sábado, 30 de maio de 2009

Locuras


É um jogo para maiores de 12 anos, volta e meia lá pegava no jogo e andava com ele a jogá-lo a maneira dela. Ontem, pediu-me para jogar com ela, tentei adaptá-lo para ela, pois tem coisas mesmo muito difíceis, perguntas que nem eu sei responder.

Lançar o dado, identificar o numero que lhe saía, contar as casas... sem problema, aliás já o faz há muito tempo, mas o que me surpreendeu foi como se desenrascou e percebeu o que lhe ia perguntando.

Uma das partes ela teria que pensar numa personagem e eu com perguntas teria que adivinhar quem era:

"é menino ou menina" - "Menino"
"Tem irmãos?" - "Tem uma irmã"
"por que letra começa o nome dele?" - "R"
"É careca ou tem cabelo?" - "careca"
"Ruca!!!!"

E ao contrário tb fizemos, ela fazia as perguntas e eu repondia... tb adivinhou, era a Barbie :)

Depois numa outra parte tinha que lhe fazer uma pergunta e peguei numa à sorte e, sinceramente, fiz-lhe a pergunta numa de pegar com ela, porque não estava nada à espera que me respondesse:

Mamã: "Qual é a matéria mais dura do corpo humano"
Bruna: "Ossos!"

Fiquei parvinha a olhar para ela, ok, a reposta não estava correcta, eu teria respondido a mesma coisa, mas a verdade é que é o esmalte dos dentes. Mas o facto de ela ter percebido tão bem a pergunta, de saber que os ossos são das matérias mais duras do corpo humano, deixou-me estupefacta... eu nunca lhe ensinei estas coisas, o papá tb não, aqui em casa ninguém anda trás dela a ensinar-lhe estas coisas, a não ser q ela pergunte, na escola tb não sei...

Depois foi tempo de adivinha. Apenas alterei algumas palavras, substitui "solo" por "chão" e "recolher" por apanhar! Era um uma adivinha em forma de verso... e ela pura e simplesmente respondeu e muito bem:

"água"

E a parte dos desenhos... desenhou um caracol e um Ruca.

Tb havia uma parte para escrever palavras com os cubinhos de letras, tinha 3 letras , um E , um U e o um L... queria escrever Leão disse-me ela. Escreveu "Leu", e depois de reparar q não dava leu o q escreveu :)

Foi muito muito muito giro :)

Responsável

A titi Nela acabou de chegar, a Bruna disse-lhe logo para irem brincar as 2, eu disse à Titi Nela para não se agarrar muito á Bruna, que lhe disse logo:

"Olha, eu estou com manchinhas, não queres qu'eu t'apegue, pois não???? Não!!!"

Preocupações

Chegou à minha beira:

Bruna: "Mamã, sou bonita?"
Mamã: "És linda meu amor"
Bruna: "mas com estas manchinhas...!!!! E elas são vermelhas!!!" (com um ar de desconsolo...)
Mamã: "E o que é que tem?"
Bruna: "Elas são vermelhas e eu fico feia!":(
Mamã: "Tu és LINDA de qqr maneira meu amor!"

E ela ficou feliz :)

(quase) Em tempo real

Enqt eu escrevia no meu blog, ela sem mais nem menos e com aquele ar de senhorinha muito para além dos 4 anos que acabou de fazer pergunta-me:

Bruna: "O meu mano está bem dentro da tua barriga?"
Mamã: "Está filha porquê?"
Bruna: "porqu'eu qria saber"
Mamã: "Tu és tão linda"
Bruna: "Ele nunca mais vem... depois eu vou ver-te ó hospital e ó meu maninho"

***

Depois ao ver o post das 27 semanas e depois de ter lido ql era a barriga dela e a do Rafael, disse:

"a tua barriga estava mais moreninha quando era de mim"

E estava mesmo porque ainda havia uma corzinha dos ares do México:)

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Parvovirus, sim ou não?



