sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Ainda as brincadeiras

A Bruna é uma criança muito versátil no que diz respeito às brincadeiras! Tem interesses variados e está sempre pronta a experimentar brincadeiras novas!

Os livros: anda quase sempre com um na mão! Principalmente o de inglês! Aguenta 3 (ou mais) livros seguidos sem dizer um ai! Ela é q pede os livros q qr ler, se sou eu a sugerir "vamos ler um livrinho?" aceita de imediato, aliás como em qqr brincadeira!

As bonecas: é muito feminina e por isso as bonecas desde sempre fizeram parte das suas brincadeiras! Brinca muito com bonecas, faz diálogos deliciosos e eu adoro brincar com ela!

Os jogos: jogos de encaixe, puzzles, de numeros, de cores, de formas, qqr jogo ela joga. às xs é ela q pede outras sou eu q sugiro e lá está ela sempre pronta para jogar e aprender. Concentra-se durante tempos infinitos nos jogos.

Plasticina: já vou no 2º balde de plasticina porque brinca tanto com a plasticina q tive q lhe comprar um segundo balde cheiiiinho de plasticinas. Com a plasticina dá largas à ciritividade dela e à imaginação!

Os desenhos: se calhar aquilo q neste momento menos a interessa. No entanto hoje fez 2 linhas e no fim das duas linhas desenhou aquilo a q ela chamou "sapatos de quital" (cristal), ou seja seriam 2 pernas e os sapatinhos, achei o máximo :)!

Recortar: a paixão mais recente! Adora cortar papel, vou comprar-lhe um kit para fazer recortes e colagens! Ainda não domina a tesoura para recortar figuras, mas já segura muito bem na tesoura e farta-se de cortar papel!

Actividades mais académicas: desde muito cedo, qd a Bruna começou a revelar os seus conhecimentos um pouco avançados para a idade eu ía ouvindo comentários como: " isso tb é um bocadinho de mais, não devias puxar tanto pela menina", ainda hoje ouço. O q acontece na verdade é q muitas das coisas q a Bruna foi "demonstrando" foi ela pp que foi aprendendo, ía ouvindo e ía assimilando e qd dessemos conta já ela o fazia ou sabia na perfeição, como foi o caso de contar até 10 aos 13 meses de idade, nunca lhe ensinei, qd demos conta já o sabia, como estas muitas outras. As coisas q lhe ensino, como as letras, os numeros, fi-lo porque sempre demonstrou grande interesse em aprender e aprendia à primeira. As palvras q ela conhece, os simbolos, as marcas, etc, foi ela qm as aprendeu, qd reparei já as sabia,etc! É uma criança q adora aprender, disso não tenho duvidas nenhumas!

Actividades físicas: adora jogar à bola! outro dia conseguiu apanhar uma bola com as duas mãos qd eu lhe atirei.adora correr e saltar e dar cambalhotas (na perfeição, video mais tarde), trepar às coisas, fazer ginástica, dançar, natação... tem uma flexibilidade fenomenal... enfim, qm sai aos seus não degenera :)

Ela adora mesmo fazer um pouco de tudo, está sempre disponivel para brincar, qqr q seja a brincadeira, e eu brinco imenso com ela!

***

A nossa última brincadeira, feita ao bocado:

Eu desenhava coisas e pessoas a pedido dela, mas para eu o fazer ela tinha q adivinhar ou uma letra, ou uma palvra ou um numero! Além das letras maiusculas q as conhece todas já conhece muitas minusculas tb, embora eu não tenha ensinado, mas às xs qd estamos a ler eu digo-lhe "olha um A pequenino... ou um E, etc" e lá está, ela vai assimilando. Eu escrevi num papel várias letras minusculas e depois de ela me pedir o desenho q queria eu dizia-lhe: "então diz-me onde está a letra__!" se ela acertasse eu fazia, se errase eu fazia-lhe outra pergunta... mas não errou NENHUMA :)! Depois fiz o mesmo com palavras e com numeros, tb não errou nenhuma palavra, os numeros errou o último numero q ela sabe muito bem ql é, mas penso q já estava cansada... já estavamos nisto há mais de 1 hora.
Depois eu recortava as imagens q fazia e ela ia fazendo teatrinhos com as figurinhas:)
Muito giro e educativo, e já sei q amanha me vai pedir mais ;)!

1 comentário:

Rute disse...

Bem, ai em casa tb não deve haver momentos mortos! A Bruna está uma menina muito crescida!
Bjks gds ;)