terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

Dicas

Então como prometido aqui ficam algumas dicas/brincadeiras interessantes para estimularem os vossos piolhitos.
Uma coisa que se calhar nós não damos muita importância são os espelhos de corpo inteiro, é importante que se tenha um em casa (eu não tenho, mas vou comprar) e é muito bom pô-los em frente ao espelho e cantar e fazer palhaçadas em frente ao espelho, brincar em frente ao espelho. Muito bom é ler em frente ao espelho. Depois, nós às vezes temos a mania de lhes ler baixinho, nada disso, ler é em voz alta (não a gritar claro), ler em frente a eles, fazê-los participar na história. Uma coisa que eu por acaso já faço com a Bruna é quando estou a ler-lhe, por exemplo, se há uma frase do tipo: "o papá deu um beijo" eu deu-lhe um beijo, "fez festinhas na cabeça do cãozinho" eu faço-lhe festinhas na cabecita... ela adora e qd estamos a ler se por acaso eu me esqueço de uma acção ligada à história ela já reclama, lol! Se o livro tiver imagens (de preferência com muitas imagens) explicar as imagens de acordo com o que se vai lendo. Deixá-los escrever muito muito muito, é tão importante que eles escrevam que uma pessoa não tem ideia (lembrem-se que todos os testes de avaliação ao longo da nossa vida de estudantes são todos escritos... ou quase todos). Nunca reprimir quando estão a escrever, ou dizer coisas como "já não estás farta de escrever?" "tás sempre a escrever, faz outra coisa" - percebem a ideia????? Escrevam com eles, num outro papel, eles copiam as nossas acções, façam circulos e mais circulos e mais circulos ( a brincadeira das rodinhas, como dizia o Dr. Julio), deixem que eles deem nomes às rodinhas, perguntem o que são as rodinhas.
Eu já comecei essa brincadeira com a Bruna e perguntava-lhe o que é isto ou quem é esta e ela ía-me respondendo: a vovo, a Floribela, o bebé, a mamã, etc... foi giro.
Nesta altura não é aconselhavel que se comecem a desenhar bonecos de corpo inteiro, esta é a fase das rodinhas :)

Tudo isto tem explicação a nível da psicologia do desenvolvimento, mas isto já teria que ser o Sr. prof Juio a explicar...

E pronto aqui ficam algumas dicas muito fáceis de fazer... é claro que há muito mais, mas estas são as que me lembro agora de momento... ah e deixem os vossos filhos suspirar muito, faz-lhes bem! A Bruna suspira imenso e passou a consulta a suspirar, não lhes digam nada quando eles o fizerem senão podem reprimir essa situação.

4 comentários:

pipocas disse...

Obrigado por partilhares, beijoquinhas à Bruna e à mamã

Anabela, Lara e Miguel disse...

obrigado

por acaso tenho um espelho enorme no halll e a Lara adora ver-se nele... passa lá a vida desde bábé

em relação aos circulos engraçado, ela faz imensos e diz-me sempre que é o "A", lolll

obrigado por partilhares

Anabela, Lara e Miguel disse...

obrigado

por acaso tenho um espelho enorme no halll e a Lara adora ver-se nele... passa lá a vida desde bábé

em relação aos circulos engraçado, ela faz imensos e diz-me sempre que é o "A", lolll

obrigado por partilhares

Marta disse...

Boa obrigado pelas dicas!
Adorei!

Muitos jinhos!