quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Noção temporal

Hoje qd a fui buscar às 13 horas a Sara disse-me:

"Ela ao bocado perguntou-me "que dia é hoje?" e eu disse-lhe 4ª feira e ela disse "não, quantos são hoje?"..." Dizia a Sara com um ar de "sim senhora, muito bem". A Sara ficou muito admirada com a pergunta ao pnto de nos contar:)

Só demonstra a noção q ela tem das coisas sem ninguém lhe ter ensinado.

Depois eu tb disse à Sara algo q já tenho vindo a escrever aqui nt últimos tempos, que ela está numa fase em q tudo para ela é visto em termos de "quantidade" e raciocínio matemático e a Sara concordou comigo, pois ela anda sempre a fazer perguntas relacionadas com quantidades!

***

Ainda em relação a datas e noção temporal, hoje eu tive q ir ao dentista, não estava planeado ir, mas estava com dor no sitio do dente q me foi extraído e ia no carro a dizer-lhe q depois do almoço íamos ao dentista e depois para a piscina (q acabou por não acontecer porque demorei mais do q esperava no dentista) e ela diz-me logo:

Bruna: "mas hoje é dia de pixina"
Mamã: "Eu sei filha, e vamos a seguir a dentista"
Bruna: "mas tu vais ao dentista depois d'amanha" ou seja na 6ª feira... não lhe disse nada sobre isto, fui há 2 semanas e na semana passada na 6ª feira, voltei a marcar para a próxima 6ª feira a semana passada e nunca mais se comentou sobre isso, o q me impressiona é noção de tempo q ela tem... "depois d'amanha"... caramba, é muito bom :)

9 comentários:

Dinastia FilipiNHa disse...

Que bom que a maneira que arranjaste de passar a responsabilidade da decisão para ela está a resultar tão bem!

Quanto ao resto, já nem tenho palavras! Fantástica, como sempre!

Beijocas

sotto le stelle disse...

A minha foma de educar a Rafinha é parecida, normalmente digo-lhe que se ela se continua a portar mal "não irá brincar onde quer no fim-de-semana" e tem resultado também. Como sabes não sou apologista de palmadas...

Beijinhos cheios de carinho

Simão disse...

Pois, o meu piolho anda numa fase de testar-me a mim e ao pai...acho que vou tentar a tua estratégia a ver se tenho melhores resultados...é q o meia-leca já quer mandar cá em casa, era o q faltava!!!

bjs

Lúcia disse...

Eu tb não sou adepta da palmada mas já dei e dou, em ultimo recurso e mais quando a minha paciencia ja n aguenta mais e quando as outras alternativas foram tentadas. Normalmente o contar ate 3 tb resulta mas de manhã nada resulta e sinceramente a birra da manhã desvalorizo e já não tenho qualquer atitude, nem com castigo nem com palmada isto porque a birra da manhã é por sono e qq das tentativas para a apaziguar ia implicar atrasos ainda maiores. Sinceramente de manhã, veste o que eu escolhi proteste ou não, lava os dentes proteste ou não, penteia se e poe ganchos proteste ou não, de manhã reina a ditadura materna e nem sequer falo, é como se ela se estivesse a portar muito bem.

Lúcia disse...

Ah queres saber uma que hoje me deixou de sorriso nos lábios, fui a um médico de medicina alternativa e vi o nome do teu marido. Não tinha a certeza do apelido e perguntei se era de V. Confirmou-me :)

Lúcia disse...

Olha esquece, agora reli o nome dele aqui no blogue e parece me q me enganei q o outro sr era amândio e não armando ( acho ).

Rute disse...

Olha a espertalhona! Grande para umas coisas, mas pekenina agora k lhe interessou! lol :P
O teu método é mt mt bom! 5 estrelas!!!
Beijinhos grandes e bom fim de semana! ;)

Os meus 4 FOFINHOS... disse...

As educadoras de devem ficar mto espantadas com ela...e tu cheia de orgulho...mamã babada.

Jinhos mto mto fofosssssssssss para as 2

PS - Já respondi o email... :o)

Anabela, Lara e Miguel disse...

:)

gostava tanto de ser como tu...

eu nao tenho paciencia, e agora gravida pior...

nunca consegui que a lara ficasse de castigo... consigo é priva.-la de sitios... tipo shopping, Mc donald, parque... de resto népias