domingo, 31 de agosto de 2008

Ansiosa

A Bruna sempre se mostrou uma criança muito emotiva e extremamente ansiosa.
Já escrevi sobre isto várias xs. A maneira como reage a certas situações, no meu ponto de vista, é um pouco exagerado, tendo em conta a idade. Ainda ontem a falar com o papá sobre isto concordamos q com a idade as coisas poderiam melhor no q respeita ao controlo das emoções.

Acho q sempre será ansiosa, mas espero mesmo q aprenda a controlar as ansiedades e nervos:

Isto tudo para contar um episódio q se passou na 6ª feira, algo mto simples, mas q para ela se tornou num bicho de 7 cabeças e a fez ficar muito ansiosa.

De manhã qd acordamos liguei para a vovó para saber se já tinha tomado o pequeno almoço, o q ainda não tinha acontecido e então disse-lhe q íamos ter com ela e tomavamos o pequeno almoço juntas.

Tomar o pequeno almoço fora de casa para a Bruna implica beber leite (que agora bebe muito bem) e comer um pão com queijo.

Às tantas a Bruna começa a ficar meia paradita, enqt eu fazia a minha cama e a dela e começa a dizer-me:

"não me tou a sentir bem"

e

"dói-me a barriga" (disse-lhe q deviam ser umas colicazinhas para ver se a distraía. Qd lhe dói a barriga é isso q lhe digo porque sei q minutos depois qr ir à casa de banho)

Eu, como não tinha acontecido nada para q se pudesse passar algo, tentei desvalorizar (não gosto mto de valorizar qd ela se magoa, ou faz birras, etc)e ía falando com ela. Mas ela insistia até q eu vendo q ela não mudava o discurso e estava a ficar murchita comecei a ficar preocupada:

Mamã: "ó filha, anda cá (sentei-a no meu colo) diz lá à mamã o que tens"
Bruna: "não me tou a sentir bem"
Mamã: "mas porquê filha, o q tens?"
Bruna: "tou nervosa"

Qd a Bruna diz q está nervosa é porque viu ou ouviu algo q não a agradou. E comecei a juntar as peças... a dor de barriga e o estar nervosa... mas o q seria q ela tinha visto ou ouvido... é q não me ocorria nada.

Mamã: "mas estás nervosa porquê? Conta-me lá o q te fez ficar nervosa"
Bruna: "eu não quero comer pão"
Mamã: "mas tens q comer pãozinho"
Bruna: "mas eu demoro muito a comer pão"
Mamã: "pronto filha a mamã manda vir um bolinho, um queque daqueles pequeninos, está bem?"
Bruna: "Um bolo pequenino, rápido p'eu comer"

E foi como um click, mudou radicalmente, voltou ao q estava antes do telefonema! Não acham exagerado? Eu na consulta do pediatra falei-lhe da ansiedade dela, ao q ele me respondeu q só teria relevância se ela ficasse ansiosa ou nervosa ao ponto de desmaiar... isso nunca aconteceu e espero q NUNCA venha a acontecer, mas não deixo de ficar preocupada, ela é tão pequenina, ainda tem uma vida inteirinha à frente dela, infelizmente a vida não é fácil e por muito q se seja feliz vai sempre haver algo q não vai correr bem e ela vai ter q enfrentar momentos tensos e importantes na vida nela... na escola por exemplo.

Eu espero q com a idade ela cresça e aprenda a controlar um bocadinho mais....