domingo, 30 de setembro de 2007

Ainda sobre o "sight reading"

Bom, depois q descobri q a princesa está a começar a fazer o chamado "sight reading" eu tenho-a "testado" para ver em q ponto é q ela está, uma vez q se não fosse a brincadeira da "BRUNA" eu não tinha descoberto q ela já conhecia algumas palavras. Já sei há imenso temo (há mais de um ano) que ela reconhece marcas escritas em qqr lado e em qqr situação. A primeira x q o fez foi com a palavra Coca-Cola (escrita como todos nós conhecemos) qd por volta dos 15 meses sentada numa esplanada apontou para a mesa e para o guarda-sol e nos disse que era Coca-Cola, desde então sabe imensas "palavras" q identificam certas marcas.

Hoje estavamos a ver as letras magnéticas e escrevi "NIN" e perguntei-lhe q letra é q faltava na palavra "Nina" ela tirou o A q estava no nome dela e colocou-o no sitio certo! Fiquei pasmada!

Depois perguntei-lhe outras palavras e ela indentificou, depois foi ela pp q viu o simbolo da Vodafone juntamente com a palvra e me disse que era vodafone, então eu escondi o simbolo e mostrei-lhe a palavra q estava apenas escrita a branco, ela com o dedito a apontar soletrou "vo-da-fo-ne", eheh, achei o máximo. Não soletrou pq sabe ler, pq não sabe, mas conhece a palavra e pelos vistos identifica-a em qqr lugar escrita de qqr cor e sem associação ao simbolo. Depois abri o visor do tlm e lá tem escrito vodafone de uma maneira ligeramente diferente, mas mesmo assim identificou-a.

Depois fomos ao Modelo, às compras e Modelo desta forma:


ela reconhece à distância em qqr sitio em qqr papel, onde qr q esteja, então eu peguei num panfleto q tinha no Modelo e mosrei-lhe a palavra escrita a branco assim:

Modelo

e perguntei-lhe e ela disse-me logo "Modelo"!

***

Qd eu digo "testá-la" não quero dizer obrigá-la, forçá-la ou pressioná-la, nada disso, só q começo a a perceber-me q ela deve saber muito mais do q eu penso q ela sabe, vai interiorizando e depois a certa altura booom, eis q me surpreende. Qd ela não qr responder ou diz-me q não sabe (a coisas q eu sei q sabe) eu não insisto, volto a tentar mais tarde até ela sentir q qr responder!

Sem comentários: