sábado, 31 de março de 2007

Um dia todo nosso

Ontem (6ª feira), passamos o dia juntas, porque eu tive direito a mais um dia completo de descando! Mas mais uma vez o tempo não ajudou, muito frio e muita chuva, então aonde é que fomos? Ao "poping", eheh!

***

Quando me estava a vestir, mais uma vez lá estava a minha estilista de eleição sempre a controlar:
Bruna: "vai veti a saia?"
Mamã: "vou, porquê não gostas? (desta vez o "não gostas" foi propositado para perceber se a tinha induzido na resposta negativa da outra vez)
Bruna: "goto"...silêncio... "tem biantes, mutos" (tem brilhantes, muitos)

Ela ADORA tudo o que tem brilhantes, ADORA mesmo, sai à mamã... é caso para dizer "Os diamantes são os melhores amigos das mulheres", eheheh

***

Eu estava-me a preparar e tinha a minha piolha sempre a controlar, muito ansiosa na porta da casa de banho: "depatxa mamã" (despacha mamã)... "tá tá pepaiada?" (já estás preparada?). É que não me dá uma folguita a minha piolha!

Entretanto a vovó pergunta-lhe na brincadeira, como é óbvio, se ela quando fosse grande tb ía pintar os olhos ao que ela responde: "vou ao cote inlhés pintá os oios" (vou ao Corte Inglês pintar os olhos)... ou seja em Agosto eu fui ao Corte Inglês e fui à MAC onde me estiveram a aconselhar uma boa base e estiveram depois a maquilhar, e ela ainda se lembra disso, até porque todas as vezes que lá vamos e passamos por lá ela corre para a cadeira e chama-me para me sentar nela :)!

***

Ontem esteve cá a senhora que vem limpar a casa, e ela detesta que ela limpe o quarto dela porque significa que durante esse tempo não pode brincar:
Bruna: "A zé?"
Mamã: "está a limpar"
Bruna: "tá a limpá o meu quato?"

Achei piada à forma tão correcta como fez a pergunta, a frase tão bem estruturada, aliás como já começa a ser cada vez mais habitual.

***

E fomos à FNAC comprar livros e um CD para a Princesinha! Já com um dos livrinhos na mão, ela vê aqueles sofás onde as pessoas se podem sentar a ler e vai daí ql leitora tão compenetrada, senta-se entre uma senhora com o mapa e uma menina de 7-8 anos e lá começa ela a "ler" o seu livrinho com algumas interrupções para ora espreitar para o mapa da senhora ora para fazer umas festinhas na menina, lol! Parecia uma senhorinha :)

***

Em casa: "tia o casaco tá calhó cá dento" (tira o casaco, está calor cá dentro).

***

O "L" soa cada vez mais a "L" do que a "LH"

***

Já diz: "aquelha" e "daquelha" (aquela e daquela) correctamente.

Utiliza cada vez mais o "mim"

***

Já em casa e com a Titi Nela, quis ir brincar para o quarto com a mamã e disse à Titi Nela: "anda bincá comigo e com a mamã" - outra frase tão bem feita :)

sexta-feira, 30 de março de 2007

Gosto de ti mamã

Ontem, como sempre queria brincar comigo, e qd quer não muita volta a dar-lhe, não quer brincar com mais ninguém e aí de mim que não vá, há berreiro e lágrimas, mas ontem eu precisava mesmo de sair, tinha que ir ver a Nina ao veterinário e se não fosse naquela hora depois não podia ir... fartou-se de chorar, a vovó tentou ir brincar com ela, mas sem resultado, até que eu disse-lhe que me sentava mais um bocadinho com ela e como agradecimento recebi um "goto de ti mamã"... LINDA... só me apetecia ficar ali a tarde toda, mas não podia mesmo...

***

Temos brincado MUITO com o jogo das formas, passamos algum tempo a jogar, principalmente a colocar as peças no sítio e cada vez que jogamos eu tento aumentar o grau de dificuldade variando a forma de jogo e ela corresponde muito bem. Já identifica bem o circulo, o triângulo acerta muitas vezes mas ainda erra, as outras (quadrado, rectangulo e losangulo) ainda baralha muito. Conhece muito bem as formas de estrela e coração (estas duas há já uns meses).

***

A Luísa do ginásio ofereceu-lhe uma revista do Noddy outro dia e ontem estive a ler-lhe a mini história que tem (umas 5-6 vezes), e depois tem joguinhos e um deles era adivinhar de quem eram as pernas dos bonecos do Noddy e acertou em todos.

Tinha tb o jogo para identificar objectos iguais que ela respondeu em qqr dificuldade e tinha 4 formas para identificar: circulo, trangulo, quadrado e estrela... respondeu muito bem ao circulo, triangulo e estrela, o quadrado acabou por ser por exclusão de partes.

Numa das páginas da revista tem fotos de meninos e uma delas são 2 meninas com o Noddy. Ela estava a ver, apontou e disse: "é a imã do Noddy".

***

Canta cada vez melhor e engraçado é ouvi-la cantar em inglês. O "babyché" (baby chefe) que dá na "beitivi" (baby tv), "cópilhén" (com feeling - reclame do banco millenium) ou outras músicas que já sabe desde os 17-18 meses, só que agora as canta cada vez melhor. Sabe bastantes músicas completas de cor e até músicas que dão na rádio que até nem se ouvem muito, mas ela sabe-as, é mesmo muito engraçada!

***

Ketchup - dizia-o de uma forma estranhissima, agora é já um pouco mais perceptivel, mas não menos engraçada - "ketipap"

quinta-feira, 29 de março de 2007

Dentição completa?

Ontem não trabalhei de tarde, tinha ideias de ir passear com a princesa mas acabei por ir ao dentista e tb com o tempo que esteve (frio e chuva) só se estava bem em casa!

***

A minha dentista disse-me que a Bruna já deve ter a dentição completa, não tenho a certeza... aliás ela deu-me a certeza, mas eu tenho a sensação que ainda há um dentito (molar) a nascer, porque ela só não mete as duas mãos à boca pq não cabem, mas pelo que ela consegu ver diz que já tem os dentes de leite todos.

***

A nossa gatinha Nina está diabética :(! Está internada porque perdeu muito peso e não consegue comer. Tb está com lombrigas (devido aos diabetes, segundo o veterinário) e por isso está a ser desparasitada. Liguei para o pediatra que me aconselhou a dar o remédio das bichas à Bruna, por isso nt momento estamos todos a fazer o remédio para as bichas!

***

A minha máquina fotografica tb avariou... fiquei tão triste, até me apeteceu chorar... e como é que agora vou tirar fotos à minha princesa????

***
Valeu-me(nos) a brincadeira da noite na caminha do papá e da mamã... que grande reboliço. Aliás depois do banho é sempre a mesma festa, fica ainda masi eléctrica do que já é! Ela é cambalhotas, ela é alongamentos (com o papá... é tão engraçada a fazer alongamentos com o papá... tentei filmar mas já não apanhei grande coisa, vou tentar novamente), ela é trepar pela cabeceira da cama... acabamos nós bem mais cansados do que ela, mas é demais, porque as gargalhadas dela (parece uma gaitinha, eheh) até me fazem ficar de lágrimas nos olhos de tanta felicidade :)

***

Estava a dar o reclame de um daqueles aparelhos (milagrosos por sinal) de abdominais e ela vira-se para o papá e diz: "olha, mucos como o papá" (olha, musculos como o papá) e depois dobrou o bracito a fazer músculo e dizia: "tamém tenho"... quem sai aos seus não degenera :)

quarta-feira, 28 de março de 2007

As perguntas dela

As perguntas que nos fazes:

"Quem é?" (quando tocam à campainha)
"Quem é eta/ete?" (ao ver fotografias ou livros)
"Qué ito?"
"On vamo?"
"On tá...(seguido do que quer saber)?" (onde está?)

