:) Fica tão LINDA, a bata é tão gira, amanhã vou-lhe tirar uma foto!

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Amigos imaginários

Nt últimos dias as conversas com os amigos imaginários intensificaram- se tanto tanto tanto e eu a pensar q a ida para o colégio iria atenuar isso!

Vão com ela para todo o lado! O do momento é o Mogli! Foi com ela para a piscina, dentro de água fartou-se de falar com ele, e na hora de a vestir para irmos embora estava sempre a dar-lhe ordens para se vestir, e qd já íamos a sair, ela voltou para trás:

Mamã: "o que foi Bruna, onde vais?"
Bruna: "tá'li o Mogli, vou buscá-lo... anda embora Mogli" estendeu a mão e passou a nossa frente "de mão dada" com o Mogli!

Deitei-a às 21:30, eram 22:00 (depois de ter acordado cedissimo, e ter ido para a piscina, tem uma energia inesgotável, não tenho duvidas disso) ainda falava com o seu amigo na cama!!!!!

Pergunta diária

"Mamã, quand'é que vais fazer o meu imão?"

Saudades

Ontem a Sara pediu para levarmos uma fotografia da família. Hoje ela levou a foto:


Qd já íamos no carro:

Mamã: "então filha, hoje choraste, porquê?"
Bruna: "porque tinha sódades tuas"
Mamã: "mas a mamã já te disse para qd sentires saudades da mamã pedires à Sara para ligar para mim e falares comigo"
Bruna: "mas eu tinha a tua togafia" toda contente:)

À tarde, tive q voltar à escolinha para entregar o casaco q tinha vindo trocado e foi a Sara qm me abriu a porta, estivemos a falar e eu perguntei-lhe sobre a fotografia e a Sara confirmou q de facto ela lhe tinha pedido a fotografia para ver:)

Tão fofa esta minha princesa!

3º dia

Acordei com alguma expectativa em relação ao dia de hoje, o que iria acontecer, o q ela me iria dizer qd acordasse. Depois da noite de ontem estava mesmo à espera q ela acordasse a dizer que não ía para a escolinha!

Mais uma x acordou por ela e a primeira coisa q me disse foi que tinha q ser eu a levá-la à escolinha para falar com a Sara.

Estava mto bem disposta, toda contente, só me dizia q não queria dormir na escola. Eiu prometi-lhe q não iria dormir e q ia falar com a Sara. Fiquei aliviada por vê-la tão bem!

Qd chegamos às escola ela estava mesmo bem, até saltava enqt esperavamos q nos abrissem a porta.

Lá estive a falar com a Sara. Hoje de facto ela não iria dormir porque eu ia buscá-la por volta das 14:00 para irmos para a piscina, mas qt aos outros dias, a solução q me deu foi deitá-la na caminha com um brinquedo para ela brincar até aos outros meninos adormecerem e depois ela podia sentar-se e brincar e até falar com a Sara enqt os outros meninos dormiam!

Ok, vamos experimentar, eu já falei com ela, expliquei-lhe e ela só me diz q não qr dormir!

Por volta das 11 liguei, a Sara disse-me q não tinha estado tão bem como nos 2 dias anteriores, já tinha choramingado e só falava q não queria dormir. Hoje tb tinham entrado 2 meninas novas q choraram mto e a Sara diz q tb foi um bocadinho por influência disso, mas q passou rápido e estava a brincar toda satisfeita!

Falei com ela ao tlf e sentia-a mto bem disposta mesmo, o q me deixou mais aliviada!

Fui buscá-la mais cedo, voltei a falar com a Sara, q me disse q ela come mesmo muito bem, quase nem se suja, voltou a repetir a comida, e q qd foram para baixo a seguir ao almoço para os meninos dormir q ela voltou a dizer com uma voz chorosa q não queria dormir. A Sara acalmou-a dizendo-lhe não ia dormir e q ia para cima até eu ir buscá-la!

Qd cheguei, lá vinha ela toda contente e a primeira coisa q me disse toda sorridente foi:

"Hoje não dormi mamã"

Na verdade eu acho q vai ser mesmo este o nosso problema, porque tirando isso ela anda sempre mto bem e eu sinto-a muito feliz, sinto-a diferente, ainda mais mulherzinha, até parece q cresceu nt 3 dias! O discurso cada vez mais interessante, a articulação praticamente perfeita... parece-me mesmo muito bem! E isso deixa-me muito feliz... é pena a parte da sesta!

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Em tempo real

Acabou de acordar a chorar:

"não quero dormir.. brincar"
"não quero ir pá escolinha"


Acho q temos mesmo um problema, a sesta vai ter mesmo q ser anulada no caso da Bruna!

