quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Brincadeira muito interessante

Sem querer outro dia (durante as férias) começamos uma brincadeira onde eu sou a professora de ginástica e ela é a aluna e faz tudo o q lhe digo. Como disse começou por ser uma brincadeira mas rapidamente percebi q podia ser uma boa actividade para a coordenação.

Com esta brincadeira fiquei a saber q a minha piolha tem uma coordenação fantástica, que sabe a lateralidade sem olhar para pulseirinha tanto das mãos como dos pés, tem uma capacidade de pensar muito rápida...

As "ordens" da professora:

Em pé:
Estica as mãos em cima da cabeça
Põe uma mão na cabeça outra na barriga
Agora as duas mãos nos joelhos
Uma mão na maminha outra no nariz
As mãos atrás das costas
Uma atrás das costas outra na barriga
A mão direita toca no cabelo
A mão esquerda toca no umbigo
bate as palmas atrás das costas (não consegue bater palmas atrás, mas bate com as duas mãos nas costas)
A mão direita toca no joelho esquerdo (aqui tem mais dificuldade, acerta na mão, mas o a parte do joelho fica hesitante... tb não é propieamente facil:)) e vice versa
A mão direita toca no pé direito e a mão esquerda no pé esquerdo
ETC...

Deitada:
Levanta às duas pernas no ar
Agora levanta a esquerdae baixa a direita
Mãos esticadas acima da cabeça
Bater palmas com as braços esticados
ETC

Estas são algumas das "ordens" que me consigo lembrar, na altura em q estamos nesta brincadeira as coisas vão-me surgindo e ela sempre à espera da próxima "ordem" com um sorriso nos lábios, parece mm q está numa aula de ginástica! Executa os movimentos com uma rapidez fantástica, o q me fascina mais é a parte da lateralidade, nem sequerolha para o q está a fazer, os olhos estão pregados em mim às espera da minha "aprovação" e das minhas palmas e de mais desafios! É muito giro! Vou tentar filmar!

***

Resposta a comentário: para Anabela mamã da linda Lara :)

uma coisa.... porque nao permites que digam... feia, má e outras coisa?? desculpa a intromissão mas é mesmo curiosidade...
Podes, aliás podem perguntar o que quiserem, no problem :)
Muito antes de eu engravidar, aliás muito antes sequer de pensar em engravidar ou casar ouvi um psicológo dizer que jamais se deveria dizer q uma criança é má, ou feia, ou q não se gosta dela, principalmenteos pais, porque a crianças vai interioizando isso e acaba por acreditar q o é mesmo o q pode e geralmente interfere com um sem numero de coisas da personalidade dela, para além de ela se sentir rejeitada principalmente qd ouve um "não gosto de ti" principalmente qd vem da boca de um dos pais! Nunca mais me esqueci disto. Já grávida comecei a ler revistas tanto em português como em inglês e principalmente as que vinham do EUA (eu subscrevia uma revista de exercico na gravidez e outrso temas relacionados com a gravidez e bebés) falavam quase sempre neste assunto, chegavam ao ponto de ser minuciosas e referirem q qd um recém-nascido ou bebé de poucos meses chora muito jamais se deveria dizer q o bebé era chorão mas sim sensível... Se eu já tinha ficado marcada pelo q tinha ouvido, grávida e a ler estas coisas ainda fiquei mais e como tenho um marido psicopedagogo e q percebe muito desta área ía conversando com ele e ele ía-me dizendo até q ponto é q palavras como estas podiam marcar uma criança... e por isso, acredita, até me arrepio qd ouço alguma mamã ou papá dizerem isto aos filhos ainda q eu tenha consciência q não é por mal e q até e bastante comum dizer-se, mas depois do q ouvi e aprendi... nunca mais consegui nem dizer nem ouvir dizer :)

7 comentários:

Docinho disse...

A tua filha é realmente muitoooooo à frente!!!
: )
Gostei da explicação... por aqui já lhe chamei má: ( e agora fiquei malcomigo!
Mas foi só uma vez... ela bateu-me...

Beijos tristes

O Príncipe Duarte disse...

Eu tb evito sempre esse tipo de palavras ou comentarios, se bem q se forem adequados uso-os, seguidos depois de um discurso a explicar tudo...
Tb leio um livro em portugues chama-se Segredo crianças felizes, onde diz isso tb, q eles + facilmente interiorizam as cosias negativas. Nunca se deve rebaixar, dizer mal,seja o que for, muito menos á frente de outras pessoas.

Todas as noites as minhas ultimas palavras para o Duarte antes de adormecer é que ele é LINDO, menino Crescido e que a mae o ama muito ( mesmo que ele tenha feito montes de disparates- eh eh )


bjs

alice+duarte

Cris disse...

Faz todo o sentido!
Eu, por norma, também não gosto de usar, mas já chamei má à minha :-(
Por vezes, depois de um dia cheio e perante tanta asneira, a paciência não abunda...
Mas faço sempre questão de lhe explicar as coisas...
Bom fim-de-semana.
Bjs.

Nádia disse...

ola menina...
em primeiro lugar peço desculpa por ter andado um pouco desaparecida mas e que agora a net tem me sido mais util apenas para procurar emprego e que isto anda um pouco mau por aqui!mas ja te enviei o email que estava pendente e vim agora aqui saber as novidades!realmente a tua menina e mesmo muito a frente!mas descança que e normal a paciencia as vezes nao estar no nosso auge!a minha pequerrucha tem 5meses e parece que ja sabe bem como tocar na ferida quando estamos exaustos e as vezes custa um pouco, mandar daquelas palavras do tipo: esta quieta, esta calada, ou mesmo, es má!mas somos pessoas de carne e osso e as vezes temos que rebentar!o pior e eles...mas tenta compensar no final explicares tudo e dizeres do teu ponto de vista!fazeres com que ela entenda que gostas muito dela mesma fazendo todas as asneiras do mundo!afinal de contas com palmadas, resmunguises e palavras doces e disso que a vida esta repleta e é com essas coisas que ela faz sentido!
beijokas grandes***

Pipocas Bebé disse...

Ehehehe! Qualquer dia tens de a meter mesmo na ginástica, ela parece adorar mesmo que a "mandes" fazer exercícios!
Beijoquinhas fofinhas!

Simão disse...

Bem, miga tou espantada com a destreza física (e não só) da piolha...ter assimilado a lateralidade, é magnifico, sabes cheguei a ter crianças com 7/8 anos que não a sabiam.
Parabéns á Princesa!
Tb tento não chamar esses nomes ao piolho, nem mesmo falar em coisas negativas á frente dele pois tb já tinha lido isso numa revista. Geralmente uso o termo "malandrão" ou "maroto", na brincadeira e ele já percebe e ri-se p mim com um ar daqueles mesmo de TRAQUINA!!
bjs

Sónia (SRA) e Joaninha disse...

Pois eu tbm evito esse tipo de comentarios pois tbm não acho saudavel...Mesmo que seja na brincadeira...Mas ainda se vive muito esse habito na nossa cultura...não que seja por mal...mas mesmo assim concordo plenamente contigo