Ou seja: o "onde", o "quê" e o "quem" já pergunta há uns meses... aguardamos o "porquê"... essa é sempre um pouco mais dificil de responder :)! mas venha ele, estou preparadissima! Além de já nos responder qd lhe pergutamos porquê de alguma coisa, mas ainda não diz "porque..."!

Faz muitas outras perguntas mas queria registar estas que fazem parte do desenvolvimento dela e ainda não tinha tomado nota porque qd comecei o blog ela já o dizia e por isso ainda não o tinha escrito! Aliás ainda tenho uma parte do blog para actualizar. Comecei a escrever as entradas desde o momento em que nasceu e depois passei de cerca dos 9 meses para os 20 meses, por isso vou ver se vou actualizando com os posts do dia!

***

Estava a vestir-me para ir trabalhar e a piolha estava comigo, vesti uma t-shirt preta que tinha uns lábios vermelhos:

Bruna: "vai tabalhá com ito?"
Mamã: "vou filha, porquê, não gostas?"
Bruna: "não"

Ok... ela lá tem as suas razões... e eu respeito-as!

***

Acabei de jantar, pousei os talheres como se faz qd se acaba de comer, olhou para mim e perguntou: "tá acabate mamã?" (já acabaste mamã?)... estava morta por me levar para o quarto para brincar, e lá fomos nós, de mão dada, ela feliz da vida e eu ainda com fome da sobremesa :).

***

A vovó anda a desesperar, a piolha tem feito asneiras atrás de anseiras. Hoje qd cheguei a casa a vovó estava a contar-me as peripécias da manhã e ela estava a ouvir, de repente olha para a mesa de centro que estava suja com cera de uma das velas de decoração e diz: "olha pa ito!" como quem diz, olha só para esta asneira que alguém (que ela não sabia quem) fez! pois pois menina Bruna!!!

***

E para quem aprecia fotografia, aqui vai um site de uma fotografa que eu só tenho pena de não a ter por perto ou dinheiro para ir ter com ela para fazer uma sessão fotográfica com a minha princesa e o meu principe encantado:
Fotos de bebés (e não só) LINDAS!

terça-feira, 27 de março de 2007

Um mano?!!!

Não, não estou grávida, mas a verdade é que a minha piolha me anda a pedir um "maninho".

Bruna: "Queo um maninho"
Mamã: " e para onde é que vai o maninho?"
Bruna: "pá baíga da mamã"
Vovó: "e quem vai por o maninho na barriga da mamã?"
Bruna: "o papá" (foi a vovó que lhe ensinou esta parte, lol)
Mamã: " e quem vai tirar o maninho?
Bruna: "o dotô"

O papá chegou ao quarto:
Bruna: "papá, queo um maninho"

A resposta do papá...?! Olhou para a mamã, riu-se e perguntou-me: "para o ano?"... logo se vê ;)

Frases soltas e giras

Frases, muitas frases... fala muito e cada vez melhor , frases cada vez mais correctas gramaticalmente.. é o máximo.

Eu tento memorizar tudo o que vai dizendo ao longo do dia para depois poder anotar aqui, mas é quase impossível lembrar-me de tudo o que diz ou faz, de qqr maneira aqui ficam alguns momentos de hoje:

Estava a dar qqr coisa na televisão que ela respondeu "tamém tenho"; depois estava a dar os parabéns no "Pan-na" (Panda) e ela diz: "tamém vou fazé aninhos".

Estava a tentar trepar ao aquecedor (do aquecimento centraL) e como não conseguia sozinha: "Atuda-me mamã" (ajuda-me mamã).

Depois do banho, em vez de ficar mais relxada parece que lhe recarregam as pilhas e fica ainda mais eléctrica e mais faladora. Pediu (como já é habitual) para lhe ler a Anita mamã, depois virou-se para as suas companheiras inseparáveis - Barbies - e disse-lhe "quê ouvi a itóia Babie?" (queres ouvir a hisória Barbie?) e deu-me a Barbie para sentar no meu colo e depois respondeu com uma voz diferente "queo, queo"... dá-me sensação que esta Barbie é alentejana pelo tempo que demorou a responder, eheheh!
Depois ela própria se sentou ao meu lado: "sentá ao lado de ti" (achei piada à foma como fez esta frase)

Entretanto resolveu pegar na baeta e pó-la à frente dela presa debaixo dos braços e dizia:
Bruna: "o vetido é à moda"
Mamã: " e para que é o vestido?"
Bruna: "pó casamento da mamã pa dantá com o papá" (para o casamento da mamã para dançar com o papá)
A piolha vê o DVD do casamento umas 2-3 vezes ao dia no mínimo, já o sabe de cor, sabe as múscias de cor, até já canta o "alhelhuia" (aleluia) direitinho!

Outro perigo

É um perigo que mostra como cresceu, porque já consegue abrir a porta da rua sozinha!

A partir de agora a porta tem que estar sempre fechada à chaves, porque até só com o fecho de segurança acaba por ser um perigo, porque ao abrir a o porta esta pode fechar-se mais rápido por causa do fecho de segurança e trilhar-lhe os dedos, por isso, toca a fechar a sete chaves :)

***

As novas expressões dela:
"Óh não"
"Uau"
"ÓH ou"

***

Utiliza frequentemente:
"delha" (dela)
"dete", "deta" (deste e desta)

***

Agarrou no cabelo da Barbie como se estivesse a fazer mesmo um totó e disse: "tou a fazé um totó à babie", e depois agarrava no cabelito dela também a tentar fazer um rabo de cavalo a ela prórpiae lá andava ela toda contente a dizer que tinha um totó :)

segunda-feira, 26 de março de 2007

"Exuberante"

Há coisa de 1-2 semanas atrás depois do banho, estava eu a preparar a princesa (como sempre) e estava a dar o reclame do "Herbal Essences", e no fim ouve-se esta frase "é mesmo exuberante" e a piolhinha começou a repetir: "é memo zubiante". Achamos um piadão àquilo, mas passou.

Ontem enqt estava a tomar banho pegou nos frascos do meu shampoo (que são da mesma marca) e começou "é memo zubiante"... ao principio eu não estava a entender, porque não uma palavra que uma criança diga frequentemente e muito menos dito daquela forma... mas depois de eu lhe perguntar "o quê filha?" umas 2 vezes e ela dizer sempre a mesma coisa fez-se luz, ela associou o shampoo ao reclame... afinal de contas nós é que somos as distraídas :)! A elas nada lhes escapa! É um exuberância esta minha filha ;)!

