terça-feira, 22 de julho de 2008

Jogadora de cartas - genial!

No domingo os vuvús João e Armando e o papá estiveram a jogar cartas, como havia 2 baralhos a Bruna ficou a brincar com um! Ok, até aqui nada de mais!

Ontem, depois do almoço fomos brincar! Primeiro quis pintar - já pinta tão bem, principalmente para qm não é nem nunca foi muito dada a pintar, gosta muito de escrever, mas pintar nunca foi das brincadeiras preferidas, por isso ainda fico mais admirada como pinta tão bem!

De seguida estivemos a brincar às vendedoras de roupa! Ela tem uma gaveta com roupa q já não lhe serve para brincar às vendedoras de roupa! Há uns meses atrás qd começou a brincar às vendedoras de roupa tirava tudo das gavetas, desarrumava tudo, deixava tudo em pantanas, então eu resolvi o problema arranjando-lhe uma gaveta só com roupa para ela brincar (um dia essa roupa vai ser dada a outros meninos)!

Por fim lembrou-se q queria jogar às CARTAS!!! Tudo bem... lá fui eu!

Comecei com uma brincadeira muito básica! Dei-lhe 5 cartas e fiquei com 5 cartas, depois deitava uma carta e ela tinha q deitar uma com o numero igual... sem problemas... fácil demais!

Resolvi aumentar a dificuldade e passei aos símbolos das cartas... muito fácil tb!!!

Até q cheguei ao ponto de estar quase a jogar ao "jogo do burro" com ela! E digo quase porque a única diferença é q o baralho do jogo do burro fica virado para baixo e temos q ir tirando cartas até conseguirmos assistir, e o nosso baralho estava espalhado e ela escolhia uma carta para assistir!

Achei genial... ela sabe as bases do jogo, percebeu quase de imediato! Assistia às minhas cartas, tentava assistir com a maior carta q tinha, dizia-me qm tinha ganho aquela jogada e qd não tinha dizia-me:

"não tenho essa"

E ía buscar ao baralho e procurava uma carta alta, que ela identificava pelo numero de símbolos q cada carta tinha!

Qd era ela a jogar para eu assistir deitava uma carta alta e dizia-me:

"esta tem muitos, vou ganhar" (muitos símbolos, queria ela dizer)!

O máximo era ela antes de assistir, estudar as cartas q tinha, é q não deitava por deitar, ou simplesmente por ter o símbolo igual, ela procurava a mais alta para poder ganhar, embora muitas xs eu tivesse deitado o 10 por exemplo e ela deitava um 8 (carta mais alta q tinha com o mesmo símbolo para assistir) qd tinha um 3 (o jogo já estava perdido). Claro q essas são noções e raciocínios já muito avançados... ela tem 3 ANOS! 3 ANOS e já sabe jogar ao burro!

ADOROU!

À noite, depois do jantar e depois de mais brincadeira com as bonecas voltou a pedir-me para jogar às cartas. Primeiro jogamos só as 2, depois a vovó quis jogar connosco... que máximo!!!! Eu nem queria acreditar q estava a jogar as cartas com a minha filha de 3 anos e 2 meses, um jogo pensado, não era jogar a fingir, ela estudava as jogadas dela, analisava as cartas, dizia-me qm tinha ganho, tentava ganhar, raciocinava!!!!

Caramba, deixou-me super orgulhosa dela! E tive q lhe negar mais jogadas, porque queria jogar e jogar e jogar!!!!! DEMAIS filha, demais!!!!

3 comentários:

Lúcia disse...

Bela brincadeira

Dinastia FilipiNHa disse...

Sempre brilhante!!!

Beijinhos

sotto le stelle disse...

Uauuuu

Com 3 anos a jogar as cartas?!
Puxa, o máximo a Bruninha!

Beijinhos carinhosos