Hoje falei com o pediatra, as manchas do corpo desapareceram mas agora está com a carinha como nas fotos (está um pouco mais vermelha do que aparece nas fotos, o flash clareou), ele disse que o mais provável é ser mesmo parvovírus. Perguntei se era normal começar primeiro no corpo e só depois passar para a cara, disse que podia acontecer. No caso da Bruna nem febre teve. Há cerca de 2-3 semanas teve meia constipadita, com tosse, mas sem febre, pelo que li sintomas de constipação na fase de incubação que podem ir de 4 a 20 dias são muito frequentes... estou nervosa, muito nervosa a espera dos resultados das minhas analises, devem chegar daqui a bocadinho...

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Os vossos cantinhos

Amanhã visito-vos a todas :)

Obrigada pelas palavrinhas para a Bruna :)

Beijocas

Pergunta

"Sou muito vaidosa... já viste alguma criança tão vaidosa???!!!"

Sinceramente.... não!

No centro de saúde

Quando fui buscar o P1 para fazer a analise, ela andou a brincar na área infantil qu lá tem, e estava lá uma menina que queria que a mãe se sentasse nas cadeiras pequeninas:

Menina: "ò mãe senta aqui!"
Bruna: "mas a tua mãe não se pode sentar aqui, estas cadeiras são pequeninas, achas que ela cabia aqui???!!!" feita mãezinha!

Amiga e dra. Rosi

Mal lhe começaram a aparecer as manchas a vovó e o papá levaram-na logo a uma médica amiga que mora no outro lado da rua. Mal chegou explicou-lhe logo:

"Estou cheia de manchinhas"

Depois a vovó queria explicar ql era o vírus que eu estava a pensar ser, mas não se lembrava do nome, vai daí a princesa tentou logo ajudar:

"É o citiguelovirus" LOLOLOL, ela queria dizer citomegalovirus, embora o nome fosse parvovirus!!!

Depois a vovó tb queria dizer à Rosi o nome da pomada que iamos por para acalmar a comichão, mas tb não se estava a lembra do nome... mais uma vez a princesa remata logo:

"É o fenistil"

Ela sabe tudo, não lhe escapa nada é impressionaste... a Rosi estava impressionada com ela... e a Rosi tem um filho sobredotado :)

Ontem no hospital

Depois de sairmos da triagem ouço o seguinte comentário:

"Que simpática!!" (em relação à atitude da Bruna para com as enfermeiras que lá estavam)

A ser vista pela pediatra:

Pediatra: que já tinha perguntado se ela teria comido alguma coisa diferente no colégio e depois me perguntou "ela teve algum contacto com animais?"
Mamã: "Nós temos uma gata, mas sempre tivemos..."
Bruna: "e na minha escola não tem cães nem gatos" lol
(...)
Pediatra: " E plantas?"
Mamã: "em casa não... (viro-me para a a Bruna e pergunto-lhe) e na escolinha?"
Bruna: virada para a pediatra "eu tenho que tratar das flores no meu colégio... tenho que plantar..."

Esteve sempre super à vontade e claro uma menina crescida muito faladora :)

Enqt esperávamos para sermos chamadas andou a brincar com uma menina com cerca de 12-13 anos e andaram a brincar às escondidas, nunca a tinha visto brincar este jogo, e qd a menina lhe disse q era ela q tinha que ficar a contar até 15 fiquei curiosa para er o q ela fazia... e lá esteve ela a contar até 15 e depois foi á procura da menina "onde está a menina?", uma senhorinha minha bebé linda!

Manchinhas 2

Hoje acordou um pouco melhor, se bem que com a face direita bastante vermelha, embora à tarde já estivesse bem mais clarinha. Durante a tarde parece que melhorou bastante no geral.

Continuamos na dúvida se terá sido parvovirus ou não. Ela não teve febre, nem sequer a cara ficou muito vermelha, nem foi o primeiro sitio onde apareceram as manchas, mas sei de casos em que não houve febre associada e outro caso em que a criança tb não teve a cara vermelha, por isso ficamos na dúvida!

O que nos importa é que ela está melhor!