***

E para festejar a vitória/ goleada dos nossos jogadores frente à Bélgica aqui fica um video da piolha. Neste vídeo podem ver a vovó, o papá e ouvir em voz off a Titi Nela e a mamã, eheheh



***

Estava na hora de dormir o soninho da tarde, como sempre não estava para aí virada, então começamos a dizer que a Titi Nela tb ía dormir com ela:
Bruna: "não cabe"
Mamã: "porquê?"
Bruna: "é gande"
Mamã: "quem?" (queria perceber se se estava a referir à cama ou a Titi Nela)
Bruna: "a Titi Nelha"

domingo, 25 de março de 2007

A piscina

Há mais de um mês que não íamos à piscina. Consolou-se e não queria ir embora, custou para tirá-la da água, mas acabou por sair! Já se "relaciona" mais com a "puoia Xuana" (professora Joana). Até há pouco tempo não sentia muita confiança e raramente ía ao colo dela, ontem não se cansou de chamar por ela, mesmo nos balneáreos.
Aqui fica o video da aula de ontem :


***

No balneáreo estava uma senhora a despir-se e a piolhita pergunta-lhe: "vai fazé titi?" (xixi) e depois quando já a senhora ía embora equipada ela pergunta-lhe "vai fazê mucos?" (vai/vais fazer musculos?)... demais a minha piolha :)

sábado, 24 de março de 2007

Letras

As letras que já sabe:
A, B, D, E (embora ainda confunda com o F de x enqd e vise-versa), F, G, I, J, L, O, P, Q.

Quabdo lhe perguntamos directamente onde está determinada letra aponta sem problema nenhum, quando apontámos nós e lhe perguntamos que letra é esta, ela responde o som da letra (que tirando o A, o B, o I) me parecem todas a mesma sonoridade, mas por exemplo diz: "A de Amando", "B de Bua" (Bruna), "D (não diz mesmo D, parece-me mais B, assim como as outras tirando as que já referi) de dedo", etc, etc, para cada letra tem um nome, como nós lhe ensinamos e ela decorou-os todos e relaciona-os com as letras quando lhe perguntamos.

É um perigo

Esta miúda é um perigo! Quando a vovó chegou à sala encontrou assim:


Disse-me que até lhe caiu o coração quando entrou na sala e deparou com esta cena... imaginem se caísse... imagino a minha mãe, como só ela é, super stressada, deve ter ficado mesmo assustada...
A foto, foi tirada qd eu cheguei, a vovó, estava a contar-me o que ela tinha feito e ela a ouvir a conversa resolve repetir para eu ver... vai daí... foto :)

Falar na 1ª pessoa

É notária a evolução diária em relação à fala! Só quase já fala na 1ª pessoa: "vou", "tou", "tenho", o "quê" já está a passar a "queo", etc. Já muito raramento utiliza a 3ª pessoa para se referir a ela e tb utiliza já muito bem a 2ª pessoa, tanto do singular como do plural!

***

Estava na hora do jantar e disse-lhe "vai chamar o papá para jantar", ela muito lampeira vai à sala e diz para o papá: "vamo pá mesa papá".

***

Estava sentada no chão no colo do papá que estava a jogar playstation:
Mamã: "que estás a fazer?"
Bruna: "tou a xugá com o papá" (tou a jogar com o papá)... "anda xugá com o papá, mamã"

***

Na 5ª feira à noite fomos ao restaurante porque os vovós faziam 32 anos de casados, e quando lhe perguntamos onde ía respondeu: "vou ao itauante" (restaurante)

***

Utiliza muito bem o "contigo".
"quéo i bincá contigo mamã, pó cato" (para o quarto)

***

No café com a vovó. A vovó pediu um café para ela e um pingo para a princesa:
"bébi o teu vovó"... "qué do meu?" ("bebe o teu vovó"... "queres do meu?")

***

Zangada por não a deixarem ir para a varanda, encostada a um canto amuada dizia: "vai-te emboia" (exactamente assim.. alías, tudo o que ela diz eu tento transcrever da forma mais fiél possível)... não gostei nada desta resposta, porque não gosto nada de crianças mal criadas e ela não está habituada a este tipo de frases... chamei-a à atenção, falei com ela, e lá lhe acabou por passar o tauzinho :)! Mas de qqr maneira apreciei a "qualidade" da construção da frase ;)

***

Vinha a correr super aflita pelo corredor fora: "atutei-me... atutei-me... atutei-me" (assustei-me) "com quê?" perguntei eu, "com a babie" respondeu ela, lol!

quinta-feira, 22 de março de 2007

O cabeleireiro das Barbies

O papá virou cabeleireiro das Barbies!
A Bruna adora tomar banho com as Barbies, elas ficam todas molhadas e a quem compete a tarefa de as tirar da água enqt a mamã trata da piolha é ao papá! Mas ontem o papá foi mais longe e sentou-se no chão da casa de banho com as 3 Barbies e para além de secá-las resolveu que as meninas estavam com um aspecto pouco favorecido e vai daí resolveu dar uma de cabeleireiro... era vê-lo a penteá-las com toda a dedicação... tive pena de não ter a camara por perto naquele momento, mas tb mesmo que tivesse ele não se ía deixar filmar, lol!!!! Muito macho, eheheheh!!! A Piolha tb achou um piadão àquela cena, mas não gostou nada do aspecto de uma delas porque qd reparou bem nela e no aspecto do cabelo (parecia um espanador) reclamou, eheheh! E a mamã tb não achou muita piada ao facto do papá estar a utilizar as minhas escovas... enfim :)

***

Depois do banho:
Bruna: "quê i pa casa da vovó"
Mamã: "quando?"
Bruna: "à sete e meia" lol!

Tem já uma noção de tempo muito definida. No Domingo perguntava-lhe: "onde foste ontem?" e ela respondia "ao paqui"(ao parque)... "e onde foste hoje" e dizia ela "ó poping"

quarta-feira, 21 de março de 2007

Força

Vai ser artista de circo... de certeza, lol!!! Adora empoleirar-se, fazer movimentos que requeiram equilibrio e força. Sempre foi um bebé com muita força, tinha uma força nas pontas dos dedos que até nós ficavamos espantados (ao ponto de conseguir agarrar em bolas médias com as pontas dos dedos de uma mão só, parece que tinha ventosas).
Na semana passada apanhei-a a fazer um movimento que requer tanto equilibrio, como força abdominal e de braços, na altura corri para buscar a máquina, mas já não fez mais, hoje voltou a fazê-lo e disse-lhe para esperar... voei para ir buscar a máquina e consegui filmar. Já estava meia cansada qd a comecei a filmar... mesmo assim...


Ok, ok, aqui vou eu "gabar" os papás da princesa, ela tem a qm sair, porque tanto eu como o pai somos siderados no mundo dos pesos, culturismo e musculação e se o pai tem uma força fora do normal, a mamã (eu, eheheh) tb tenho muita força para mulher (gaba-te cesto, lol)

Aliás a mamã está a pensar fazer um blog relacionado com fitness... se houver alguém interessado em exercicio e dicas de fitness digam, saber que alguém o vai ler é um factor de motivação.

***

Mais uma letra "I" que a princesa já sabe e se lhe pedimos o F ela por vezes acerta outras vezes confude com o E e acaba por trazer as 2, lol!

***

No quarto dela bate o sol a tarde toda, e estavamos as duas a brincar com a "paticina" ou "patixina" (plasticina) quando a claridade diminuiu devido à passagem de uma nuvem à frente do sol: "tá noite mamã?", :)

***

Reconhece a palvra Coninente muito bem! Estava a fazer as compras pela net e vira-se ela: "Contiente, na tsua catsa" ("continente na sua casa")... eu sinceramente não sei bem como é o anúncio do Continente, mas alguém sabe se é este o slogan?

***

Queria ir "anda ciquieta lhá pa foia" (andar de bicicleta lá para fora) a todo o custo, mas hoje como devem de saber está um frio de rachar, e morando num 5º andar ainda pior... fez uma birra do tamanho do mundo... deixei-a berrar... depois de acalmar expliquei-lhe q estava muito frio e que ela ficava doente, e ela respondeu-me: "quê i lhá pa foia, veti o casaco (ou caiaco)" ... esperta... :)!

terça-feira, 20 de março de 2007

Jogos e brincadeiras

Adora os jogos e as letras que lhe comprei no domingo!

