domingo, 30 de setembro de 2007

Crocs

Perdi a cabeça... comprei-lhe estes Crocs:



não dá para ver muito bem, mas são iguais aos q publiquei há uns dias atrás! ADOROU, vi-me aflita para os tirar depois de os ter experimentado na loja, no dia seguinte a primeira coisa q fez foi calçá-los mal saiu da cama, portanto de calções de pijama e galochas, lol e quis andar com eles o dia inteiro aqui em casa.

e comprei estes:




e estes:




que ainda não chegaram!

Ainda sobre o "sight reading"

Bom, depois q descobri q a princesa está a começar a fazer o chamado "sight reading" eu tenho-a "testado" para ver em q ponto é q ela está, uma vez q se não fosse a brincadeira da "BRUNA" eu não tinha descoberto q ela já conhecia algumas palavras. Já sei há imenso temo (há mais de um ano) que ela reconhece marcas escritas em qqr lado e em qqr situação. A primeira x q o fez foi com a palavra Coca-Cola (escrita como todos nós conhecemos) qd por volta dos 15 meses sentada numa esplanada apontou para a mesa e para o guarda-sol e nos disse que era Coca-Cola, desde então sabe imensas "palavras" q identificam certas marcas.

Hoje estavamos a ver as letras magnéticas e escrevi "NIN" e perguntei-lhe q letra é q faltava na palavra "Nina" ela tirou o A q estava no nome dela e colocou-o no sitio certo! Fiquei pasmada!

Depois perguntei-lhe outras palavras e ela indentificou, depois foi ela pp q viu o simbolo da Vodafone juntamente com a palvra e me disse que era vodafone, então eu escondi o simbolo e mostrei-lhe a palavra q estava apenas escrita a branco, ela com o dedito a apontar soletrou "vo-da-fo-ne", eheh, achei o máximo. Não soletrou pq sabe ler, pq não sabe, mas conhece a palavra e pelos vistos identifica-a em qqr lugar escrita de qqr cor e sem associação ao simbolo. Depois abri o visor do tlm e lá tem escrito vodafone de uma maneira ligeramente diferente, mas mesmo assim identificou-a.

Depois fomos ao Modelo, às compras e Modelo desta forma:


ela reconhece à distância em qqr sitio em qqr papel, onde qr q esteja, então eu peguei num panfleto q tinha no Modelo e mosrei-lhe a palavra escrita a branco assim:

Modelo

e perguntei-lhe e ela disse-me logo "Modelo"!

***

Qd eu digo "testá-la" não quero dizer obrigá-la, forçá-la ou pressioná-la, nada disso, só q começo a a perceber-me q ela deve saber muito mais do q eu penso q ela sabe, vai interiorizando e depois a certa altura booom, eis q me surpreende. Qd ela não qr responder ou diz-me q não sabe (a coisas q eu sei q sabe) eu não insisto, volto a tentar mais tarde até ela sentir q qr responder!

Amigos imaginários

Não sei se estará a tornar uma obsessão. Agora até às refeições fala e fala e fala sozinha, se ninguém estiver falar com ela, ela está a falar com os seus "amiguinhos", neste caso "amiguinhas"! Está SEMPRE a falar com alguém, ou connosco ou com as "amiguinhas", ou então com as bonecas! As amiguinhas mais conhecidas são a Jessica e a Sofia, mas tb tem a Mariana com qm costuma "falar" ao telefone.

Basta q se deixe de falar com ela para que ela comece a conversar com "outras pessoas".

Hoje andava a jogar a bola "com" a Jessica e atirava a bola e ficava a aguardar q a bola fosse devolvida... evidentemente não era... lá ía ela buscar e voltava a dizer à Jessica e tb à Sofia (são inseparáveis) para lhe atirarem a bola.

E está nisto o dia todo!!!

sábado, 29 de setembro de 2007

Cuidado com as figurinhas

Eu estava a fazer a cama e ainda estava de pijama decotado, ela pelo contrário já estava toda preparada para sair:

Bruna: com as mãos no "ar" e com uma cara super engraçada "Tu não vai assim Inês"
Mamã: "não filha, eu ainda me vou vestir, ainda estou de pijama"
Bruna: com alguma impaciência "véte o casaco"

Pode tirar-se 2 conclusões: ou estava preocupada com as figuras tristes q eu ía fazer se fosse de pijama ou então estava preocupada por eu estar tão decotada e ía passar frio, porque ela adora "camisolas dicutadas" mas como agora não a deixo vestir pq está muito frio e se por acaso eu tenho uma ela vem-me logo dizer q está frio, como qm diz se está frio para ela tb está para mim... fica a duvida!

sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Imaginação

A imaginação da Bruna não tem limites!

Inventa músicas à velocidade da luz, cenários (sendo o mais apetecivel a praia), encarna muitas pesonagens (desde personagens de filmes a animais) e em tudo vê algo para além do q ali está! As toalhas servem de vestidos, os cortinados tb servem de vestido e baloiço e muitas mutas mais coisas.

Ontem ao jantar pegou na colher e no copo e pôs o copo por cima da colher assim:






E disse: "olha um candieio" e depois fez q lambia o copo e disse :"é um gelado"

***

Parece, segundo a vovó, que viu uma menina na televisão a dançar o Hoola Hoop noutro dia, há uns dias atrás foi à gaveta de cozinha e tirou de lá este tubo:



e encaixou as pontas uma na outra e ficou assim:



Enfiou o "arco" na cinta e tentou fazer a dança do hoola hoop mas não teve sucesso, lol

***

Noutro dia a brincar com a plasticina fez algo q segundo ela "é uma pilinha" e não é q parecia mesmo?????

***

Ainda não tenho PC :((((

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Sensível

Eu estava descalça e bati com os dedinhos do pé na beira da cama, vcs sabem como é doloroso, ela reparou na minha cara e naquele barulhinho de queixume q eu fiz qd bati (doeu TANTOOOOOOOO). Já quase a chorar:

"Mamã, tu tá bem?" e começa mesmo a chorar eu disse-lhe q estava tudo bem e abracei-a e ela acalmou!

Super sensível esta miúda!

***

Agora anda numa de beijoqueira. Ela é de beijo fácil, mas agora anda sempre muit abraçada a mim, principalmente, e no espaço de 1 minuto é capaz de me dar uns 10 beijos. AMO os beijinhos dela.

***

Meninas, meu pc está carregado de virus e claro "pifou"! Estou no portátil do maridão, q além de ser todo xpto é SUPER lento no q diz respeito a abrir páginas da net e faz muitas perguntas, por isso eu não vou comentar nos vossos cantinhos até ter o meu a funcionar em pleno, espero q em breve! Vou continuar-vos a visitar principalmente pelo bloglines q é fácil e rápido!

terça-feira, 25 de setembro de 2007

Perguntas

O que responder a isto:

"o qui é o futa do notso amó?" (o que é o fruto do nosso amor, depois de eu ter lido no livro)

"o qui é morréu?" (depois de ler a "mãe morreu" num livro)

Anastacia

Para quem não sabe uma das irmãs da Cinderela chama-se Anastacia e por sinal é muito má!
Agora qd a Bruna está zangada connosco ou está a fazer birras vira-se para nós e diz:

"tá quieta Anatácia"

ou

"dá cá isso Anatácia"

ou

"óoooo Anatácia"

ou outra coisa qqr, mas com um ar de tão zangada, lol!!!!

É hilariante porque di-lo a qm qr q seja, eu, o papá, a vovó, o vuvu, demais o tipo de raciocinio q faz!

