Hoje foi um dia importante tanto para nós como para a nossa princesa.
Depois de várias pessoas (médicos inclusivé e outras pessoas do campo da saúde) nos terem aconselhado a procurar uma opinião à cerca da Bruna, depois de nós próprios (papá e mamã, familia, amigos, conhecidos)vermos as coisas que a Bruna sempre fez quase desde a nascença, a sua evolução, as coisas fantásticas que ía e vai fazendo... resolvemos finalmente fazê-lo e através da Ilídia (obrigado amiga) conhecemos o Prof. Doutor Júlio especialista em psicologia infantil.
Hoje lá fomos nós, a princesa sabia que ía ao Porto (centro) além de ter acordado com ideia na piscina (não sei bem como é que ontem e hoje ela sabia que hoje era dia de piscina).
Fomos recebidos à porta pelo Dr. Júlio que de imediato começou a observar cada movimento que a piolhita fazia e começou logo por dizer "é muito interessante a forma como está a reagir". A Bruna entrou pelo pé dela, olhou olhou e voltou a olhar, foi espreitar atrás da porta, olhou para o Dr. Júlio que a cumprimentou, mas ela não respondeu, apenas lhe sorria.
Depois entramos para a salinha e sentamos-nos numa mesa redonda. Incialmente a Bruna sentou-se no meu colo e depois o Dr. Júlio foi buscar lápis e papel e deu à Bruna para escrever... pegou no lápis que o Dr. Júlio lhe deu e antes de começar a escrever primeiro obeservou e observou e tornou a observar o lápis enqt o rodava e manuseava ao que o Dr. Julio comentou "muito interessante, gosto disso", só depois pediu para se sentar na cadeira vaga e começou a escrever, mais uma vez um elogio pela forma como pegava no lápis e pela forma como escrevia e rabiscava.
De seguida pegou no copinho onde estavam os lápis e virou ao contrário com um lápis dentro... a princesa muito desembaraçada, vira o copo para a posição correcta e volta a pôr o lápis dentro... mais um elogio, pela forma como prontamente o fez.
Depois pegou num livrinho com figuras pequenas a preto e branco e ía perguntando à Bruna o que eram... respondeu a tudo correctamente, menos a uma que era se calhar o mais evidente para ela, mas pareceu-me a mim que nem sequer estava a olhar, era uma mão e respondeu "menina" que tinha sido a imagem anterior. Uma das imagens era a frente de um carro e ela disse: "carro" e voltou a repetir e disse "carro da menina". O Dr. Júlio evidenciou bastante o facto de ela ter feito a ligação do carro com a menina e deu importância ao facto de ela utilizar o "da" tão bem.
Uma outra imagem era uma menina/senhora que segurava algo que ele lhe perguntou o que era... pensei para mim que ela não iria responder àquela pergunta, primeiro porque não era evidente o que ela segurava, depois aimagem sendo a preto e branco só com contornos não ajudava e depois tinha o aspecto de um postal, mas ela prontamente respondeu "papel" (senti-me tão orgulhosa...) e depois ele perguntou o que ela tinha nos pés ao que ela respondeu sem qqr dificuldade: "sapato".
Foi-lhe mostrando mais imagens e ela respondeu a todas menos à da mão.
Depois foi com ela até à frente do espelho e também achou muita piada à forma como se comportou diante do espelho, cantou, fez caretas para o espelho, dançou e não queria sair (ela estava em cima de uma mesa com o Dr. Julio a segurá-la).
Evidenciou o facto de além de ela falar muito bem e de se perceber exactamente o que dizia, o mais importante era o nível de compreensão e esse era muito bom, ela entendeu tudo o que se estava a passar e respondeu a tudo o que lhe foi pedido.
Depois ainda foi com o Dr. Júlio a uma sala para buscar brinquedos e ela escolheu um de encaixe de cãezinhos. Primeiro brincou com as pecinhas, pô-los a falar entre si (como faz com as bonecas e com os animais cá de casa) e só depois os encaixou, todos no lugar certo, ebora tivesse alguma dificuldade em dar o jeitinho certo para encaixar, mas a mamã deu uma ajudinha nesse departamento.
O Dr. Júlio falou-nos do olhar da Bruna, da maneira como olhava para as pessoas, para as coisas, falou-nos da importância da sua memória tanto visual como auditiva (como estava bem desenvolvida e estimulada).