As letras que já conhece são: A, B (estas 2 já conhecia), J, G, L, P e há mais 1 ou 2 que às vezes acerta outras fica na dúvida. Anda sempre de volta das letras que estão no frigorifico, são mesmo muito interessantes e muito coloridas! E já começa a dizer "A, B, C"... o AEIOU ela já o sabe dizer desde 13-14 meses.

Adora tb a "patixina" (plasticina), adora amassar, adora as bolinhas que lhe faço... ao bocado estava com um pedaço de plasticina na mão e com o dedito fez um buraco no meio e disse: "É o umbigo", eheh! Muito engraçada!

O outro jogo das formas e cores tb é muito giro e ontem á noite passamos imenso tempo a jogá-lo, ela acertava em quase tudo o que lhe pedia, colocando as peças no sitio correcto.

***

Ontem à noite estava sentada na minha cama a brincar com as 3 Barbies, sentou-as alinhadinhas lado a lado todas encostadas à almofada e lá começou ela com os dialógos sempre hilariantes dela com direito a vozes diferentes e tudo, e depois começou com uma lenga lenga (eu não apanhei uma) como se estivesse a falar para alguém que estava à frente dela, mas muito concentrada:
Mamã: "Com quem estás a falar filha?"
Bruna: "com o xenhô" (com o senhor)
Mamã: "e como se chama o senhor?"
Bruna: "não xei"... uns segundos de silêncio... "Rui"

Rui, só conheço o meu primo Rui que ela viu umas 5 vezes desde que nasceu... quem será o Rui? LOL!!!

***

Outra coisa que já faz há cerca de 2 meses, mas que sempre me esqueci de anotar aqui, é o facto de conseguir dobrar um pano a meio e depois fazer mais uma dobra, ponta com ponta perfeitinho:)

segunda-feira, 19 de março de 2007

Dia do Pai

Filha, desde o 1º minuto que vi o teu papá que algo me dizia que aquele rapaz (hoje homem) ainda me ía fazer muito feliz! E não me enganei! É o melhor pai do mundo, é o melhor marido do mundo, é o nosso orgulho, é o nosso palhacinho, é o nosso amor.
Tu és a menina dos olhos dele, quando te vê todo o rosto se ilumina, não se cansa de te olhar, não se cansa de te beijar, não se cansa de te deizer que te ama! E nós papá, amamos-te muito, cada vez mais! Obrigado por fazeres parte da nossa vida, por seres quem és, e por tudo o que és!!!

***

É o Dia do Pai, mas é tb dia 19, dia que completamos 12 anos e 7 meses de namoro! Amo-te Armando como nunca te amei :)

***

E um beijinho muito grande ao vuvú João pelo homem que é, por tudo o que me ensinou... nunca conheci homem com mais força de viver que ele!

domingo, 18 de março de 2007

O fim-de-semana

O nosso fim de semana foi bem mais divertido do que o anterior, a mamã não foi trabalhar e fomos passear.

No sábado a minha piolha veio para a nossa cama por volta das 6 da manhã, por volta das 7:30 acorda a a dizer: "quê bincá com a tit Nelha", "quê os xapatos", "quê a vovó", "quê comé netum (quero comer nestum)"... tudo tentativas para sair da cama, mas estava perdida de sono. Eu lá a convenci q ainda era muito cedo, q estsvam todos a dormir, etc. Entretanto, já ela estava a dormitar qd o papá deixou cair o tlm ao chão e fez um barulhão, ela levanta a cabeça muito de pressa e diz: "ei lá", eheh, foi de rir!

***

Depois disse-lhe que íamos ao parque e depois ao shopping e ela diz-me muito depressa: "quê i ó poping compá ropa" (quero ir ao shopping comprar roupa), claro que sim piolha, é que é já a seguir, eheh, mas tb como boa "mulher" que é;)...

Quando já estavamos no carro a vovó disse-me "olha o teu pai tb vem" e logo de imediato ela perguntou "O vuvú tamen vem?". Sabe perfeitamente os graus de parentesco, sabe que o vuvu é o papá da mamã, sabe que a mamã é a filha do vuvú, sabe isso em relação à vovó, sabe quem são os filhos das pessoas que conhece, sabe quem são os pais, consegue fazer esse racionio muito bem!

No parque correu, correu, correu e correu, não parou. A certa altura já quase ao fim de 1 hora e tal de andar a correr na relva disse-me "tou canxada" e eu peguei nela ao colo, mas tão depressa veio ao meu colo, como a pûs no chão.

Engraçado, ela não liga muito acrianças da idade/tamanho dela, eu já tinha reparado nisso. Ou são crianças bem mais pequenas (principalmente se estiverem no carrinho) ou crianças bem mais crescidas/altas. Eu relaciono com a altura, porque tem tendência a aproximar-se de crianças mais altas, ainda que mais velhas, a sensação que tenho é que é talvez pelo tamanho que ela é motivada...
E no parque lá andou ela a correr toda contente atrás de 2 meninas (de 7-8 anos) aos gritinhos toda feliz da vida!

(A meio do vídeo podem mesmo ouvir a euforia dela a chamar a "titi Nelha" para ir ver as meninas. Qqr dia eu explico quem é a Titi Nelha que ela tanto adora ;))


Ficou tão cansada que adormeci-a por volta das 18:30 da tarde, eram 21:30 ainda dormia, resolvi acordá-la para lhe dar a sopinha, comeu-a toda e estava tão mole tão mole que nem sequer lhe dei banho porque quis logo voltar a dormir. Dormiu das 22:30 até às 8:10 da manha :)!

***

Hoje (domingo), já não sei bem a propósito de quê a vovó estava a falar que numa conversa qqr (uns dias atrás) a Bruna se lembrou de alguém - o Paulo - que ela mal conhece, mas sabe que pertence a determinada família e eu por acaso, assim mesmo como não quer a coisa perguntei-lhe quem era o Paulo ao que ela respondeu "é o namoado da Patita" (é o namorado da Patrícia) e como se ainda não bastasse falou no André (irmão da Patricia) e disse: "o Andé é muto ato" (o Andrá é muito alto) e logo de seguida diz: "A Patita é muto ata" (A Patricia é muito alta)... a verdade é que eles são muito altos os 2... eu fico pasmada com as observações dela. Ela viu o Paulo 2-3xs no máximo e a Patricia e o André já viu mais vezes, mas não é muito frequente pq eles são de Sesimbra e só cá vêm muito de vez enqd!!!

É evidente que ela já ouviu dizer que o Paulo é o namorado da Patrícia, mas se ouviu 2-3 vezes em alturas muito diferentes e distantes foi o muito e nem sequer se estava a falar com ela directamente.

***

Hoje tb me pediu um lápis para escrever, dei-lhe uma caneta, mas não era a caneta que queria, era o lápis, dei-lhe o lápis, não me pareceu muito convencida. Passado um bocado diz: "não é ete, é o goxinho" (não é este é o grossinho) que são umas canetas de filtro que ela tem que são redondas e grossas... eu nunca lhe disse que aquelas canetas eram grossas, ela prórpia fez a associação!

