sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Do dia de hoje - 19/09/2008

De manhã em casa:

Mamã: "quem é a minha princesa?"
Bruna: "sou eu"
Mamã: "ai és?!"
Bruna: "e vais ter outra que vai ser a minha imã ou o meu imão"
(não, não estou grávida, mas ela e a vontade de ter irmãos...)

Uma ternura:)

***

Qd a fui buscar a Sara disse-me q ela tinha estado muito bem de manhã, mas q depois do meu telefonema, e contrariamente ao q se tem passado, começou a chorar e nunca mais acalmou, só depois do almoço (hora a q a fui buscar).

Já no carro com ela:

Mamã: "então filha, diz lá à mamã porquê q choraste?"
Bruna: "porque cria falar com a mamã" (queria)
Mamã: "então mas tu tinhas acabado de falar com a mamã ao telefone"
Bruna: "e cria falar com o papá, foi disso"

Adorei o "foi disso"! Ela a explicar não estava triste nem mimalha, estava a falar alegremente o q fez com q o "foi disso" soasse ainda mais engraçado!

***

À hora do almoço na casa da vovó. A vovó estava a "mexer" no lixo e disse qqr coisa sobre o lixo:

Bruna: "qual bicho?"
Vovó: "não é bicho, é lixo"
Bruna: "Ah, percebi bicho"

***

Como o tempo estava bom resolvemos ir até à praia de tarde. Diz logo a Bruna mto eufórica:

"vamos nós as três" (tem uma noção de quantidade MUITO boa. As 3 eram: ela , eu e a vovó)

Entretanto à mesa eu em conversa disse q tb não iriamos ficar mto tempo na praia porque tinha q ir buscar a nossa gatinha ao veterinário às 19.

Algum tempo depois a falar com o papá ao telefone (a Bruna estava ao meu lado, meia distraída à janela)

Papá: "vão para a praia?! ó eu tb queria ir"
Mamã: "vai lá ter connosco"
Papá "sou bem capaz de ir"
Mamã: "temos q vir embora cedo porque temos q ir buscar a Nina ao veterinário"
papá: "então se calhar não vale a pena, tenho uma senhora às 17:30, não vai dar tempo(...) eu vou buscar a Nina"
Mamã: "vais buscar a Nina então?"

A Bruna q continuava ao meu lado, pensando eu q, distraída, numa euforia total diz:

Bruna: "já podemos ficar muito tempo"
Mamã: confusa "podes ficar mto tempo onde?"
Bruna: "na praia"

Tão perspicaz... a Sara tem razão... ler próximo post:)

***

À saída da casa da vovó, no carro:

Mamã: a falar para vovó "olha o parque ali de cima é mto bom"
Bruna: para a vovó "queres ir espreitar? Ir conhecer?"

***

Já em nossa casa, a preparar as coisas para a praia. As toalhas da praia tinham sido arrumadas pela vovó qd ela ainda cá estava com a Bruna. Vovó estava na cozinha com a Bruna:

Vovó: "se calhar a a mamã não vai saber onde estão as toalhas"
Bruna: "ela vem cá perguntar"

Sempre com a resposta pronta:)

***

Disse-lhe q ia levar pêra para a praia para ela comer:

Bruna: "não quero pêra"
Mamã: "mas é para comeres na praia"
Bruna: "mas eu não quero"
Mamã: "está bem, mas eu vou levar, pode apetecer-me a mim"
Bruna: "deixo pra ti então!"

Tão amiguinha q ela é!!!!!

***

Ao jantar fiz panados. O ovo q sobrou eu cozinhei na sertã.

(...)
Mamã: "não é ovo como costumas comer, não é ovo estrelado"
Bruna: "eu quero daquele que'stou habituada a comer"

Depois qd tirei o ovo da sertão, ela com prato na mão atrás de mim:

"ó cozinheira, cozinheira, põe-me aqui um bocadinho"
LOL

***

À mesa estava a bater com os pés na mesa:

Bruna: "o que foi este barulho?"
Mamã: a entrar na brincadeira "não sei, não faço ideia, quem foi?"
Bruna: "não fui eu!
Mamã: "não?! então, teria sido o papá?"
Papá: "eu não... acho q foste tu mamã"
Mamã: "eu tb não... é estranho"
Bruna: "Fui eu, a vossa filha"

Adorei o "vossa filha"

***

São algumas (acreditem, poucas) das coisas q vai dizendo ao longo do dia e q eu consigo apontar no telemóvel, coisas fáceis de escrever lembrar no momento tal e ql como diz! Fala maravilhosamente bem, tem conversas engraçadas e muito interessantes. tento decorar, porque apontá-las no tlm é mto difícil, a ideia fica, mas o texto exactamente como ela o fala é-me impossível memorizar e eu gosto de escrever letra por letra o q ela diz!

Algumas coisas parecem coisas "simples" para uma criança de 3 anos, mas forma como fala e as diz fazem-na parecer tão adulta... deixa-nos fascinados:)

1 comentário:

Lúcia disse...

Não conheço essa música da fitinha azul mas se calhar a bia ja conhece.