Ela adormeceu a pensar nisso. Estava ansiosa e nervosa, antes de dormir dizia-me:

Bruna: "tou mal disposta"
Mamã: "porquê filha?"
Bruna: "tou nervosa"

A conversa do costume... tudo por causa da sesta. Vão ter mesmo q arranjar outra estratégia ou então ela vai rejeitar mesmo a escolinha!

Talento musical

Mais uma vez, a melodia não posso "escrever", mas a letra q inventou era a seguinte:

Vem comigo
Deixa-m'aqui á tua 'spera
Eu gosto de ti, eu gosto de ti


É uma romântica a minha filha:)

Ai a minha vida!!!!!!!

Ontem qd chegou do escolinha e depois de passada aquela fase meia "aparvalhada", foi brincar para o quarto dela e estava a brincar com o tlm dela. Com uma voz toda melosa, meia a "cantar", até parecia uma brasileira:

"tou meu amor, eu também gosto muito de ti meu amor"

"tou meu apaixonado... eu também te amo muito meu amor"


Mamã: "Com qm estás a falar filha?"
Bruna: "com o meu marido"

Vai ser fresquinha vai, lol!!!! "tou" tramada!!!!!

O 2º dia

Tudo muito parecido com o dia de ontem! Liguei às 11, falei com ela, estava mto bem. Voltei a ligar às 13 e foi aquilo q vcs sabem. Qd liguei às 13 ainda não estava a dormir!

Hoje foi a vovó buscá-la!

A Educadora Sara esteve a falar com a vovó, disse-lhe tudo o q já me tinha dito e q tinha dormido cerca de 30 minutos, mas q acordou a chorar porque estava aflita para fazer xixi e pelos vistos continuou a chorar. A Sara esteve a falar com ela, e perguntou-lhe porque estava a chorar:

Bruna: "'stou triste"
Sara: "Porquê?"
Bruna: "porque tou com sódades da minha mãe"

Qd a vovó me contou isto ao telefone vieram-me logo as lágrimas aos olhos!
Diz q depois ficou bem e q lanchou muito bem!

Pelos vistos temos um problema... a sesta! Ela não quer dormir. Ainda ao bocado antes de adormecer fez-me prometer q manhã falaria com a Sara para ela não dormir! Já me estava a dizer q não queria ir para o colégio porque não queria dormir lá. Vou ter mesmo q falar com ela, não vale a pena estar a tentar, ela já não dorme a sesta há mto tempo, não tem necessidade de dormir, sempre foi assim, sempre dormiu pouco! Chega da escolinha cheia de folia, e tem ido para a cama por volta das 21:30 e nem preciso acordá-la, tanto ontem como hoje acordou por ela às 8:10.

De resto anda toda feliz:)

Digno de registo

Muito rapidamente, porque tenho q ir trabalhar... mas isto é digno de registo.

Para além da Bruna estar MUITO bem, liguei por volta das 13 para saber como tinha comido e ouvi o seguinte:

"A Bruna repetiu o salmão 3 vezes" isto já depois de ter comido um prato todo de sopa completamente sozinha até ao fim!

Eu juro que tenho que ir "espiar" para acreditar!!!!!!!

O papá já perguntou se nos vão debitar na conta ao fim do mês, porque a comer assim deve estar a dar cabo do stock to colégio, lol!!!!

Das duas uma, ou a comida é pouca (o q eu acho q deve ser as quantidades dadas pela nutricionista) ou a minha filha enganou-me muito bem durante 3 anos e 3 meses, lol!!!
Ah e ainda comeu legumes cozidos, a batata cozida é que custou mais e depois a sobremesa q hoje foi creme-leite.

Logo conto mais sobre este 2º dia!

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Sobre a sobremesa

Estava a contar-nos o q tinha comido:

"frango, arroz..."

E depois disse-nos o que tinha sido a sobremesa:

"foi melão, sabia a chupa-chupa... eu reparei (que sabia a chupa-chupa)" lol

Ontem

Nas conversas sobre o dia de hoje, diz ela:

"amanhã é um dia muito importante, toda a gente vai trabalhar" lol!!!!!!

E com toda a razão, pois não foi só ela q entrou ao serviço, eu tb comecei a trabalhar:(

Primeirissimas impressões da educadora

Qd a fomos buscar, e assim mto rapidamente disse-nos logo:

"ela é mto crescida" (referindo-se à maturidade)

e

"ela fala mto bem"

Ai a baba:)

Ainda da escolinha

Fui buscá-la toda ansiosa... estava mesmo ansiosa por vê-la!
Qd lá cheguei 15:50 mais ou menos, ainda estava a lanchar, a educadora Sara estava a falar com outro papá q entretanto tinha ido buscar a filhota.

Depois disse-nos:

"vou chamar a Bruna, ainda está a lanchar... já pediu mais leite e mais pão"

NÃÃÃÃÃÃOOOOOOO a minha alma está parva, a minha filha pediu mais pão???????? (lembram-se do post da ansiedade???)