Para além de eu ontem ter ligado para o colégio para lhes dizer o diagnóstico do médico, para descansar educadoras de um eventual contagio, hoje a educadora da Bruna ligou-me para saber como estava... gostei muito da acção, caiu muito bem!

terça-feira, 26 de maio de 2009

Manchinhas

A Bruna ontem á noite começou a ficar com umas manchinhas nos braços, peito, tornozelos e uma manchinha mto pequenina na cara, durante o dia tb teve os olhos ligeiramente avermelhados, pensei logo no parvovírus, e sei que anda aí um surto muito grande. E ainda fomos a casa de uma médica amiga só para a ver, mas ainda não dava para ver grande coisa.

Hoje de manhã estava pior, liguei para o pediatra e tb para minha médica para saber o q fazer no caso de ser parvovirus (tb conhecido como doença da bofetada). Ela disse-me que teria que fazer uma analise ao sangue para saber se estou imune ou se contraí a doença ou nenhuma das 2, não ter mto contacto físico com a minha filha e que se por acaso estivesse infectada que nt altura da gravidez dificilmente teria problemas, mas mais vale prevenir.

Fui com a minha princesa ao médico de família (o pediatra só a atendia mto tarde e eu estava ansiosa) que disse ser um "eritema de causas indefinidas", mas que era benigno e que não tinha problema nenhum, nem para ela nem para mim. Mas como durante a tarde piorou fui com ela ao H.S.J. e o diagnóstico foi o mesmo. Agora resta esperar 3 dias.

De resto ela está muito bem disposta, completamente normal, mas com muita comichão :(!

domingo, 24 de maio de 2009

Tem solução para tudo

Fui a uma loja para comprar uma faixa para minha barriga, tinha em beije e eu queria em branco, mas a senhora disse que não tinha... a minha piolha como sempre arranja ou tenta arranjar solução para tudo:

"Tem que ligar para outra loja para ver se tem branco!"

E claro a senhora ficou a olhar para ela ;)

Ela com as primas...

... que têm 6 e 8 anos, a única diferença que se nota é a altura, NADA MAIS!

As conversações, as brincadeiras, TUDO. É de ficar espantada mesmo, eu q a conheço bem fico babada a vê-la! E até as chama á atenção e corrige. Muito sinceramente não se nota diferença NENHUMA!

Ontem à noite, na hora de ir para a cama, as primas ainda aqui estavam, eu li-lhe as histórias da noite. A Inês já sabe ler (e mto bem) a Francisca vai este ano para a escola, mas diz que já sabe juntar 2 letras.

Qd estava a ler o livro, apontava para algumas palavras para elas lerem, a Bruna leu-as quase todas bem e ainda ensinou á Francisca que "o H não se lê"... foi muito engraçado!

Tenho uma menina muita crescida mesmo... mas não se iludam, às vezes ainda é muito bebé, a minha bebé :)!

Nas compras para o mano Rafael

Na 6ª feira fomos comprar os tecidos para o berço do Rafael, que herdou o bercinho da mana, mas que vai ser forrado em azul.

Na loja dos tecidos foi uma loucura para ela. Desde que entrou que não se calou, falava, falava, falava. E depois a maneira como fala é de uma mini adulta, diz coisas que deixam as pessoas a olhar para ela... e agora a maneira como fala... bem... é mesmo muito engraçada porque o tom, a expressividade, a correcção (q já estava presente há mto tempo) é de uma menina bem mais velha. E depois opinou sobre tudo, deu opiniões, coisas com muito fundamento.

Ela até ajudou a menina a tirar as medidas aos tecidos toda orgulhosa.

A menina da loja só dizia (repetiu várias vezes):

"Ela é mesmo demais, é muito despachada!"

E queria comprar os cortinados para o quarto do irmão e tudo:)!

Ah pois é... e a certa altura começou a brincar às vendedoras de tecidos ela pp:)! Dizia coisas... que me deixavam de boca aberta... e até pegava em tecidos avulso que lá tinha e fazia mesmo vestidos.

Não consegui decorar nem 1/3 do que disse, mas achei mta piada qd a certa altura na sua brincadeira dizia para a suposta compradora:

"... os véus antigamente eram assim de tecido de fios" (a apontar para tule)

Irmãos

Fomos sair com as primas Inês e Francisca, que durante a viagem de carro se pegaram. A Bruna mto senhorinha disse logo:

"As irmãs não se zangam... quando eu tiver o meu irmão também não me vou zangar com ele!"

