terça-feira, 17 de julho de 2007

Vergonha

Começou aos 22 meses! Lembro-me bem porque foi muito pouco tempo depois da consulta com o Dr. Julio, cheguei mesmo a comentar com a Ílida porque acho que não é muito normal nesta idade. Não tem nada a ver com o estranhar as pessoas, é mesmo sentir-se envergonhada.

Por exemplo qd diz alguma coisa engraçada ou canta ou outra coisa qqr, em certos momentos se lhe perguntamos: "o quê?" , como se estivessemos a pedir para repetir para voltarmos a vê-la faze determinada coisa ou porque estamos incrédulos q ela o tenha feito, ou porque achamos imensa piada, ela fica envergonhada, sem jeito, encosta-se e baixa a cabeça com um sorrisinho envergonhado nos lábios e responde-nos "nada"... um "nada " baixinho, envergonhado... e não repete mesmo!

Mas no domingo verbalizou a vergonhoa, ou seja, o Vuvó Armando já cá não vinha há algumas semanas, ela já sabia q ele vinha. Ele tocou à campainha:

Mamã: "vai ver, é o vuvu Armando"... ela foi a correr pelo corredor fora até à porta à espera que o elevador chegasse, qd o sentiu a parar...
Bruna: "tenho vigónha"... e agarrou-se à vovó q tb estava cá!

Esta fase não é suposto acontecer mais tarde??? Aliás bem mais tarde???

2 comentários:

Cris disse...

Pois, neste aspecto não te posso ajudar :-(
Mas a Bruninha com vergonha?? Não parece nada dela.
Aqui para nós nem sabia que as crianças passam por uma fase de vergonha...
Bjs.

Pipocas Bebé disse...

Deve ser tão querida quando está com vergonha...
Beijoquinhas fofinhas à filhota e à mamã!