sexta-feira, 11 de abril de 2008

Ainda as amigas imaginárias - resposta a comentário

Mamã da Nini comentou:
"Ainda ontem uma colega me estava a contar que a filha, de 3 anos e pouco, tem imensos amigos imaginários.
Deve ser normal nesta fase eles inventarem amigos, dar-lhes nomes, ter conversas e brincadeiras com eles... ela materializa, são as desportistas das revistas :)
Será que também não estará relacionado com o ela não estar no infantário e não interagir (pelo menos tanto) com outras crianças?"


Olha, a Bruna já tem "Amigas imaginárias" há muito tempo! Desde os 21 meses q escrevo acerca disso. Passa por fases, umas mais intensas do q outras. De há uns tempos para cá (desde o verão principalmente) esta situação tem-se intensificado muito.

Só para teres uma ideia, hoje ela, a Bruna, era a Beatriz e a amiga imaginária era a Bia! A Bia foi ao shopping com ela, comeu a sopa com ela, tomou banho com ela, depois ela fazia perguntas à Bia e dizia-me o q a Bia respondia. Eu até insisti um bocadinho mais para saber coisas da Bia para saber até q ponto é q ela levava as coisas e a Bia de facto é mto real para ela.

Não acredito q seja por não andar no colégio ou ter pouco contacto com crianças, ela tem alguns amiguinhos com qm brinca de x enqd, claro q não com a mm frequência q uma criança q esteja no infantário, mas brinca, acho q já é mm dela, porque não é uma situação pontual de umas horas, qd anda na fase mais intensa, q é o caso, a "brincadeira" dura o dia todo (ou até alguns dias) e ela fala mesmo para a amiga, e diz-me o q a amiga lhe diz e o q está a fazer nesse momento e onde está, etc...

As desportistas das revistas não são amigas imaginárias, são personagens q ela cria e faz diálogos entre elas, mas ela não entra no diálogo, ela apenas dirige o diálogo e a situação, é a veia criativa dela, porque jamais me passaria pela cabeça pôr pessoas capa de revista a falar entre si, mas pelos vistos ela teve essa capacidade q eu achei demais. Ela não fala com as bonecas, ela põe as bonecas a falar entre si. Nas pouco ocasiões q fala para as bonecas é qd está a brincar com 1 ou 2 bonecos e ela faz de médica ou de mãe q (esta última é raro), ela gosta mais de inventar outras situações.

Mas desde muito pequenina q ela o faz (meses antes de fazer 2 anos já o fazia e até mudava de voz), eu só acho muito interessante é o facto das coisas novas q ela vai inventando e os diálogos q ela faz q vão amadurecendo com ela! E claro a intensidade com q vive a "realidade" das amigas imaginárias!

1 comentário:

Anónimo disse...

Esta tua menina esta cada vez mais engraçada e crescida adoro ler noticias vossas. Parabéns pela filhota linda que tens.

bjs

Sandra e Anjinho Gabriel

PS : podes pf me dizer com que programa é que fazes os videos da Bruna.