***

Hoje fomos finalmente ao "poping"! Só visto... gosta mesmo daquilo. ADORA as casinhas para crianças, adora os carros de supermecado c/ volante, adora entrar nas lojas... é minha filha :)!
Fartou-se de brincar no escorrega, sobe com uma facilidade que só visto e lança-se na descida sem medo nenhum.
Comprei-lhe uns sapatos lindos de morrer e depois lá fomos nós ao Toys'R'us e comprei-lhe umas letras magnéticas, plasticina com moldes dos números e mais um jogo sobre formas e cores!
Mas o que, mais uma vez, ela mais gostou foi das casinhas... então encontrou uma que adorou e até a "mobilou", lol, foi buscar um banquinho e muito desembaraçada lá ía ela com o banquinho na mão para dentro da casinha para se sentar... o pior foi para ir embora...

sexta-feira, 16 de março de 2007

Vacina e não só

Outras coisas deste dia de parabéns da piolhinha!!!
A vacina... a da hepatite A! Correu muito melhor do q estava à espera, não foi o espectáculo do costume... chorou mal entramos no centro de saúde, mas depressa "esqueceu" porque esteve a brincar com uma menina, e enqt brincava, não sei se por coincidência ou não (ainda não explorei muito esta parte) pegou num 8 (daqueles de encaixe) e deu à menina: "o oto" (o oito)! Depois estava sentada numa mesa que tinha 4 quadrados de 4 cores diferentes e acertou no vermelho, no azul e no amarelo, a outra era o verde, mas estava tapada com coisas em cima.

Depois lá entramos, chorou mais um bocadinho, mas nada de mais e até acalmou na altura de espetar a agulha não chorando praticamente.

***

Partiu o DVD da Floribela, é apenas e só o 2º que parte esta semana. Ajoelhei-me para ficar ao nível dela, ela fixou-me os olhos, eu com uma voz firme ralhei-lhe, disse-lhe que já não poderia ouvir mais as suas músicas preferidas, etc, etc, etc... uns 2 segundos de silêncio, a Bruna vira costas e diz num tom tipo (ok, ok, whatever) exactamente isto "tá bem mamã, tá bem"... eu simplesmente olhei para o lado e parti-me a rir :)!

***

Ligou a Playstation 2 à televisão. Aqueles 3 pinos (branco, amarelo e vermelho) encaixou-os cor com cor. Mandei-a fazer mais do que uma vez e acertava sempre com as cores... o meu orgulho :)

***

Estava a comer "queitso" (queijo) e já não lhe devia apetecer mais, pois o pequenino bocadinho que tinha na mão enfiou-o na minha boca e disse: "toma mamã, é muto bom", lol!

***

Tem 3 Barbies, uma é a "moeia" (morena - é mesmo, é a surfista); a outra é a "bonita" e a outra é a "teia" (feia), lol!!! Não, não fui eu que as batizei, foi mesmo ela!

22 meses

Parabéns minha princesa marota :)! Mais um mês! E só já faltam 2... 2!!!! até custa a acreditar, 2 para fazeres 2 anos... o tempo voa mesmo! Ainda ontem soube que estava grávida... mas foram os 22 mais felizes da minha vida. Não há muito a dizer... és a minha princesa, és a dona da minha vida e do meu coração... és a minha vida! E AMO-TE MUITO... muito... muito...

quinta-feira, 15 de março de 2007

Finalmente...

... foi à praia:)! Estava a mamã a trabalhar qd recebe um telefonema da vovó que passou o tlm à princesa que depois de lhe ter perguntado onde estava respondeu "na paia"... pois e eu ali fechada a trabalhar, sim senhora...

Pelos vistos o papá chegou a casa mais cedo e como o tempo estava tão bom levou a vovó e a princesa a dar um passeio na praia... srotudas!

Parece que se divertiu imenso e até teve direito a um beijo lambusado de um lavrador, lol!!!!

Pelo menos já matou o bichinho da praia :)

***

Afinal parece que foi só e apenas uma feliz coincidência a almofada, porque hoje acordou por volta das 5-6 da manhã, veio para a nossa cama e por volta das 8:20 já estava prontinha para começar o dia, ehehe

***

Amanha é dia de vacina... o dia dos 22 mesinhos!

(Nota: esta entrada foi escrita ontem, mas não tive tempo de a publicar)

quarta-feira, 14 de março de 2007

Sensibilidade

Isto não é propriamente novo, mas começa a ser mais evidente. A Bruna começa a mostrar-se cada vez mais uma criança sensível...
Já há cerca de 2-3 dias atrás, a vovó estava a comentar qqr coisa com o vuvú com uma voz de preocupação (em relação a algo que a estava a preocupar muito) e a princesa começa a fazer beicinha, os olhos enchem-se de lágrimas, fica toda vermelhinha e desata a chorar:(. Tive que pegar nela (estavamos a jantar) e dar-lhe muitos miminhos e fazer-lhe festinhas para a acalmar.

Hoje, o papá foi comprar remédio para desparasitar a gata e pediu-me ajuda (vcs sabem como são os gatos...) ele segurava-a na parte de cima e eu segurava-lhe nas patas para ela não arranhar. Pegou na seringa que tinha o remédio e meteu-lhe na boca. A princesa que estava a observar aquela cena toda, desatou a chorar e fugiu para o terraço e foi-se esconder na ponta mais distante do terraço a chorar e só falava na Nina (a gata): "quê vê a Nina"... é tão fofa...

***

Esta noite dormiu pela 1ª vez com uma almofada... e não sei se foi coincidência ou não dormiu seguidinho da meia noite ás 9 da manha!

***

Conversas dela:
D. Manuela: "o vuvú?"
Bruna: "tá a tabalhá"
D. Manuela: "e o papá?"
Bruna: "tamém"

Ía sair para passear com a vovó, eu fiquei em casa porque 20 minutos depois iria para o ginásio (trabalhar):
Bruna: "anda mamã"
Mamã: "não posso filha"
Bruna: "vai tabalhá pó tsinásio?"

Hoje comeu pela 1ª vez maçã assada:
"é boa, é memo boa (é boa, é mesmo boa)" lol!!!

Antes de ir passear e ir buscar o amiguinho Diogo ao colégio:
"quê i ao Diogo, poto bem! (quero ir ao Diogo, porto-me bem) - pois pois menina Bruna:)

Quando cheguei à noite foi-me buscar à porta do prédio com o papá e depois foram comigo até à garagem. Quando guardei o carro na garagem e a tirei e pús no chão, agarrou-se a mim e: "tem medo mamã"... parece que começa a ganhar outro tipo de consciência, sabe que a luz da garagem se apaga de repente e fica tudo às escuras, e isso agora mete-lhe medo aparentemente, tá a ficar muito crescidinha :)

A "Cinderela" é o 5º

Ontem ( e hoje) o dia esteve magnifico, mesmo bom para a princesa andar a explorar o terraço que ela tanto adora, mas que durante o inverno poucas vezes usa. Ontem quando cheguei a casa à hora do almoço andava ela toda entretida a brincar e depois disse-me qqr coisa que eu não percebi muito bem e como não lhe respondi disse-me "tás ouvi mamã?"!

Depois andava a brincar na porta do corredor que tb dá para o terraço e eu estava dizer-lhe para parar quieta que ainda trilhava os dedos... "vai domi mamã"... "o quê????" perguntei eu incrédula... "vai domi"... Agora digam-me onde é que eles aprendem estas coisas? Mamã sofre mesmo, lol!!!!

