sábado, 27 de setembro de 2008

Primeira Reunião de Pais

Foi ontem, na 6ª feira!

Ontem tive a certeza absoluta, aliás mais do q absoluta que não poderia ter escolhido melhor!

Adorei a recepção... Fomos recebidos com um lanchinho "feito" por vcs! Uns bolinhos de coco deliciosos e enqt comíamos víamos as fotos da confecção. A 2ª foto a aparecer foi a tua... filha, a mamã não conseguiu conter as lágrimas, sim chorei, mas chorei de alegria, ver ali a minha princesinha, a minha menina tão crescida, tão grande, de touca verde e avental... Passaram muitas fotos e tu apareceste em muitas, eu fiquei muito feliz e mto babada!

Já sabíamos que íamos comer os vossos bolinhos porque de manhã a caminha da escolinha perguntaste-me:

Bruna: "Vais à runião com a Sara logo?"
Mamã: "vou filha"
Bruna: "eu fiz os bolinhos pra vocês comerem logo"
Mamã: "ai foi filhota"
Bruna: "fiz um pra ti outro pó papá"
Mamã: "que bom!!! estou ansiosa por provar"
Bruna: "fiz muitos bolinhos pra vocês"

Era para ser surpresa... ERA, lol!!!

Bom, voltando à reunião, foi uma reunião muito longa, além deter começado com apenas 10-15 minutos de atraso durou mais de 3 horas!

Muito rapidamente filha, pude concluir que ali não estão apenas profissionais, ali está uma verdadeira família. Pude ver como os pais dos meninos de anos anteriores convivem com as educadoras, auxiliares e responsáveis do colégio! São uma família, tratam-se quase todos por tu... adorei a cumplicidade, a aproximação de todos!

A reunião foi excelente!

Começamos por conhecer 1 a 1 cada menino/a e cada pai se ia apresentando conforme aparecia a foto do filho ou da filha! Fomos os primeiros a apresentarmo-nos, pois os das 1ªas crianças não foram ou chegaram atrasados!

Depois houve uma caracterização geral do grupo! A Sara disse q vcs são um grupo muito interessado, principalmente em jogos, em actividades de grupo.

Falou das rotinas, apresentando uma tabela com os vossos horários, falou das vossas actividades, do vosso projecto, de tudo! E enqt ia falando de cada tema, projectado e apresentado em power point iam aparecendo fotos vossas.

Tu apareceste em grupo, a pintar, abraçada a um menino (que disseste hoje q era o Miguel), a brincar, etc! Estava tudo muito bem apresentado e todos os papás a babarem-se todas as vezes q as suas crianças apareciam!

Falamos das prioridades da Sara em relação a vcs, percebi que para ela, e tb faz parte da política do colégio, o mais importante são os meios e não tanto os fins. Ou seja, evidentemente têm objectivos q querem conseguir atingir convosco, mas de qqr maneira é a forma como o vão conseguir q realmente importa, porque cada criança é um caso e cada criança atinge os fins propostos de formas diferentes, uns mais facilmente, outros menos, uns com mais rapidez, outros com mais calma!

Gostei muito qd a certa altura ela deu um exemplo, que para ela é mais importante se num dia houver uma criança extremamente carente "não dar a matéria" desse dia e proporcionar um dia feliz para essa criança... caiu-me tão bem ouvir isso!

Falou dos castigos, dos ralhetes, das regras, etc!

Até q chegamos ao ponto da sesta! Pelos vistos a DREN determinou q nos colégios não se dorme a partir dos 3 anos. Naquele colégio ainda há MUITAS crianças que ainda têm necessidade de o fazer, na verdade quase todos os meninos da salinha dos 3-4 anos, e por isso ainda se respeita a hora da sesta na salinha da Bruna, no entanto estão muito empenhadas em arranjar uma "solução" para qm não dorme! Ou seja para a BRUNA, lol! Deve haver mais um ou outro menino, segundo o q a Bruna me diz a Mara tb não dorme...
Há uma criança na sala dos 4-5 anos q ainda tem necessidade de dormir e por isso essa necessidade é respeitada e ela dorme, o q eu acho fantástico!

Falou-se de 1001 coisas, tudo relacionado com as crianças, elas eram de facto o centro daquela reunião!

Ainda nos disseram (já me tinham dito a semana passada a mesma coisa) que sempre q quisessemos aparecer para brincar com eles, para lhes contar uma história, para lhes falarmos da nossa profissão (a mim qd a responsável me falou disto, disse-me mesmo q poderia dar uma aula de musculação adaptada para eles) ou simplesmente enviarmos uma carta para lhes ser lida na aula... querem q os pais participem em todas as actividades e claro q estejam presentes no dia do aniversário nem q seja para cantar os parabéns à filha ou filho. O bolinho é feito na escolinha pela cozinheira, a D. Ana!

No fim, foi pedido aos papás que quisessem participar para fazerem 3 grupos e responderem a 2 perguntas: uma sobre o q esperavamos do colégio em relação aos nosso filhos e a 2ª como estaríamos dispostos a colaborar:)!

Fiquei mto feliz e com mais certeza ainda q a Bruna está nos sitio certo e q as pessoas q estão com elas são acima de tudo muito humanas e mto carinhosas!

3 comentários:

Anabela, Lara e Miguel disse...

tb gosto da escolinha da lara, adoro qdo chego e mesmo que nao sejam da sala dela que saibam o nome dela... :)

por aqui nao há sesta, felizmente senao seria tb um problema!!

bjs

Rute disse...

K espectáculo amiga! De facto pelo k tu contas, fizeste a escolha mais acertada!Imagino a baba... a comer bolinhos feitos pela própria filha (eu axo k me dava uma coisa!lol)
Bjs gds ;)

Lúcia disse...

É mto bom qd assim é. Eu tb sinto tudo isso em relação ao colégio da Beatriz e como sabes o meu único descontentamento é o lucro a qualquer custo/preço/meio. De resto, a cumplicidade com o pessoal, o sentimento de familia, etc, está lá tudo e é mesmo isto, o senti-la bem, feliz, integrada que não me faz procurar uma alternativa mais económica, que até poderia encontrar mais económico, mas não encontraria tanta dedicação nem tanto amor ;)