Achei o máximo... só não tenho é tanta certeza da 2ª parte da frase, lol!

Filha educa a mãe

Estava a comer fiambre de peru:

Bruna: "queres um bocadinho?"
Mamã: "Não filha"
Bruna: "Não obrigado, não é "não filha"!"

Ups!

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Na piscina ontem!

Foi uma aula MUITO MUITO puxada. Ao ponto de a certa altura te levar às lágrimas! O professor estava muito exigente, puxava muito por ti. Eu a ver de fora, por lado doía-me o coração, por outro sei q tem q ser assim, na tua vida vais encontrar todo o tipo de professores e não podes ser sempre tratada como um bebé.

Tinham que fazer a piscina de ponta a ponta... até à ponta onde tu (eras a única) que não tinha pé, tinhas que te aguentar agarrada à parece, o meu coração disparava, só te via as mãozinhas, de vez enqd saltavas e via-te a cabecinha.

A certa altura atiraste-te a nadar e ficaste meia aflita ( professor estava mesmo ao lado) eu saltei da cadeira e quase que fui alertar o professor (que seguia tudo com atenção, mas o coração de mãe não perdoa), a verdade é que sem pé e com alguma dificuldade te desenrascaste sem qqr ajuda e nadaste até à parede onde agarraste à borda! Foi nt momento que choraste! O professor falou contigo e não te deu descanso, logo a seguir fez-te atravessar a piscina a nadar de costas com a placa... e tu foste até ao fim, ql campeã!

Qd a aula acabou esperei-te com mta ansiedade... tu vinhas com um sorriso de vencedora na cara e para além de teres dito:

"a aula hoje foi muito difícil, eu não estava a conseguir!"

Tb disseste orgulhosa:

"Hoje fiz coisas novas de crescidos, estive na parte onde não tenho pé e nadei muito de costas"

Assim é q se aprende, com algum "sofrimento" à mistura, com muita persistência, com pessoas que não desistem de nós e com muita força de vontade!

Parabéns papá - ontem!



Foi um serão bem passado na companhia da família habitual (incluem padrinhos da Bruna e padrinhos do Rafael)!

Sobre a prenda do papá, ela quis certificar-se que tb dava prenda ao papá:

"A tua prenda (que ia dar ao papá) também é minha!"

Mas depois, à noitinha, por altura de apagar as velas, ela quis dar-lhe uma prenda especial, só dela. Chegou-se ao papá deu-lhe um beijo e disse-lhe:

"Este beijo é a minha prenda!"

Haverá lá prenda melhor? Deixou-nos a todos a olhar para ela, pela ternura com que o disse e o fez e tb pela espontaneidade, tudo da cabecinha dela!

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Os restos

No dia da festa de anos, na altura da "abertura da mesa" lol, chamei-os para virem lanchar, a minha princesa muito rapidamente respondeu:

"Depois deixem os restos pra nós!!!!"

E foram todos brincar:)

Piscina

A semana passada não fomos por causa do ouvido, hoje a primeira coisa que me falou mal acordou foi na piscina. E agora não se cala:

"Mamã, falas com o professor e explicas porque não fui?"
"Ó mãe pedes ao professor para ensinar outra vez o que ensinou na outra aula?"


Constantemente!!! É mesmo muito responsável e interessada esta criança!

Antes que me esqueça

A Bruna consegue desparafusar com chave de fendas, e que bem q o faz!!!! Qd vi outro dia fiquei de boca aberta!

terça-feira, 19 de maio de 2009

Festinha no colégio


Foi ontem!
Ela ficou radiante com a nossa presença, ainda por cima uma outra amiguinha tb fazia anos e por isso tiveram direito a 2 bolos (confeccionados no colégio).
As prendinhas que a Bruna deu foram bolinhas de sabão personalizadas e chupas.

