quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Reunião com a educadora (longo)

Só eu a Sara, a meu pedido. Durou um hora e durante essa hora não ouvi um único aspecto negativo à cerca da Bruna. Saí de lá afogada em orgulho e felicidade. de tudo o q a Sara me disse, e que irei falar aqui, o que mais me deixou feliz e marcou foi ela dizer-me que:

É extremamente meiga tanto com os amigos como com as educadoras; anda sempre aos abraços e beijos, quando alguma criança está menos bem, ou está a chorar ou se magoa, nas palavras da Sara "a Bruna é a primeira a ir amparar" a criança em questão, faz tudo para os ver bem, fala com eles, dá-lhes miminhos, vai-lhes buscar bonecos para os fazer sentir bem...

É também muito maternal com os mais "bebés" da sala.

Fiquei tão orgulhosa, tão feliz dela, de nós como pais... nem consigo explicar.

Mas a reunião começou com a Sara a dizer-me que a Bruna é MUITO autónoma e MUITO independente, mesmo MUITO, a Sara deu mesmo muito ênfase a esta situação. Como eu já tinha dito a Bruna vai sozinha à casa de banho, sem pedir qqr ajuda a alguém, sai da sala e lá vai ela, desaperta as calças qd tem q desapertar, limpa-se sozinha inclusive o rabinho.
Como MUITO bem de garfo e faca, "é organizada a comer" - achei piada ao organizada a comer - não se suja nem com sopa nem com o resto da comida, muito senhorinha à mesa.

Adora desenhar e pintar, adora livros cantar e dançar.

Extremamente observadora... contava-me a Sara q no início a Bruna se sentava numa mesa a observar todos os amiguinhos e que foi a partir dessa observação inicial que ela foi escolhendo os melhores amigos - Mariana Felix (parece que são mesmo grandes amigas), Pedro (o namorado), Francisco (penso que...) Neves e a Beatriz Silva. Segundo a Sara o facto de a Mariana Feliz tb falar muito bem e ser parecida com ela pesou na decisão, bem como os outros 3.

MUITO curiosa, faz 1001 perguntas sobre tudo e sobre todos. Não faz nada sem saber o porquê q o vai fazer e para quê, tem q se explicar TUDO, é muito exigente nt aspecto, porque não se contenta com qqr explicação.
E é assim em relação tb aos amiguinhos, se eles estão tristes, ou choram ou fazem outra coisa qqr, elq qr saber o porquê de tudo.

Muito participativa em todas as actividades, qd a Sara pergunta qm quer fazer alguma coisa a Bruna é das primeiras, se não mesmo a primeira, a dizer que qr, está sempre disposta a fazer as coisas propostas e quer sempre mais e mais.

Ex: Um dia desta semana fizeram um boneco de neve (desenho, recortes e colagem), outras crianças fizeram no dia seguinte, a Bruna mal viu pediu logo à Sara se podia fazer tb (ela já tinha feito no dia anterior).

Ex2: No dia em q fizeram o auto retrato a Bruna, depois de acabar o dela, quis fazer os membros da família TODOS incluindo 3 primas e 1 primo (que ela vê uma x por ano se tanto)... diz a Sara, que acabava um fazia logo outro, sempre seguidos... e bem feitos (esses desenhos vão-me ser mostrados amanhã).

Tenta incentivar os amiguinhos tanto nas brincadeiras como nas actividades.

Contou-me a Sara que outro dia a Sara na tentativa de acalmar um menino que tem muita dificuldade em permanecer quieto, fez uma rodinha com todos os outros meninos sentando-os de perninhas cruzadas para ver se o menino permanecia sentadinho... A Bruna, mal o menino se sentou interveio LOGO:

"Olha, faz como eu, põe assim as perninhas, vês?" cheia de ternura e com um ar maternal.

Nas palavras da Sara "tem mesmo atitudes de adulta", muita maturidade, e algo que e AMEI ouvir "muito estável emocionalmente".

Disse-me que ainda hoje comentaram entre elas "A Bruna está mesmo crescida!!!!" não sei porquê :)

É das que mais interesse tem a escrever o nome, aliás a Sara só vai apoiar nesse sentido aqueles q estão preparados ou mostram interesse nisso, q são poucos para já.

Tem uma percepção ENORME das coisas.

Ex.: No dia em q fizeram o auto retrato a Bruna foi a única que bastou a Sara dizer para se descrever que ela começou logo a falar dela pp, não precisou de mais explicações, sabia exactamente o q isso significava:)

Porta-se muito bem e arruma os brinquedos com q brinca sem ser preciso lhe mandar.

Agora digam-me, não é de uma mãe ficar feliz e orgulhosa?

E como se ainda não bastasse a Sara disse:

"O país precisa de mentes assim (como a da Bruna)"

4 comentários:

sotto le stelle disse...

Uau!

Super orgulhosa mesmo;)

Um bom Fim-de-semana!

Beijinhos com carinho

Anónimo disse...

bem adorei todos estes teus ultimos post's...e sem duvida para ficares a mama mais babadisima de sempre...a minha piolha inda nao foi pa cresce mas durante este ano ira para la...vamos la ver como se safa!:) espero que tao bem como a tua princesa!
Sem duvida que ao ela ser assim ja de inicio e mais do que caminho andado para ela ter muito suceso durante a sua vida...e bom ser assim, era bom sermos todos assim!;)
MUITOS PARABENS...estas a fazer o teu papel de mae de uma forma exemplar!!
beijinhos****

Simão disse...

Claro que é para estares orgulhosa da tua menina...ela é ÙNICA!!!Existem poucas crianças como ela, mas tb acredito que muito do que ela revela lhe tem sido transmitido pela boa educação que dão à vossa princesa...
Por isso Parabéns à princesinha por ser aquilo que é e tb aos papás pelo excelente trabalho que têm feito!

bjs grandes

p.s- è uma menina assim que gostava que o meu filho encontrasse para minha nora...hehehe!

Cris disse...

ACreditas que até eu fiquei orgulhosa da Bruna?

Parabéns à Bruna e aos papás pelo excelente trabalho :-)

Beijinhos.