Entretanto estivemos a falar, o Dr. Júlio a orientar-nos sobre as melhores formas de estimulação, o que deve ser feito ou não, dicas, coisas interessantes... eu fui dizendo o que já fazemos, quis saber se estaria certo ou errado, etc, etc...
Já prontas para sair a Princesa no meu colo, virou-se para mim e disse "goto de ti mamã"... ao que o Dr. Júlio respondeu "isso é que é uma declaração"... até parecia feito de encomenda, mas até eu fiquei assim meio "totó" a olhar para ela, pois não estava nada à espera, não naquele momento... mas que me aqueceu e derreteu o coração... ai ai, é tão bom ser mãe da Bruna :)
Já mesmo de saída o Dr. Júlio parabenizou-nos por termos tomada a decisão de procurarmos aconselhamento e orientação para a Bruna, pois segundo ele "há muitas mentes brilhantes que nunca se evidenciam porque não foram devidamente estimuladas" (não se referindo necessariamente à Bruna).
A partir de agora qqr coisa de novo que a Bruna vá fazendo, qqr dúvida que tenhamos, qqr coisa, basta ume-mail para ele nos elucidar e mais tarde vai querer ver novamente a Bruna (consulta presencial, como o Dr. referia).
***
Mas portou-se tão bem a minha princes... eu pensei que ela não iria colaborar, mas enganei-me, parecia uma verdadeira mulherzinha, tirando a "timidez" inicial, colaborou em tudo, falou com o Dr., respondeu a tudo, fiquei muito feliz :)
Nós expusemos-lhe tudo, falamos-lhe dos 4 livros decorados; da sua memória excelente, do vocabulário extensissimo, das frases completissimas, dos raciocinios lógicos, do facto de desde muito cedo começar a contar, de saber coisas como graus de parentesco; saber dizer o nome completo desde antes de fazer 1 ano, saber onde more, onde nasceu, como nos chamamos desde essa mesma altura, do tipo de concentração que sempre teve, desde muito pequenina que se concentra por longos periodos de tempo em certas coisas; a noção de tempo e espaço que tem, etc, etc...
Estivemos uma hora no consultório, mas se mais tempo tivessemos e a Bruna não começasse a dizer "quê i emboia pa casa (quero irembora para casa)" mais aprendiamos.
Foi muito bom, pelo menos agora sabemos que temos um acompanhamento, sabemos como reagir a certas situações, sabemos quais as melhores formas de estimulação... e é bom saber que estamos a fazer os possíveis para que a Bruna cresça bem tanto fisicamente como intelectualmente!
sábado, 24 de fevereiro de 2007
Avaliação do desenvolvimento (longo)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
7 comentários:
Isso é fantástico!!! Surgem sempre tantas dúvidas no que se refere a estimular as crianças: será demais, será pouco, estará correcto... Agora a Bruna tem o acompanhamento certo para ficar ainda mais genial! Um beijinho grande para as duas!
Olá Inês e Bruna!
citando:... Entretanto estivemos a falar, o Dr. Júlio a orientar-nos sobre as melhores formas de estimulação, o que deve ser feito ou não, dicas, coisas interessantes... eu fui dizendo o que já fazemos, quis saber se estaria certo ou errado, etc, etc...
Seria interessante dizeres que tipo de dicas e estimulações é que o Dr. Júlio aconselhou...
Realmente é um grande orgulho para qualquer mamã ter uma filhota assim!!!
Beijoquinhas
Pipocas4
Olá!
Vim de visita e adorei!A Bruna é linda, e muito inteligente!
Adorei e vou voltar, á pois vou!
Quanto ao desenvolvimento da Bruna é sem duvida genial.Mas tomas te a decisao certa de procurares acompanhamento.Beijinhos
boa semana
marta
Parabéns! Perla filhota e pela atitude.
a bruna é fantastica
parabens aos papas
agora mama a proxima etapa podia ser fazer um post para sabemos como reagir a certas situações e para saber quais as melhores formas de estimulação
pode ser mama??
jocas
Realmente impressionante... e muitos parabéns por terem tomado essa atitude!
Um dia ela vai agradecer!!!
Beijos inteligentes
Fantástica...
Fiquei fascinada com a quantidade de coisas que a Bruna faz...
Beijinhos.
Enviar um comentário