Saídas dela

Outro dia foi qd eu cheguei, hoje foi qd o vuvú chegou:

"tchegou o teu pai, mãe" lol

***

Estava a dizer qqr coisa em relação às irmãs da Cinderela, e queria dizer Cinderela, mas não se lembrava do nome e dizia:

"as imás da... (pensativa a falar consigo pp) como tchama?... como tcháma?... (fez-se luz) Cindiela..."

Achei imensa piada ao "como tchama" (como se chama) da maneira como o disse, é com qd nos esquecemos de alguma coisa e dizemos "como se diz?" para nós mesmas ao tentarmo-nos lembrar :)

***

Já não sei bem a propósito de quê, vira-se para a Titi Nela e diz:

"Metxe as penas rapaiga"

e noutra ocasião em q a Titi Nela estava a fazer asneiras:

"Vais já pa casa q'é um mimo" LOL!!!!!!!

***

A falar com o papá sobre os filmes que queria q o papá trouxesse do video clube.

Bruna: "táz o Mogli papá"
Mamã: que tb se meteu à conversa "de onde?"
Bruna: "do vídeo"
Papá: "tá bem, eu trago"
Bruna: "tem lá o Noddy?"
Papá: "não, filha o Noddy não tem"
Bruna: "óooo que pena" lol!

sábado, 22 de setembro de 2007

Sight reading (inglês)

"My son is able to sight-read. This means that he can recognize the word by sight and tell you what it is, but cannot sound the word out yet. Once they learn to sound out the words, that is when phonics reading begins. Sight reading should NOT be confused with memorization. Simple memorization is when a child can memorize a short book and "read" that book to you, but cannot identify those words anywhere else but in that book. When a child sight-reads, he/she can recognize those words in any situation. There is a higher level of learning involved in sight-reading than in memorization."

***

É o q a Bruna começou a fazer!

Ontem estava a escrever palavras: PAPA, MAMA, BRUNA, INES... e escrevi NINA. Não me lembro de alguma x lhe ter escrito NINA, sinceramente não lembro e depois de lhe perguntar oq diziam as palavras (acertou em todas) escrevi NINA, mas mais uma x não estava NADA à espera de a ouvir a dizer "Nina" qd lhe perguntei o q ali dizia. Não sei se foi coincidência naquele momento, tentei mais uma x mas depois ela não quis fazer mais, mas hoje já lhe voltei a perguntar e ela respondeu certo.

Ela tb memoriza os livors a uma velocidade incrível, mas em relação a estas palavras ela reconhece-as onde as vir se estiverem assim escritas de outra maneira não, por isso é o q se chama (em inglês, porque português, não sei bem se há algum termo técnico, talves leitura de vista, não sei) "Sight Reading"

Manhã no parque

Ontem (6ª feira) cheguei cedinho a casa e ela disse-me logo que queria ir ao "pa(r)que" (um (r) não muito marcado) e fomos. Qd lá chegamos não estava ninguém, andou no baloiço e no escorrega. Depois às tantas lá chega um menino a quem ela de imdeidato pergunta o nome - Gonçalo - embora ele só o tenha respondido mais tarde. Então mais tarde e depois de passada a timidez inicial do Gonçalo, que tinha 4 anos, lá começaram a conversar e depois a brincar:

Bruna: "eu tenho uma cama gande e uma casa muito linda" (hummm, eu acho q aquela primeira informação era desnecessária, lol)

Cada um tinha a sua casa e depois iam a casa um do outro etc, foi uito giro vê-los brincar. Ela, como sempre, quis saber avida do menino toda, lol, nomes da avó, do avô, pai, mão, onde estavam, o q estavam a fazer, etc... vai ser detective.

Depois o Gonçalo foi embora e nós fomos andar de baloiços, primeiro andou ela, depois foram as amiguinhas imaginárias, a Jessica e a Sofia. Ela saiu o baloiço e pôs-se a empurarrar os 2 baloiços e conversava conversava, gesticulava e para vir embora foi dificl pq não queria deixar as suas amiguinhas, eu ainda lhe disse para trazê-las, mas ao q ela me disse elas não queriam vir, lol!!!