Quero agradecer à talentosa Mamã Anabela pelo excelente trabalho que fez. As crianças deliraram com as bolinhas de sabão e claro q tb gostaram mto dos chupas! Não tirei fotos às bolinhas de sabão, mas pode ser q a Anabela consiga postar no blog dela, mas tirei aos chupas :)

Obrigado Anabela:)

Adenda: Já vi que conseguiste postar a foto das bolinhas de sabão... posso "roubar" a foto e postar aqui?

As prendas

A comentar sobre os anos dela:

"Gostei muito de fazer anos, mas o que eu gostei mais foi das prendas!"

LOL

Futura arquitecta?

O quarto do Rafael será no quarto de hóspedes/escritório. Este quarto é utilizado pela vovó qd cá fica qd vamos ao cinema ou qd o vuvu vai para fora e ela fica connosco. Em conversa com a Titi graça:

Titi Graça: "E agora tu vais ficar sem quarto"
Bruna: "Tenho uma ideia, como temos muitas casas de banho, fazemos obras na casa de banho à beira da cozinha e fica lá o teu quarto!"
Vovó: "mas é muito pequenina para o quarto!"
Bruna: "mas fazemos obras e fica maior!"

Acho que entre médica e arquitecta...

segunda-feira, 18 de maio de 2009

A resposta sempre na ponta da língua

O padrinho comprou uma bicicleta estática para a madrinha e montou-a aqui em casa. Enqt ele a montava a princesa resolveu montá-la ainda sem selim, a vovó começou a ralhar-lhe:

Bruna: "Mas eu já tenho 4 anos, já posso andar"
Vovó: "Olha eu nunca vi uma menina de 4 anos a ser tão desobediente!"
Bruna: "viste hoje!!!!"

Vaidosa

O vuvu a meter-se com ela disse-lhe que era ela quem ia fazer o almoço, ela que tinha uma t-shirt nova disse-lhe logo:

"Pensas qu'eu tou para sujar esta camisola?!!!!"

eheh

Quem tem uma filha... simpática...

... tem tudo:)

Hoje fui eu que fiz o jantar. Não o faço muitas vezes porque chego tarde e é a vovó quem o faz ou o papá. Provou a comida da mamã:

"Parabéns mamã, cozinhas muito bem!"

Depois virou-se para a vovó, que um destes dias a fazer frango assado temperou com canela (por engano, lol):

"Tu às vezes cozinhas mal o frango, deitas canela!" LOL

4 anos

Parece que atingiu a maior idade pois não se cansa de referir que tem 4 anos e que agora já não se pode portar mal, já não pode fazer certas coisas, já pode fazer outras tantas, etc.

Teve um shampoo da Kitty. Estava no quarto dele e vem-me entregar:

"Isto é um shampoo, tem que se ter muito cuidado, porque isto não é um brinquedo, eu já tenho 4 anos e sei"

domingo, 17 de maio de 2009

16 de Maio de 2009

4 anos!

Acordou eufórica!


Teve logo as prendinhas dos avós e depois foi para o Ballet onde lhe cantaram os parabéns e ela ficou toda contente! Estava até mais eufórica do q é habitual!

Voltamos, e a euforia continuava:)! Pôs-se toda bonita:


A festa começou com muitos amiguinhos e amiguinhas, aqui ficam algumas:


A brincadeira foi muita, cheia de animação:


O bolo:


Os parabéns:


Algumas prendas:

sábado, 16 de maio de 2009

4 anos

De um amor imenso, maior do que toda a imensidão da vida.
Palavra nenhuma consegue demosntrar aquilo que sentimos por ti!

sexta-feira, 15 de maio de 2009

O ballet no dia do aniversário

Estava a dizer-lhe que se quisesse que no sábado poderia ir ao ballet:

"As pessoas só vêm à tarde e de manhã posso ir ao ballet, é isso que queres dizer não é?"

Gostei tanto do raciocinio como da maneira como disse a frase :)

Visitas

À tarde costumamos ter sempre visitas. Ou é a Titi Graça, ou é a Tia Lurdes, ou é a D. Manuela, há sempre pessoas por cá, e ela fica deliciada com estas visitas.

