sábado, 30 de maio de 2009

Locuras


É um jogo para maiores de 12 anos, volta e meia lá pegava no jogo e andava com ele a jogá-lo a maneira dela. Ontem, pediu-me para jogar com ela, tentei adaptá-lo para ela, pois tem coisas mesmo muito difíceis, perguntas que nem eu sei responder.

Lançar o dado, identificar o numero que lhe saía, contar as casas... sem problema, aliás já o faz há muito tempo, mas o que me surpreendeu foi como se desenrascou e percebeu o que lhe ia perguntando.

Uma das partes ela teria que pensar numa personagem e eu com perguntas teria que adivinhar quem era:

"é menino ou menina" - "Menino"
"Tem irmãos?" - "Tem uma irmã"
"por que letra começa o nome dele?" - "R"
"É careca ou tem cabelo?" - "careca"
"Ruca!!!!"

E ao contrário tb fizemos, ela fazia as perguntas e eu repondia... tb adivinhou, era a Barbie :)

Depois numa outra parte tinha que lhe fazer uma pergunta e peguei numa à sorte e, sinceramente, fiz-lhe a pergunta numa de pegar com ela, porque não estava nada à espera que me respondesse:

Mamã: "Qual é a matéria mais dura do corpo humano"
Bruna: "Ossos!"

Fiquei parvinha a olhar para ela, ok, a reposta não estava correcta, eu teria respondido a mesma coisa, mas a verdade é que é o esmalte dos dentes. Mas o facto de ela ter percebido tão bem a pergunta, de saber que os ossos são das matérias mais duras do corpo humano, deixou-me estupefacta... eu nunca lhe ensinei estas coisas, o papá tb não, aqui em casa ninguém anda trás dela a ensinar-lhe estas coisas, a não ser q ela pergunte, na escola tb não sei...

Depois foi tempo de adivinha. Apenas alterei algumas palavras, substitui "solo" por "chão" e "recolher" por apanhar! Era um uma adivinha em forma de verso... e ela pura e simplesmente respondeu e muito bem:

"água"

E a parte dos desenhos... desenhou um caracol e um Ruca.

Tb havia uma parte para escrever palavras com os cubinhos de letras, tinha 3 letras , um E , um U e o um L... queria escrever Leão disse-me ela. Escreveu "Leu", e depois de reparar q não dava leu o q escreveu :)

Foi muito muito muito giro :)