terça-feira, 13 de novembro de 2007

Brincar com as palavras

Não é novo, mas não me lembro de ter falado sobre isto aqui, e agora q começa a intensificar-se lembrei-me de o fazer.

Está sempre a inventar palavras, de uma palavra qqr faz outra, por exemplo começa a dizer "caminha, camanha", "papá, pipó", "natal, Natil", a Titi Nela é muitas xs chamada de "titi Manil", e por aí fora, são tantas...

A última:

Bruna: "Titi Nela anda vé-me a tomá banho no rio... (fez mesmo pausa)cionte" (ela diz q o banho é o rio porque lhe encho a banheira. À palavra "rio" juntou a palvra "rinoceronte" e surgiu a palavra "Riocionte" e não queria dizer "rinoceronte" pq esta palvra diz: "rinocionte" com o "n")
Mamã: para confirmar q ela estava a inventar a palavra: "para onde?"
Bruna: "pó riócionte"
Mamã: a frisar bem a palvra "riocionte?"
Bruna: "Sim"
mamã: para perceber se ela sabia a diferença ou tinha sido ao acaso "e o que é um rinoceronte?"
Bruna: "é um animal"

***

Continua muito interessada em "ler" e aprender as palavras. Outro dia pediu-me para escrever gato e cão com as letras magnéticas dela, reconhece imensas palvras, anda sempre com livros na mão a fazer q lê. E só qr aprender aprender aprender!

É uma criança MUITO versátil no q diz respeito às brincadeiras, mas este assunto fica para uma outra entrada q já se vai fazendo tarde!

***

Qt á dança, continua a ir, sem problemas, muito bem integrada, ainda hoje chegou atrasada nem sequer me viu, foi direita à sala sozinha, abriu a porta, pelo caminho ía tirando o casaco, foi logo em direcção à professora deu-lhe um beijo e lá foi ela para a posição :)! Já tenho um video, não está muito bem - culpa do papá, foi ele q filmou - mas na verdade ela fica sempre bem lá na frente e com todo o movimento perde-se muitas xs o ângulo para filmá-la, mas depois eu vou editá-lo e ponho aqui, entretanto no sabado vou tentar filmar melhor!

3 comentários:

Rute disse...

Eu fico deveras impressionada! É k a Bruna é msm uma menina super inteligente! Uma delicia!
Bjks gds ;)

Lúcia disse...

O que me deixa boquiaberta é o conseguir ler por memoria visual. Demais esta miuda pá!

O Príncipe Duarte disse...

A Bruna sempre mto desenvolvida e esperta!

Bjs

alice+duarte