sábado, 24 de março de 2007

Falar na 1ª pessoa

É notária a evolução diária em relação à fala! Só quase já fala na 1ª pessoa: "vou", "tou", "tenho", o "quê" já está a passar a "queo", etc. Já muito raramento utiliza a 3ª pessoa para se referir a ela e tb utiliza já muito bem a 2ª pessoa, tanto do singular como do plural!

***

Estava na hora do jantar e disse-lhe "vai chamar o papá para jantar", ela muito lampeira vai à sala e diz para o papá: "vamo pá mesa papá".

***

Estava sentada no chão no colo do papá que estava a jogar playstation:
Mamã: "que estás a fazer?"
Bruna: "tou a xugá com o papá" (tou a jogar com o papá)... "anda xugá com o papá, mamã"

***

Na 5ª feira à noite fomos ao restaurante porque os vovós faziam 32 anos de casados, e quando lhe perguntamos onde ía respondeu: "vou ao itauante" (restaurante)

***

Utiliza muito bem o "contigo".
"quéo i bincá contigo mamã, pó cato" (para o quarto)

***

No café com a vovó. A vovó pediu um café para ela e um pingo para a princesa:
"bébi o teu vovó"... "qué do meu?" ("bebe o teu vovó"... "queres do meu?")

***

Zangada por não a deixarem ir para a varanda, encostada a um canto amuada dizia: "vai-te emboia" (exactamente assim.. alías, tudo o que ela diz eu tento transcrever da forma mais fiél possível)... não gostei nada desta resposta, porque não gosto nada de crianças mal criadas e ela não está habituada a este tipo de frases... chamei-a à atenção, falei com ela, e lá lhe acabou por passar o tauzinho :)! Mas de qqr maneira apreciei a "qualidade" da construção da frase ;)

***

Vinha a correr super aflita pelo corredor fora: "atutei-me... atutei-me... atutei-me" (assustei-me) "com quê?" perguntei eu, "com a babie" respondeu ela, lol!

1 comentário:

pipocas disse...

Parabéns aos papás pelos 32 anos de casamento!
eheheheheheh!!A Bruna assustou-se com a Barbie!!!