Mas óptimo, o q eu quero é q ela esteja bem e coma bem! Dormir é que NADA! Ficou a conversar coma educadora, lol!!!!! Ainda tentou q ela descansasse um bocadinho, ela ainda esteve deitada na caminha dela, mas de vez eqd lá se levantava e dizia:

"Já descansei"

Até q o melhor mesmo foi pô-la a conversar para passar o tempo:)!

Qd a Bruna apareceu... ficou cheia de vergonha e começou a fazer fitinhas e não vinha ter comigo... é uma patareca... depois lá veio:) Abraçou-me MUITOOOOOO! E eu dei-lhe mil beijinhos:)!

Já em casa, parecia q estava meia "aparvalhada" lol! Fazia coisas e dizia coisas disparatadas e a andava a falar à bebé, ou pelo menos mais abebezado, lol! Depois lá voltou a ser o q ela é, mas até me ria das coisas tontas q fazia e dizia!

Ela gostou muito e já está ansiosa pelo dia de amanhã:)

O 1º dia

São 14:31, ainda está na escolinha!

Acordou cedinho e por ela, eu levantei-me primeiro para me arranjar e preparar tudo para depois ser só tratar dela, mas ela antes da hora acordou:

"já acordei mamã" tipo a cantarolar

Toda entusiasmada com dia de hoje!
Vestia-a, tomou o pequeno almoço, lavou dentes e cara e lá fomos nós! O papá não pode ir, tinha uma consulta às 8 da manhã, mas a vovó lá veio ter connosco para assistir à entrada da princesa no seu primeiro dia de escolinha.

Quis levar a mochila q lhe comprei para o efeito e quis levar uma boneca! Anda lhe pus um iogurte para comer a meio da manhã, mas depois trouxe-o de volta, não foi preciso... mta inexperiência da minha parte:)

Bom, às 9 da manhã lá estávamos nós!

Entrou super contente, a educadora Sara lá estava á espera dos meninos, elogiou-a logo, pelo a vontade dela, pela maneira como entrou e se despediu de mim (ok, foi só o 1º dia, até aqui eu não tinha duvidas q isso iria acontecer, agora nos próximos dias já não sei se será tanto assim).

Desta vez não chorei como qd ela lá foi passar uma hora... chorei antes, lol, ía no caminho com os meus olhos escondidos atrás dos óculos de sol e lá saíram umas lágrimas. Qd ela desceu para a sala dela tb me vieram as lágrimas aos olhos e deu-me um nó na garganta, mas é claro q não +ia deixá-la ver-me chorar!

Não a levei à sala, foi-me dado sinal q seria melhor não ir uma x q ela estava tão bem... agora arrependo-me, outras mamãs foram porque os meninos não estavam tão á vontade, mas como viram q a Bruna reagiu tão bem entre dentes disseram-me q se calhar era melhor "deixar", eu, como só quero o bem dela acatei, mas para a próxima desço, eu acho q se ela tiver q ficar bem fica na mesma, mas no entanto fui das últimas a sair pq estive a conversar com a responsável do colégio.

Por volta das 11 liguei. Falei com a educadora da Bruna que me disse q ela estava "lindamente" e ainda me deixou falar com ela ao telefone. A Bruna não me disse mto, falou pouco e até parecia estar envergonhada, depois lá se despediu com um "até logo mamã"!

Voltei a ligar às 13 horas para saber como tinha corrido o almoço...

Sara: "muito bem, comeu tudo, a sopinha toda, o frango e o melão... estava sempre a pôr-se a pé da mesa, mas esteve mto bem..."
Mamã: "e comeu sozinha?"
Sara: "tudo, comeu o prato toda da sopa"
(...)
Sara: "e agora estão a dormir"
Mamã: "A Bruna já está a dormir?????"
Sara: "não, ela ainda não está a dormir, está a ser mais difícil..."
Mamã: "pois, ela não está habituada, já há um ano q não dorme de tarde" (só tinha transmitido esta informação à responsável do colégio qd lá fui tratar da inscrição dela)
Sara: "Ahhh, assim sendo temos q arranjar outra estratégia se ela não dormir... por isso ela não está a conseguir dormir... se ela não dormir não a vamos forçar, uma x q não está habituada e pode começara a rejeitar o colégio por isso mesmo..."

Fiquei descansada em saber q não a vão "forçar" a dormir! Embora eu ache q como ela acordou mais cedo (embora tb se tenha deitado mais cedinho - 21:30) e a ver os outros meninos dormir ela tb durma... agora não sei, qd for buscá-la às 16 horas logo vejo como passou!

Estou SUPER ANSIOSA q cheguem as 16 horas, quero vê-la, abraçá-la, ver como está, saber como correu por ela....