***

E já tem mais um livro decorado no reportório (são 5), o da "Cindielha" (cinderela, em poucos dias mudou de "tintielha" para "cindielha". E nem sequer foi comigo que ela mostrou os dotes de memorização.
Estava no quarto com a Titi Graça que lhe estava a ler o livro e como já lhe tinhamos contado sobre os outros livros ela resolveu "testá-la"... pasmou... e só dizia "Meu Deus, contado ninguém acredita" (eu sei, eu sei!!!), principalmente quando ela dizia as palvaras mais complicadas e pouco usadas no dia a dia. Depois a uma certa altura a frase era qqr coisa como "as irmãs da Cinderela estavam loucas" e ela em vez de dizer loucas disse "tolhas (tolas)" ... foi de rir, muito boa a associação que fez.

E o interessante (como se já não bastasse ter decorado mais um livro) foi o facto de mais uma vez ela parecer que nem sequer estava deitar muito sentido, porque estava a brincar com uma boneca ao mesmo tempo que ía respondendo. Qual será o próximo livro??? lol!!!

***

À noite estava a beber água e entalou-se: "mamã quê tiá a tete (mamã quero tirara febre)", tive que lhe por o termometro mais de 2 vezes e ela até tinha que ouvir o pipipi do termometro, depois puxava pela tosse e dizia "tou doente".

terça-feira, 13 de março de 2007

Ela é pimba

Mais uma vez teve que ser ela a escolher a roupa, meias e sapatos... e aqui está a última tendência da moda portuguesa:



***

Estava a trepar pelo braço do sofá (adora trepar, literalmente, até já conseguiu trepar a uma parede em forma de coluna que há na cozinha, lol) e diz para o papá:
"olha que ipetaculá" (olha que espectacular)... onde é que ela vai buscar todas estas expressões é que eu não sei bem, porque nem sequer são expressões que se use muito cá por casa...

***

Custa-me ademitir isto, mas a minha princesa gosta de música pimba, ai pois gosta, Já há uns meses que cantava o "Mexe mexe" da Rute Marlene, ouviu uma vez na tv e nunca mais se esqueceu. De início cantava assim:
"mé mé q'eu góia", agora já mais crescidinha já canta "mexe mexe q'eu goto"
Hoje o Toy (e que bem que ela diz Toy) foi ao programa da tarde e pelos vistos a princesa gostou tanto da 1º canção que pôs as mãozinhas em forma de oração e disse: "canta mai um bocadinho" (canta mais um bocadinho)... tipo a pedir por favor... ai ai, a partir de agora só vai ouvir ou a MTV ou o canal Mezzo, lol

***

E continuando nas músicas, sabe cantar a "Laurindinha" do pincipio ao fim sozinha, é tão engraçada e ontem tb andava a cantar o "sobe sobe balão sobe", que é uma música que lhe costumava cantar para a adormecer, mas já há algum tempo que não a canto, ontem andava ela a cantá-la :)!

***

Mais frases dela hoje:
"quê domi ao teu lhado" (quero dormir ao teu lado)
"quê ir pó outo lhado" (quero ir para o outro lado)

A fazer um diálogo com 2 totós que têm uma bonequinha
Bruna: "olhá sou a menina do totó, e tu quem é?" (olá, sou a menina do totó e tu quem és?)
Bruna (novamente): "tamem sou" lol

O fim de semana

Este fim de semana que passou foi muito cansativo. A mamã teve que trabalhar tanto no sábado como no domingo a fazer avaliações fisicas e não teve muito tempo para gozar bem a princesa, mas aproveitou todos os momentinhos.

No sábado de manha depois de a vestir:
"que tgia q'eu tou" (que gira que eu estou)... e aqui fica a prova:


Depois enquanto lhe calçava o sapatos:
"tcheia a xolé" (cheira a cholé)... e aqui está a prova... deviam cheirar mesmo tendo em conta a "expressão" dela, lol:



No sábado fomos jantar fora (depois de 5 horas seguidinhas de trabalho) e o vuvu ía no carro a meter-se com ela... levou com 3 respostas diferentes:
1º - "Pouco ulho Xuão" (pouco barulho João) - mas o vuvu nem se calou nem parou quieto
2ª - "Tá calhado Xuão" (tá calado João) - conitnuou a não resultar
3ª - "é tótó Xuão" - risada geral :)

***

É engraçado como percebe tudo tão bem. No sábado foi levar-me ao "poping" (shopping) com a vovó, primeiro não me queria deixar ir trabalhar: "não vá tabalhá mamã" e não queria sair do meu colo, mas depois eu disse-lhe ao passar pelo continente para ir comprar uma coisa ao continente... saltou do meu colo e disse: "vai tabalhá mamã, vai" lol... esperta:).
Mas depois ao ir embora a vovó passou pelo local onde estavamos a fazer as avaliações fisicas e ela olhou para mim, parou e estava a preparar-se para vir ter comigo, a vovó disse-lhe que eu estava trabalhar e que não podia ir ter comigo, ela simplesmente se riu para mim e foi embora com a vovó.
À noite qd me foi buscar com papá foi a mesma coisa, passou por mim, eu ainda estava a trabalhar e simplesmente se riu para mim, mas assim que eu acabei de atender a última pessoa abri os braços ela voou para mim... até caiu :)

No domingo a cena repetiu-se, embora tivesse sido o papá que me foi levar e quem e foi buscar com a princesa. Consolou-se de andar no "poping"... adora "popings" e "Cote Inlhés" (Corte Inglês)... a quem é que ela sairá???? lol!!!!

E assim foi o nosso fim de semana!

sexta-feira, 9 de março de 2007

Cada vez mais faladora

A minha princesa surpreende-me de dia para dia... a cada dia que passa fica um bocadinho mais menina, mais crescida e nota-se, parece que aproveita a noite para crescer...e até aproveitam :), mas é surpreendente como eles crescem e aprendem à velocidade da luz.
Tem-se saído com cada uma, às vezes parece mesmo uma menina bem mais velha a falar e não, não estou a exagerar... até eu que a conheço, que sei das suas capacidades fico ademirada.

Ontem estava a pentea-la depois do banho, e ela estava muto quieta a olhar para baixo enqt eu o fazia, ao contrário do que é costume, estava muito quietinha à espera que eu acabasse, qd acabei suspirou e disse com uma pronuncia correctissima (como eu propria digo): "Ok"... lol!!!!

***

Hoje de manha, acabei de a pentear e ela disse: "tou pentiada (Penteada), depois fazia que me punha creme na cara e qd acabou disse-me "tá ponta mamã (tás pronta mamã)"

***

Estava a brincar com um dos bebés dela e lá estava ela a inventar os diálogos entre eles e dizia-lhe "que tse patsa bebé (que se passa bebé)?" e depois respondia pelo bebé alterando o tom de voz (é demais quando o faz): "nada", assim tudo muito explicado.

A Nina (a nossa gata) estava deitada no tapete do meu quarto e ela estava lá sentada com ela e fazia-lhe festas e perguntava: "que tem Ninita? (que tens Ninita)"

***

Frases que foi dizendo durante o dia de hoje e que eu fui tomando nota mentalmente:
"tá alhi ó fundo (tá ali ao fundo)"
"não vi" (qd lhe perguntei onde estava algo)
"falha baitxo papá (fala baixo papá)"
"põe ato" (a pedir para pôr a televisão mais alta)
"é tu Inê (És tu Inês)" ( a mostrar-me uma foto minha em bebé)


Começou a utilizar "muto ou mutos (muitos)" correctamente e "novo" também correctamente!

