domingo, 17 de junho de 2007

Letras, ler e livros

Como eu já referi anteriormente a Bruna está numa fase de querer saber "o qui di aqui"! E para meu espanto já vai reconhecendo algumas palavras. Não q as saiba ler, mas sabe o que dizem!

O seu interesse pelas letras é crescente! Nunca fui eu que lhe impus a sua aprendizagem, ela é que gostava e gosta de jogar o joguinho das letras e assim foi aprendendo... Eu não lhe ensinei o K o W e Y porque achei que neste momento não faria sentido uma vez que as palvras associadas seriam em inglês e por isso apenas a iriam confudir, a verdade é que ainda hoje me pediu para "lé a toínha das letaz" e então eu mostro-lhe a letra e ela diz qual é. Estas 3 letras estão na mesma página de outras letras e qunado lhe mostro a página em questão ela pergunta-me logo: "e eta mamã, qual é?" ao que eu lhe digo apenas a letra e não associo nenhuma palavra!

Hoje estava a ler-lhe um livro (li umas 3 xs seguidas, o que vale é que era pequenino):

Bruna: "quéo lé mamã"
Mamã: "toma, lê"
Bruna: "entsina-mi mamã"
Mamã: "queres que te ensine a ler?"
Bruna: "Tsim"

E lá ía eu lendo devagarinho e a apontar com o dedo para as palvras! por acaso não era dos melhores porque estava escrito em letras tipo manuscritas, mas de qqr maneira o que acho interessante é esta vontade crescente de aprender as palvras e coisas relacionadas com as letras!

***

Estive a ler sobre isto na net. E fiquei a saber que não se deve ensinar a ler só por ensinar, mesmo que eles mostrem interesse nas letras, apenas se eles pedirem ou deixar que eles aprendam por eles, só se deve começar a ensinar, se eles entretanto não tiverem aprendido, por volta dos 5 anos.

***

E por falar em livros... ela devora livros... eu leio e releio e volto a ler e ela não se cansa, sempre ali a devorar as imagens dos livros parece que lhes está a tirar fotocópias com os olhos...
Então, o papá já lhe tinha lido o livro do Ruca quando lhe estava a dar a fruta para a distrair. Umas 2 horas depois:

Bruna: "mamã, lé a Anita de féas com avó"
Mamã: e porque este livro é longo e já estou fartinha de o ler "não pode ser antes o do Ruca?"
Bruna: "não não mamã, o papá já léu o Ruca, tu lé a Anita de féas com avó"
E pronto lá fui eu ler a Anita de férias com os avós, lol!!!!

1 comentário:

Pipocas Bebé disse...

E como eu adorava os livrinhos da Anita!
Beijoquinhas