quarta-feira, 24 de junho de 2009

Contas de multiplicar (com vídeo)

Andava com um papel que tem a tabuada de um lado e uma receita do outro - Bolo de chocolate. Foi uma prenda que lhe deram o ano passado nos anos, fazia parte de um conjunto muito engraçado, mas como é óbvio NUNCA "olhamos" para a tabuada (nem para a receita, embora já lhe tenha prometido que um destes dias vamos fazê-la).

À mesa fez uma conta de somar: 5+4 ao que ela respondeu muito bem, depois de fazer as contas pelos dedos:

"nove"

Depois lembrou-se do papel com a tabuada e foi buscá-lo... e eu disse-lhe q aquelas contas não eram de somar, mas ela quis que eu lhe ensinasse:

Mamã: "Ó filha, ainda é muito cedo para aprenderes estas contas, depois eu ensino-te" (eu tb não sabia muito bem como lhe explicar mas lá lhe dei um jeito)
Bruna: "Mas eu quero aprender agora!!!!"

E acho que percebeu o conceito e ficou a saber a tabuada do 1 em menos de nada, menos de 5 minutos literalmente!

Acabou de fazer 4 anos e para além de saber fazer contas de somar e subtrair quer iniciar-se na multiplicação... ai a minha vida :) É que sinceramente eu não sei como lhe explicar sem a confundir muito (sou péssima explicadora, lol) e acho q é cedo demais para isto, mas fazer o quê?!

Aqui fica um vídeo acabadinho de fazer (com contas e letras)!

4 comentários:

sotto le stelle disse...

A Bruninha é fantástica;)

Adorei a parte do Mano Rafael a Responder à mana, deve ser uma emoção deliciosa:)

Ps. amiga não recebi o teu mail:(

Beijinhos com todo o meu carinho

Dinastia FilipiNHa disse...

Adorei o facto do Rafael já conhecer a mana! Que ternurinha!

Beijocas

SRA disse...

Adorei s fotos do São João e do mano rafael...LOL

Eu e Ela disse...

Que espectáculo a Bruna!!

E o "mamã eu vi!!" deve ter sido mesmo digno de se ver - imagino a alegria dela :-)

Beijinhos.