Ontem, depois da Tia Lurdes ir embora (esteve cá pouco tempo):

Bruna: "Hoje não vem cá ninguém? A Tia Lurdes vai embora e não vem cá ninguém?"
Mamã: "Não"
Bruna: "Esquisito não ter cá visitas, devem estar com os filhos... assim e tal!" LOL, gostei do "assim e tal"

Bem educada

Estava a comer um rebuçado, a Tia Lurdes estava a despedir-se dela, depois de lhe dar um beijo disse-lhe:

"Desculpa estar a comer!"

Tão educada :)

quarta-feira, 13 de maio de 2009

A moça e o o avental

Estávamos a ver televisão, e aparece uma modelo qqr de fio dental, diz ela:

"ò mãe, olha aquela moça de fio de avental!" (o "moça" não sei bem onde o foi buscar até porque é uma palavra q eu detesto e nunca uso, nem eu nem ninguém aqui em casa... o fio de avental... foi o q ela entendeu qd lhe disse a primeira vez o que era as cuecas fio dental, e acho tanta piada q nem me atrevo a corrigi-la)

LOLOLOL

Roupa

Esta miúda não é fácil, nunca o foi em relação à roupa. Desde muito cedo que começou a escolher a roupa dela e claro com o passara da idade isso só vai piorando. Chega ao ponto de ficar de castigo por causa de birras da roupa... leva-nos ao desespero. Não dá nem para contar aqui!

No entanto há coisas q tb nos fazem rir! À 5ª feira tem ginástica no colégio, leva o fato de treino do colégio que (ainda) é cardado e por baixo ponho-lhe sempre umas meias (durante o tempo frio) de mousse que ganharam borboto qd as usou com umas calças que tem. Como elas não dão para usar sem ser com calças e para não estragar mais nenhumas com o fato de treino geralmente à 5ª feira ponho-as sempre por baixo. Na semana passada qd chegou da escola, e como é habitual, despiu-se toda e ainda nos disse:

"Pareço estúpida com estas meias com borboto... depois pensam que fui eu que escolhi e a culpada foi da mãe"

Depois quis por outras meias mas que na verdade não condiziam com a roupa q já tinha vestido, vai daí:

"Eu pareço uma parola com estas meias!"

O que será de mim daqui a uns anos, se com quase 4 anos é assim, como será na adolescência???

A contar os dias

Agorinha mesmo ao deitá-la:

Bruna: "Faço anos no sábado, faltam 2 dias!"
Mamã: "Faltam? como?"
Bruna: "quinta e sexta... vai passar rápido até aos meus anos????"
Mamã: "Vai filha, dorme que é para passar mais depressa" :)

***

À mesa:

Bruna: "Eu faço anos no sábado"
Mamã: "Fazes? Não sabia"
Bruna: "Sabias, sabias, tu és a mãe"
Mamã: "E o q tem isso?"
Bruna: "foste tu que escolheste o dia que nasci!"
Mamã: "Não fui não filha, foste tu"

Tão fofa

A convidar

É muito engraçada a convidar as amiguinhas para os anos.

No sábado passado convidou a Camila e as primas, uma pessoalmente e as primas pelo telefone.

À Camila disse da seguinte forma:

"Eu faço anos no dia 16 de Maio que calha a um sábado, queres ir aos meus anos?"

Às primas:

"quero convidar-te pós meus anos, faço dia 16 de Maio que calha d'hoje a oito, é um sábado!"

Está mesmo uma mulherzinha a minha piolha :)

Medidas

A 4 dias do aniversário dos 4 anos fomos fazer uma visita ao pediatra dela. Estava a queixar-se com dores de ouvido, ainda que muito ligeiras e foi mais de noite, e aproveitamos e fizemos logo a consulta dos 4 anos. Conclusão:

Altura: 105cm (%75) (ele costuma tirar-lhe sempre 1-2 cm, em casa geralmente muito bem medida mede mais do q no pediatra, tenho q a medira)
Peso: 15 kgs (%25-50) (a balança do médico ainda é das antigas, porque aqui em casa pesa cerca de 16 kgs - temos uma digital)

Top Model, portanto, lol!

