domingo, 21 de dezembro de 2008

Do dominio intelectual/ cognitivo

Continua a fazer cálculos mentais que me deixam de boca aberta! principalmente por serem mentais/ abstractos!

Todos os dias abre uma janelinha no calendário de advento e é ela que procura o numero do dia e tem acertado sempre.

***

Quanto às leituras...

Já tenho o DVD do sarau dela (está lindo, já tentei passar para o computador a parte dela, mas é muito pesado e pára-me tudo, vou ter que filmar a partir da tv e passar para aqui) e as "divisórias" entre cada actuação tem o nome da actividade/modalidade e o nome da professora. Todas a vezes q aparecia a divisória ela queria ler. Tinha que por pausa. E muitas palavras desenrascava-se MUITO bem, algumas até difíceis. Havia partes em q eu ajudava e outras q ela conseguia decifrar/ler sozinha!

***

Desenganem-se se pensam que sou eu quem lhe tenta ensinar estas coisas, a maior parte das coisas ela vai aprendendo por ela, é uma autodidacta. Sempre foi assim, tudp o q lhe tenho ensinado é porque ela pede, caso contrário nem vale a pena tentar.

Até há relativamente pouco tempo se lhe perguntávamos se queria aprender a escrever o nome dela respondia sempre que não, de um momento para outro, sem ninguém lhe ensinar começou a querer escrever, assim como outras palavras, embora nem sempre esteja para aí virada, é só mesmo qde ela quer!

letras começou a fazê-las por ela há já muito tempo, depois esqueceu um bocadinho, agora anda com mais vontade de escrever.

***

Nunca foi muito de pintar, muito raramente o fazia, só qd ela me pedia para pintar é q me apercebia das evoluções dela nessa área. E neste momento acho que pinta muito bem para a idade e principalmente porque foi algo que nunca praticou muito... a mesma coisa a nível dos desenhos, tb não tem mto interesse nessa área, mas de vez enqd lá lhe apetece desenhar e surpreende-me sempre com um detalhe aqui outro acolá que ninguém lhe ensinou... pelo menos em casa, é natural que agora no colégio elas trabalhem mais esta área, de qqr maneira acho q está a evoluir muito bem :)

***

Os calculos mentais... esses é que não há hipoetese nenhuma de sermos nós a ensinar e no colégio tb não :)! por isso mesmo acho ainda mais interessante!