sábado, 4 de outubro de 2008

Juntar letras

A vovó tem um pratinho daqueles tipo souvenir que diz PORTUGAL. A Bruna estava a brincar com ele, aponta para o "TU" e diz-me:

"olha mãe, TU"

Depois perguntei-lhe onde dizia "PO" e ela apontou toda contente:)

***

Estava com o folheto da reunião da escolinha dela na mão. Apontei para o nome da educadora e perguntei-lhe:

Mamã: "o que diz aqui filha?"
Bruna: sem hesitar "Sara"
Mamã: sem qqr esperança de ouvir a resposta correcta, mas perguntei apenas por perguntar, a apontar para o nome da auxiliar "e aqui, sabes o que diz aqui?"
Bruna: olhou cerca de 2 segundos "Mariana"
Mamã: parva com a resposta... "como é q tu sabes q é Mariana????"
Bruna: limitou-se a rir!
Mamã: Apontei para outra palavra "e esta, sabes?"
Bruna: "Pai"

Não era "Pai", mas era "Pais" e lá lhe expliquei como se lê o "s" no fim das palavras!

Qt à Mariana pensei tratar-se de uma coincidência... sei lá podia ter sido, embora não houvesse nada ali que lhe pudesse sugerir isso.
Para tirar teimas, mais tarde escrevi num papel o nome Mariana e perguntei-lhe. Olhou e de imediato respondeu:

"Mari..." e parou, não conseguiu "ler" (ou o q qr q seja q ela faz) o resto. Conseguiu com a minha ajuda.

A minha conclusão: consegue "ler" algumas palavras com algumas sílabas, como foi o caso da primeira parte da palavra "Mariana" e depois perde-se. Acho q o q fez no papel da reunião foi juntar 1+1, ou seja, por dedução achou que ali uma palavra com "Mari" só podia ser Mariana q era qm fazia parte da escolinha tb!
Sinceramente não sei.

Ela começou a juntar letras por ela, sem ninguém lhe ensinar, qd dei conta ela já sabia juntá-las.
Não é uma criança de gostar de mostrar o q sabe fazer, aliás a maior parte das vezes diz não sei ou responde errado a coisas q tenho a certeza absoluta que sabe, sempre foi assim e por isso muitas das coisas q descobri q fazia aconteceram por acaso, qd ela por vontade dela e quase sem ela pp reparar me "dava conhecimento" daquilo q realmente sabe!

2 comentários:

Ilidia disse...

Olá amiga!
Estive a ver as fotos da princesa... e de facto, parece-me que ela tem muito potencial...pelo menos pelo equilibrio em pontas! MUITO bem ;)
Porque não aproveitar isso?

Eu ADORO as meninas da Daniela, ainda no último Sarau pareciam uns patinhos! Tao LINDAS!!!

Beijoca GRANDE

Os meus 4 FOFINHOS... disse...

Miga eu tb quero tanto k a minha B. tenha Ballet...ela adora dançar, é uma coisa por demais :o)
E como na escolinha tem Ballet...vou pôr, mas só para o ano, pk axei k este ano seria mta novidade para ela...uma coisa de cada x.

Mas vejo k a minha B. do Norte tem estilo para o Ballet sem dúvida...hehehehehehhehe
Se ela quêr...axo k sim, vai em frente.

Jinhos mto mto fofossssssssss para as 2 lindassss