Qt ao ouvido é uma otite externa! Hoje não foi à piscina para grande desgosto dela, mas fiz questão q ontem o médico lhe frizasse que hoje não poderia ir de maneira nenhuma, assim ficou muito mais fácil convencê-la!

domingo, 10 de maio de 2009

Vocabulário e expressões

"porém..."
"por mim, tudo bem..."
"conclusão, vou calçar os sapatos"
(p.exemplo)
"Claramante..."

E muitas mais vou juntando conforme me vou lembrando!

A tosse

Passou a semana com tosse e ainda está com alguma. Ontem á noite em conversa com a vovó:

Vovó: "Vá lá Bruna, anda lá para amanhá ires comigo á novena"
Bruna: "Não sei se vou!"
Vovó: "Porquê?"
Bruna: "Achas? com esta tosse horrível... maldita tosse!"

O papa

Estávamos a ver as noticias e apareceu o Papa:

Bruna: "quem é aquele?"
Mamã: "É o Papa!"
Bruna: "O papa nicolau?" LOLOLOL
Mamã: "Não filha o é Papa Bento"
Bruna: "porquê? ele come vento?"
LOL

O que a Sara diz

Como já tinha dito, ela só foi ao colégio na 6ª feira, qd a fui buscar a Sara disse-me q ela tinha estado bem, mas...

"A primeira coisa q quis saber foi todos os trabalhinhos que os amiguinhos tinham feito na ausência dela!"

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Mudança de planos

A semana passada disse-me:

"Ó mãe, quero o tem da Kitty, o das Bratz fica pro ano"

Questionei-a se tinha bem a certeza do que queria, porque depois de eu comprar as coisas com o tema não poderia voltar atrás, disse que sim, que queria a Kitty. A sorte foi q eu ainda não tinha comprado nada das Bratz!

A lista de prendas de aniversário (q ela qr):

-Barbie noiva
-Patins
-Trotinete

Tão crescida

Ontem, na hora do jantar:

Mamã: "Bruna!!!!! Anda jantar"
Bruna: q estava no quarto... silêncio
Mamã: "Bruna!!!!"
Bruna: Silêncio

Lá fui eu ver o q se passava, detesto qd ela me faz isto! E lá estava ela sentadinha a pintar:

Mamã: "Ó Bruna anda jantar!"
Bruna. "estou ocupada, estou a pintar"
Mamã: "Mas agora é hora de jantar, depois acabas de pintar"
Bruna: "mas quero acabar de pintar"
Mamã: "Anda lá, traz o livro contigo"
Bruna: lá se levantou e entregou-me o livro e a caneta: "por favor, traz-me o meu livro e não tires dessa página senão depois não sei onde estava"

Ela foi à minha frente e chegou primeiro á cozinha. Mal entrou na cozinha virou-se para os presentes e muito menina crescida:

"Desculpem, estava a pintar e atrasei-me um bocadinho!"

Digam lá q não é uma menina tão crescida a minha piolha?! É o meu orgulho!

Bom ou mau?

Tem estado esta semana toda com tosse, tanto q até nem tem ido para o colégio.

Ontem, 4ª feira, dia de ir para a piscina, foi um dia complicado com ela porque ela queria ir e eu achava q ela não estava em condições... bem, foi um filme...

A preocupação dela era:

(a chorar):

"ò mamã, mas depois os meninos vão aprender coisas novas e eu não"

Ainda lhe disse que para a semana ela aprendia, mas ela não ficou convencida:

"Mas para a semana o professor ensina outras coisas!"

Bom, o q é certo é que lhe prometi q se a tosse melhorasse que a deixava ir! E melhorou e ela foi! Toda contente! E aprendeu coisas novas como saltar para a água como os nadadores fazem em competição, e estava toda orgulhosa.

A meio da aula quis fazer xixi e eu fui ter com ela... estava eufórica com as coisas q já tinha aprendido e feito e ansiosa por voltar para dentro de água!

