domingo, 25 de maio de 2008

Ler

A avançar... por ela! Nunca tive intenção de lhe ensinar a ler, aliás não o faço! Se me pergunta o que diz determinada palavra eu digo-lhe, se me pede para lhe escrever alguma coisa eu faço, ando simplesmente ao sabor das vontades dela.

Aliás foi por mero acaso que dei conta q ela sabia juntar letras, nunca me sentei com ela tipo professora e "vamos lá aprender a ler"! Acho até q há coisas que devem ser feitas no tempo e sitio certo como a escola (neste caso) e por isso não incentivo, mas é ela quem pede e até exige e aí eu faço o q ela pede, mas mesmo assim nunca lhe ensinei a ler como se ensina na escola, apenas lhe digo o q diz o q ela quer saber ou soletro enqt escrevo o q ela qr q eu escreva!

Nt últimos dias já me surpreendeu a ler umas palavritas em livros novos (por isso não memorizadas) e ontem em brincadeira com a vovó e com pouquissima ajuda lia os nomes das bonecas com q estavam a brincar (livro de bonecas de papel que lhe comprei ontem).

Se lhe pusermos uma lista com palavras e lhe pedirmos para apontar as palavras por ordem aleatória é muito raro errar.

As letras minúsculas aprendeu-as quase por ela, disse-lhe uma ou outra, mas a maioria foi aprendendo enqt líamos livros ou enqt teclava no pc! Nem eu sei bem q letras minúsculas sabe de verdade, acho que sabe todas ou quase todas, poderá ter dificuldade nos "d" e "q" (sinceramente não sei, porque, lá está, não ando a ensinar-lhe nada disto).

As letras minúsculas que tenho a certeza q sabe:
a
b
c
e
f
i
j
l (não tenho a certezinha absoluta, mas já a vi a identificar)
m
n
o
p
r
s
t
u
v
x
z
E também: k, y, w

As maiúsculas sabe-as todinhas há mais de 1 ano!

4 comentários:

Simão disse...

Já começo a ficar como tu, cm sei que esta miuda é um espectáculo já não fico tanto de boca aberta cm antes...mas confesso adorei a saída dela em relação ao penso!
hehehe, Bruninha sempre no seu melhor!
bjs e boa semana

Lúcia disse...

Ela é um espectaculo :)

Anónimo disse...

Ela está lnda como sempre.
É uma miúda inteligente e cheia de talentos.
Adorei a do penso, loool.
Beijo doce

sotto le stelle disse...

O máximo!!! eu fico sempre surpreendida com a Bruninha para não dizer maravilhada!!!
A do penso e tampax também já ouvi da Rafinha, tadinhas a pressa de crescer delas, se elas soubessem, lol
Definitivamente a tua filhota sabe o que quer, e até eu fiquei feliz por ela ter ganho a tão desejada "barbie sem penas" (confesso que essa ainda não conheço, lol mas por aqui é mais tudo o que tenha rodas e movimento, adora acção, desde que se levanta até a noitinha, é bicicleta, bolas, carro, trotinete ah das bonecas gosta de andar a passear/correr com carrinho delas, ufa! não sei onde ela foi buscar tanta energia!

Beijinhos de boa semana