***

São tantas a frases.. mas a mais linda de todas continua a ser o Tatu (amo-te). Hoje o papá ía a sair para a "caíca (clínica,lol)" e disse-lhe "amo-te Bruna" e ela não lhe respondeu, quando ele já não estava por perto (mas ainda em casa) gritou "Tatu papá" e depois virou-se para mim e disse: "Tatu mamã".... não há palavras nestes momentos, nem nestes nem em tos os que estou perto dela e brinco com ela e lhe dou beijinhos e lhe sinto o cheiro e lhe faço festinhas... é a minha vida ali diante de mim :)

***

E temos mais um jogo novo, vi numa revista e achei interessante. Ponho uma caixa larga no chão e depois atiramos objectos para acertar dentro da caixa. É evidente que se tem q estar a uma distância curta, mas a Bruna adora o jogo e todas as vezes que acerta diz "ganhei"!

quinta-feira, 8 de março de 2007

Momentos giros

Os livros continuam... Ilídia, pelos vistos gostou muito da única vez que lhe li a "menina dos caracóis de ouro e os 3 ursinhos" porque hoje estava a ler-lhe pela 2ª vez a "Cinderela" e ela diz: "Acabou, não quê mai, lhê a menina dos acóis (acabou, não quero mais, lê a menina dos caracóis)"... fiquei meia pasmada a olhar para ela... e voltei a perguntar que livro queria e ela repetiu "a menina dos acóis". A sério, li-lhe uma única vez, meio à pressa (porque eram quase 10 horas e eu ainda não tinha jantado) e ela só dessa vez fixou o nome :o. Lá lhe li mais uma vez e meia, eheh!

***

Esqueci-me de contar esta história, mas há cerca de 2-3 dias atrás a piolhinha estava jogar à bola com a vovó, e a vovó ao dar um chuto na bola saiu-lhe o chinelo e bateu em cheio com o pé na beira da porta... escusado será dizer que quase chorou com dores... a princesa não sei bem porquê, tirou o sapato dela e começou a chorar (literalmente, com lágrimas e tudo) e esfregava o pé e dizia: "dói aqui (a apontar para o pé)" lol!!! Nem sequer bateu com pé em lado nenhum e é obvio que não lhe doía nada. É muito solidária a minha filha, eheh!

***

Ontem à noite sentadinhos no sofá (até parece mentira, mas aconteceu mesmo, nós estivemos os 3 sentados no sofá) com um livro na mão (não um livro de histórinhas, mas de imagens e números) continuamos com o jogo do igual... haviam muitas figuras no livro e nós perguntavamos-lhe "onde está a laranja" e ela apontava e depois nós diziamos "agora procura outra igual" e ela olhava muito séria e procurava com os olhinhos até encontrar e lá apontava ela... é tão gira qd está séria e concentrada. E adora este jogo, adora apontar e descobrir e adora perceber que acertou. E ás tantas já é ela que começa a perguntar por outras figuras que estão noutras páginas:)

***

Estava a mudar-lhe a fralda e ela começa a fazer força e a dizer que não queria a fralda e fica muito séria a puxar e começou a fazer xixi... e eu disse-lhe "óh filha, é no potinho, tens que pedir à mamã" e ela de imediato disse "vai bucá o potinho mamã" e eu disse-lhe então espera aí. Lá fui eu, cheguei com o potinho sentei-a... "quê o patito (o pote tem uma cabeça de pato que eu tinha tirado para ser mais fácil sentar-se)" lá vou eu novamente a correr buscar o pato. Dou-lhe o pato... "quê i faxê titi com o pote a coinha (não sei bem como é que diz cozinha, mas é algo do género)" e lá vamos nós para a cozinha... levanta-se e começa a cantar "bua bua olhé olhé (Bruna Bruna olé olé)"... qd faz xixi ou cocó no pote ou toma os remédios direitinhos nós cantamos-lhe esta música... mas o pote estava vazio, lol... por isso cantou sozinha, eheheh!

***

E HÁ super bebés... vejam este vídeo de um bebé a andar aos 6 meses...
Super-bebé

terça-feira, 6 de março de 2007

Livros e jogos

Livros, livros, livros.... e livros. Estes últimos dias têm sido assim! A minha princesa sempre gostou de livros, sempre adorou que lhe lesse, passavamos longos tempos a ler livros, liamos 2-3 livros de uma só vez... mas esta última semana... são 4-5 livros de cada vez e mais do que uma vez ao dia. A 1ª coisa que pede qd chego a casa é "mamã, anda lhê a itoínha (mamã anda ler a historinha)". E tem agora um livro preferido: "a tindiela (cinderela)". A-D-O-R-A o livro e nem sequer é dos mais bonitos da Cinderela, mas não sei bem porquê todas as vezes que lhe leio tenho que repetir 2 vezes mais. E até tem uma parte preferida, que é qd a Cinderela perde o sapato de cristal :)

A Ilídia, como sempre pronta a ajudar, emprestou-me ontem 3 livros didáticos para lhe ler... Ontem só tive tempo de lhe ler um "A menina dos caracóis de ouro e os 3 ursinhos"... ela queria que eu lhe lesse todos ao mesmo tempo, só que já eram quase 10 da noite e eu sem jantar... foi dificl, mas lá a convencia que já não dava para ler mais nenhum porque a mamã tinha que ir jantar!

***

Quis jogar com as Cartas do Noddy, então eu fiz o jogo do igual, dei-lha algumas cartas e fiquei eu com algumas, depois punha uma carta e dizia-lhe para procurar uma igual e ela acertou em todas :)! Depois qd já não haviam cartas iguais dizia-lhe para procurar o amigo da Ursa Teresa e ela pegou no Urso Rechonchudo e depois o amigo do Mafarrico e ela pegou no Sonso :)

***

Estavamos a ler (o que mais podeia ser??) o livro da "Anita mamã" e tem uma figura do bebé de tronco nú, e tem uma maminha à mostra, mas a outra está tapada pelo sabonete... "mamã, on tá a outa maminha?".
Segundo o meu marido isto é muito importante, a percepção corporal... o Dr. Júlio tb falou sobre isto na consulta e aliás um dos seus livros de figuras de teste eram de figuras sem um dos braços, ou de caras sem boca por exemplo...

***

Já passou as barreira dos 15. Antes contava até 15 bem , mas qd entrava nos "deza..." fazia-lhe uma certa confusão. Ontem estavamos a contar e contou até 18 sempre seguido!

***

Sara & Twins: gostava de visitar o teu blog, mas não sei como... diz qqr coisa ;)

segunda-feira, 5 de março de 2007

Apanhados

Foi assim que eu a encontrei qd cheguei à sala :


Depois de comer um bocadinho de gelado


Tirou os sapatos ao vuvú, sem ninguém ver... encontrei-a assim:


domingo, 4 de março de 2007

Está melhor e várias coisas

A minha piolhita está melhor, a tosse já está a passar, pelo menos já não é tão seca, ainda tosse mas muito menos e já respira bem melhor.
A pior parte é conseguir dar o antibiótico de madrugada... não é fácil, já não é fácil dar-lhe durante o dia qt mais durante a noite qd ela está a dormir, mas depois de sew revirar e revirar no meu colo com os olhos fechados a reclamar lá acaba por tomar e volta a dormir de imediato :)... mas continua a acordar muito cedo...

***

Tinha 3 lápis no sofá. O que a Ílidia deu, outro que a Soninha deu (adorou Soninha, diz que o guizo é igual ao do Noddy... eu só não sei como é que vai ser, tão mal habituada com tantas prendas... vocês estragam-na meninas ;)) e um que a vovó lhe deu muito giro tb. Pega um a um e conforme vai pegando diz: "um, dós e (um "e" prolongado) tés". Já começa a contar objectos tão bem :)

***

Já sabia distinguir entre grande e pequeno agora tb sabe dizer (qqr coisa como) "ial ou iual". Estavamos à mesa e tinhamos uma embalagem de Ketchup e uma de maionese, os frascos eram de cores diferentes mas de formas e tamanhos exactamente iguais e a princesa disse: "ial a ete (igual a este)" comparando um ao outro.

