domingo, 29 de abril de 2007

Titi Nela

A "famosa" Titi Nela... a grande amiga da Bruna!

Na verdade a "Titi Nela"/ "manelita"/ "titi Manela" não é tia da Bruna, eu não tenho irmãos e o papá tem mas (longa história, tipo novela mexicana) é como se não tivesse (nem eu conheço).

A manelita é uma menina de 14 anos que está entregue a uma instituição desde os 6 anos. Tem muitos problemas de desenvolvimento cognitivo que, depois de fazermos exames neurológicos, descobrimos terem acontecido aos 3 meses de gestação (ou seja no ventre da mulher que a carregou... talvez droga, talvez alccol, talvez sabe-se lá o quê) e tb pelo facto de até aos 6 anos de vida ter sido uma criança totalmente negligenciada, mantida nas piores condições possíveis que qd descoberta pelas assistentes sociais apenas dizia "água".

No Natal de 1999 resolvemos ir buscar crianças necessitadas para virem passar o Natal connosco. Vieram 3, entre as quais a Manela! As outras 2 crianças (2 meninos) não passavam o Natal (só 2 dias connosco) porque tinham familia, mas a Manelita nao tinha absolutamente ninguém, e para além disso era a que tinha mais problemas - andava mal, falava muito muito pouco (ainda hoje fala pior do que a Bruna), usava fralda e por isso ninguém queria ficar com a Manela. Ficamos nós!

A partir daí, todos os fins-de-semana, férias, feriados (com pontes), datas mais importantes a Manelita está connosco! è como se fosse uma irmã para mim, uma filha para os meus pais e uma tia para a Bruna!

A Bruna percebe que ela é "diferente". Antes ficava muita séria a olhar para a Titi Nela qd ela falava, percebia que era diferente, que alguma coisa não batia certo! Mas simplesmente ADORA-A!

Fica fora dela qd sabe que a Titi Nela está a chegar, é muito carinhosa com ela, até já lhe tenta "ensinar" coisinhas! outro dia estavam a brincar com a plasticina e a BRuna dizia-lhe "muto bem Titi Nela"!

A Manelita é uma criança muito meiga e acho que muito feliz à maneira dela!


7 comentários:

Marta disse...

Que linda história de AMOR!!
Parabéns.

Dinastia FilipiNHa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dinastia FilipiNHa disse...

Minha querida, já sabia que eras linda, por fora e por dentro, mas hoje considero-te ainda mais bonita!!! Só uma pessoa com o coração lindo como o teu, fazia o que tu fazes! Parabéns por seres assim! Um beijinho muito grande

Simão disse...

é de louvar o vosso acto, só mesmo gente boa e com um grande coração toma atitudes destas! Beijinhos grandes e ficámos ainda a admirar-vos mais!

Pat disse...

Realmente, é de louvar essa atitude dos teus pais, e tua obviamente...acho incrivel, como a tua filha perceba que a Manuela é diferente. Linda história

sotto le stelle disse...

Que linda história! e vocês lindas pessoas!
Recebes-te o meu convite, se não envia-me mail para julianascimento52@hotmail.com

Bom feriado. Jinhos fofos apertadinhos

pipocas disse...

Quero dar-vos os Parabéns a todos por serem como são...
Beijoquinhas à Bruna e à mamã Inês

PS-Beijoca especial para a titi Nela