Este post vem um bocadinha na sequência de outros recentes onde falo na vontade dela em aprender, em querer coisas novas, em estar sempre em cima do acontecimento. Se por um lado acho muito bom q tenha esta vontade quase insaciável de aprender, por outro lado mete-me um bocadinho de medo que se torne uma criança um bocadinho competitiva demais que não aceite perder ou ter alguém melhor do q ela!

Eu tento contrariar esta situação qd brinco com ela, se antes até a deixava ganhar em certas situações, há uns tempos para cá, exactamente para evitar o q me parece q está a acontecer, comecei a não facilitar-lhe as vitórias e ela DETESTA perder, tem q ganhar em tudo, mas sinceramente acho q ela tem q perceber q na vida tb se perde e MUITO!

terça-feira, 5 de maio de 2009

Consigo!

Disse-me uma coisa que aprendeu no colégio e eu espero q esta frase a acompanhe para o resto da vida:

"É proibido dizer a palavra "não consigo""

O que a Sara diz

No dia da festa do Dia da Mãe no colégio aproveitei para conversar um bocadinho com a Sara. Perguntei-lhe como é q ela, Bruna, estava, como se tem portado, etc:

"Está muito bem, só quer fazer actividades, actividades, actividades, quer sempre coisas novas, e quer participar em tudo, é muito responsável... muito séria nas horas de concentração, muito atenta a tudo... tem uma sede de aprender muito grande."

Eu sei q ela é assim! Tem uma concentração fora do normal, desde muito pequenina com meses de idade ficava concentrada durante longos períodos de tempo no que quer q estivesse a fazer, qr fosse a ver livros (mesmo aos 7 meses, desfolhava-os como gente grande), qr fosse a brincar com determinado objecto, a ver um desenho animado (lembro-me de aos 6 meses ter ficado vidrada no Ruca, embora gostasse de deitar o olho à televisão, a maneira como via o Ruca era diferente), etc, etc, etc!

E realmente tenho vindo a notar e ela pp me diz que não quer brincar tanto no colégio, quer fazer trabalhinhos e aprender mais coisas novas!

Aqui em casa brinca muito, muito mesmo com as amadas Barbies, não forço nem nunca forcei a nada, e por isso tudo o q ela vai aprendendo e fazendo é quase exclusivamente por iniciativa e pedido dela... espero q continue assim!!!!!!

Ah, e ainda me falou das saídas hilariantes dela e das conversas sobre os namorados!!!!!!!!!

Ainda do papá

O papá fez umas tostas com um preparado delicioso... a gulosa da minha princesa pegava nas tostas "rapava" o recheio todo e deixava a tosta. O papá, como é óbvio, chamou-a á atenção, ela no alto a sua razão respondeu-lhe:

"És meu pai e tratas-me assim???? Tenho fome!!!!"

E ficamos sempre sem saber bem o que lhe responder porque acabamos por nos rir, lol!

A menina do papá


Um destes dias fomos passear os 3 e depois fomos buscar a vovó à novena. Umas senhoras que saíram da igreja (e que me conhecem desde mto pequenina) meteram-se com ela e uma delas na brincadeira disse:

Sra.: "Aquele é que é o teu pai? Ai que pai feio que tu tens!"
Bruna: mto calmamente "Parece que estás a precisar de óculos!!!!!"

LOL!!!!

Minutos depois e aí já bem chateada comentava:

"Eu gosto muito do meu pai porque ele é moreninho, mas se não fosse gostava na mesma, estou zangada com aquela mulher, quero lá saber dela, ela é velha.. é feia, eu não queria ter uma avó assim!!!!"

domingo, 3 de maio de 2009

Dia da mãe

A tua:


E a minha (mto tua tb):

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Dia da Mãe no colégio

Foi ontem!

Fui buscá-la um pouco mais tarde, como me foi dito pela educadora, e lanchei com ela.

Ela deu-me as prendinhas dela e ouvi-a cantar a música da mãe num vídeo que fizeram com todos os meninos do colégio. A música é linda e eu, ql maria chorona, lá derramei uma lagrimita ;).

Aqui estão as prendinhas:

A letra da música que ela cantou com a minha figura desenhada por ela... adoro os longos cabelos :)


E o coração moldado por ela e pintado com a cor preferida dela - cor de laranja!