quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Cartas da matemática 2

Então, ontem de manhã qd liguei para casa ela disse-me que a Titi Ilda lhe tinha dado umas "Cartas da matemática", eu na altura pensei que fosse um joguinho de números mas qd cheguei a casa e ela me mostrou era algo um pouco diferente do q eu estava a espera. É uma caixa com 4 caixas dentro cada uma correspondente às 4 operações básicas matemáticas: adição, subtracção, divisão e multiplicação.

É evidente que quis logo explorar as fichas que cada uma traz. É claroq tb queria experimentar as 4 operações, mas tive que a convencer que só podia fazer as de somar e subtrair porque as outras não eram para a idade dela. E sinceramente eu não sabia como explicá-las sem a confundir e acho que por muito avançada q ela esteja acho q não são contas para a estar a ensinar, ela gosta de aprender mas acho que tb se tem q ter limites.

De qqr maneira as de somar e tb algumas de subtrair ela teve que fazer e teve que ser ela a escrever os resultados. Nunca lhe ensinei a escrever os números, sei que não faz na escola, e surpreendeu-me a escrevê-los...

Depois tivemos que sair e ela teve que levar as cartas de matemática atrás, eu estava a falar com uma senhora e ela não se calava:

"quero ir fazer matemática, quero ir fazer matemática..." a senhora estava a olhar para ela e a pensar q ela estava a brincar, podera!!!!

Eu disse-lhe:

Mamã: "Ó Bruna isto é para maiores de 5 anos filha, tu tens 4 anos quase acabados de fazer"
Bruna: "Não, é para 6 porque os meninos da Paula têm 5 anos e ainda não sabem fazer."

eheh!

Não deixo de me orgulhar dela, ficar babada com tudo o q ela sabe, mas começo a ficar mesmo confusa sobre o q fazer... a Bruna sabe ler, sabe escrever, sabe fazer contas... e tem apenas 4 anos, ainda que não saiba ler um texto, sabe ler palavras soltas (ao nível da 1ª classe), escreve muito bem as letras e tem-me surpreendido a escrever por ela, sem ajuda NENHUMA, palavrinhas mais simples e claro as contas que tanto as faz de cabeça como a contar pelos dedos, sabe interpretar os sinais de matemática (o mais, o menos e o igual)... e depois sabe a tabuada do 1, embora ela quisesse aprender mais, eu sinceramente não me sinto preparada para lhe ensinar, tenho muito medo de a confundir, de a baralhar e depois fazê-la ganhar vícios que podem ser prejudiciais mais tarde! E tudo isto ela foi aprendendo sozinha!

Eu ontem bem lhe dizia que as de dividir e as de multiplicar ela só as podia aprender qd tivesse 6 anos, ela ao principio concordou, mas depois disse-me:

"não, 6 anos não, quando eu tiver 5!"

Já para não falar do inglês e de outras línguas que me anda constantemente a perguntar o q qr dizer palavras que vai ouvindo nas músicas, às vezes são frases completas... é raro o dia em que não me pergunta qqr coisa em inglês e depois aplica as palavras muito bem aplicadas nas frases em português! E ouvi-la falar con sotaque brasileiro... é o MÁXIMO!!! Ela utiliza mesmo o você e tudo! LOL

5 comentários:

Dinastia FilipiNHa disse...

É o máximo mesmo!!!

Beijinhos e bom fim-de-semana!

Lúcia disse...

" Corre o risco " de ter de entrar 1 ano antes para a primária, ou de entrar aos 6 e fazer a 1ª e 2ª classe num só ano :)

Eu e Ela disse...

Fantástica ela :-)

Ela gosta mesmo de aprender :-)

Beijo.

Anónimo disse...

Oi minha linda...está tão crescida a tua princesa :)).
Passei para dizer que privatizamos...andei a ver se via o teu e-mail por aqui, mas não encontrei...se quiseres continuar a ver-nos, por favor, envia e-mail para "cecilialmeida24@gmail.com"

Jinhos para as duas!

Marta disse...

Amiga...
A tua Bruna está demais!
Bem fiquei estupefacta com as coisas que ela faz, tem um desenvolvimento estupendo.
E não tive tempo para ver tudo.
Queria agradecer-te as palavras no meu cantinho.
Quando o nosso mundo acaba de ruir é bom termos alguem para quem olhar e acreditar que ainda é possivel.

beijos

marta