***
Momentos e frases engraçadas:

Já sabe dizer onde lhe dói. Com uma vozinha de choro:
Bruna: "dói aqui mamã" com a mão na barriga
Mamã: "onde filha?"
Bruna: "a baíga (a barriga)"
Devia ser uma colicazita, porque passou rápido depois do papá lhe esfregar a barriguita.

***

Mal acordou do sono da tarde perguntou pela Titi Nela e eu disse-lhe que estava na sala e a piolha respondeu-me exactamente assim: "vai chamá-la mamã"... assim mesmo... tudo muito explicado... fala cada vez melhor, é demais ;)

***

E aqui fica mais um vídeo da princesa Bruna. Tem 2 partes, uma é mais um "comboio" (alinhar objectos) a outra parte é a princesa a ser teimosa e determinada, lol! Divirtam-se ;)



***

E aqui está a minha piolha a ver o DVD preferido dela, o do "mento da mamã (casamento da mamã)"

Se olharem para a televisão conseguem ver os papás mais felizes do mundo :)

Lígia, tenho a certeza que concordas comigo... foi um dia muito especial ;)

sábado, 3 de março de 2007

Piolha manhosa

Mas que manhosa me saiu a piolhinha!!!! Estava eu a adormecê-la na minha cama contra a vontade dela como sempre (era quase meia noite) e ela começa: "ai, ai, ai" como se lhe estivesse a doer alguma coisa. Acendo a luz, ela ri-se e senta-se, pede-me a "putseia (pulseira)" que estava na mesinha de cabeceira e resolve pôr-se a brincar, é evidente que eu não deixei e deitei-a para baixo, volto a apagar a luz e novamente "ai, ai, dói, dói"... e lá volto eu a acender a luz para ver se relamente não estaria nada a magoá-la... acendo a luz e quando olho para ela começa-se a rir... pode??????? Piolha manhosa, lol!!!!

***

Uma nova palavra que tem utilizado há alguns dias é "comigo". Inicialmente utilizava-a incorrectamente: "mamã quê i comigo" quando o que realmente queria dizer era "mamã quero ir contigo", hoje no entanto tem utilizado correctamente a palavra: "Titi Nelha, anda bincá comigo (Titi Nela anda brincar comigo)", "quê vi dantá comigo titi nelha? (queres vir dançar comigo titi Nela)" e outras frases que foi dizendo ao longo do dia.

***

Já alinha objectos há algum tempo, mas hoje apanhei-a e filmei :)



***

Outro filme engraçado da princesa:)

sexta-feira, 2 de março de 2007

Birras e traquinices

Estavamos a brincar com os legos a fazer "catelhos (castelos)" e a determinada altura por uma razão qualquer a princesa resolveu fazer uma pequena birra e atirou com uma peça dos legos para longe.

Eu ralhei-lhe e disse para ir apanhar o lego ao que ela me repondeu prontamente "não" e então eu muito calmamente disse-lhe que se ela não fosse apanhar que não ía brincar com ela. A piolha continuava a dizer que não. Eu levantei-me e saí. A princesa veio atrás de mim, e deu-me a mão para ir brincar para o quarto dela e acabou por apanhar a peça (que era a condição para eu ir brincar).

Uns 20-30 minutos depois ela fez qqr coisa e eu voltei a dizer que ía sair do quarto, ela pega numa peça de legos e atira para onde tinha atirado a outra e disse "va emboia mamã, vá emboia"...

Mamã sofre, lol!!!!!!

***

E foi assim que eu encontrei o cavalinho de madeira dela...

... no meio do corredor! Empurrou-o do quarto até ao corredor e ainda teve tempo de montar o cavalinho :)

***

Eu estava sem camisola e eu tenho uma flor muito pequnina nas costas tipo uma sombrinha e ela viu e disse: "tá tujo mamã? (tá sujo mamã?) lol!!!!

Pediatra

Diagnóstico: Amigdalite.........

Foi uma consulta dificil. Fomos a um consultório diferente do habitual e enqt esperavamos foi uma maravilha porque ela não sabia onde estava. Eram 23:00 e ela transpirava de correr, não parou um segundo, queria pegar num menino ao colo que tinha menos 1 mês do que ela, fazia festinhas a todos, a senhora da recepção até veio ter com ela e disse-lhe: "tu és um espectáculo... falas tão bem" e depois olhava para nós e dizia "é mesmo engraçada".

A pior parte foi qd ela entrou no consultório e deu de caras com o pediatra... foi tão mau que nem tempo tivemos de nos sentar, começou a berrar (não foi chorar, foi mesmo berrar), deu-lhe um ataque de tosse, e claro vomitou e vomitou e vomitou. Fiquei assustada, mas o pediatra estava tão calmo que me acalmou tb um pouco e enqt eu dizia "Ó sr. Doutor" aflita ele muito calmamente dizia "ela ainda vai vomitar mais"... na altura não teve muita piada, mas depois já no carro ainda nos rimos da situação...!
O médico até disse que ele era melhor do que um xarope que pelos vistos serve para fazer vomitar, dizia ele "tu basta olhar para mim que vomitas logo, nem precisas de xarope" lol!!!
Depois a minha princesa lá acalmou e ele examinou-a ao meu colo e diagnosticou-a com amigdalite.

Foi uma consulta rápida e fiquei aliviada por saber que era só uma amigdalite e nada mais sério como uma infecção respiratória.

O consultório do médico é que não ficou em muito bom estado e eu tb não, estava toda vomitada e ainda por cima por baixo do casaco de desporto tinha uma t-shirt... iaginem o frio, lol!!!!

Obrigadas a todas as mamãs pelas palavras de carinho e preocupação!

quinta-feira, 1 de março de 2007

Febre

O susto passou, mas a tosse não :(! De manha até parecia estar um pouco melhor, mas qd acordou do soninho da tarde estava com 37,6º de febre. Liguei logo ao pediatra que me disse que devia ser uma infecção respiratória, receitou-me antibiótico e disse que era melhor vê-la, não hoje porque tinha uma cesariana para fazer, mas amanha ou 6ª feira.
Por isso amanha lá vamos nós ao consultório que não costuma ser o nosso, mas é onde está amanha e por isso é lá que vai ser vista, não quero aguardar para 6ª feira, se bem que a minha princesa neste momento não tem febre, mas nota-se que tem muita especturação e ainda tem aquela tosse feia e seca.

Hoje vai dormir com a mamã :)! Quero tê-la por perto para vigiá-la e à 1 da manha tenho que a acordar para tomar o antibiótico... esta vai ser a pior parte, se bem que ela tem tomado muito bem os remédios ultimamente, mas à 1 da manha... vamos lá ver como reage!

Tirando isto a piolha tem andado muito bem disposta e hoje de manha até tive uma sessão extra de exercicio porque quis andar a subir e descer escadas do prédio. O papá hoje tb lhe disse "nunca mais está bom tempo para irmos para a praia"... oh frase que disseste... nunca mais se calou: "quê i pa paia (quero para a praia)", "vamo mamã à paia (vamos mamã à praia)", etc, etc... foi dificil convencê-la que hoje não íamos poder de todo ir à praia, lol!!!! Tem bem a quem sair, o papá e a mamã ADORAM praia:)