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

A minha pequena actriz!

Estava à porta à minha espera. Mal saio do elevador vira-se para o vuvú e diz-lhe:

"vuvu, vem aí a tua filha" lol!!!!

***

O papá foi à farmácia e trouxe-lhe um spray para pôr qd se magoasse, porque a Bruna qd se magoa a 1º coisa q diz é "Já patsou não é peciso betadine" e não deixa pôr betadine de maneira nenhuma! Aliás, este é um assunto sobre o ql já ando para escrever há imenso tempo, a reacção dela à dor... um dia destes... continuando, trouxe-lhe o tal spray e a vovó, q se tinh magoado de tarde, experimentou, ela tb quis experimentar:

Mamã: "ó filha, tu não te magoaste por isso não precisas de pôr"
Bruna: a iniciar uma birra "vou caí (atira-se para o chão, mas não se magoa, esperta), magoei (começa a chorar), põe mamã"

E quem é q consegui levar a dela avante??? Pois claro a menina Bruna! Mas q bela actriz q ela me está a sair!

***

Estava na sala a brincar:
"Eu sou um leom, grrrrrrrr... e tu (virada para mim) é a mamã leoa" (leão)

***

Novo interesse usar a tesoura para cortar papel!

***

Nota: meninas ando sem tempo para comentar nos vossos cantinhos, mas logo q possa prometo que vou comentar! :)

terça-feira, 18 de setembro de 2007

Amigos imaginários

Tem-nos há algum tempo (desde os 20-21 meses), fala muito sozinha, mas neste momento chega ao ponto de andar aos beijos às paredes, como se estivesse a beijar os "amiguinhos".

Ía de mão dada comigo no shopping e ía a falar com uma "amiguinha": "não Jessica, não, não" com o dedito a fazer o gesto de não! E está constantemente nisto!

Tanta imaginação!!!!!!!

Vestidos, sempre os vestidos!

Estav na cozinha a fazer a sopa dela e ela como sempre estava preocupadissima com a roupa q queria vestir. De repente ouço-a na porta da cozinha:

Bruna: "Inés, potso vezti ete veztido?"
Mamã: "podes, mas tens q pôr uma camisola por baixo"
Buna: "Obigado... a camisola da Kitty?"
Mamã: "não a da Kitty está para lavar, espera q eu já vou ver"

E lá foi ela toda contente para o quarto para vestir o vestido que tanto gosta, lol

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Maturidade/ Desenvovimento (longo)

A Bruna sempre mostrou uma maturidade/ desenvolvimento muito à frente daquilo q se espera em determinadas idades.
Logo no 1º dia de vida o enfermeiro do hospital me disse que a Bruna tinha um poder de sucção de um bebé de uma semana, na consulta dos 2 meses o pediatra achava q já era a consulta dos 3 meses e mesmo assim achava q ela estava extremamente desenvolvida para 3 meses qd na verdade era a apenas a dos 2 meses, lembro-me de uma vez aos 3 meses uma senhora ficar super ademirada com ela e me dizer que as reacções dela eram de um bebé de 6 meses (tinha 3 filhos esta senhora, devia saber do q estava a falar), na consulta dos 4 meses (esta nunca mais me esqueço e confirmo tudo) o pediatra disse-me: "esta menina tem uma personalidade..., não vai ser fácil", aos 10 meses de idade aqd de uma visita á minha genecologista/obstetra a princesa (como sempre) foi comigo, entrou pelo pé dela, sempre muito atenta a tudo e foi esta a 1ª médica a alertar-me para o facto da Bruna parecer muito precoce para a idade, ela disse-me mesmo: "vejo muitos bebés diariamente e nunca vi um bebé de 10 meses assim", a apartir daí as pessoas sempre q me perguntavam a idade da Bruna ficavam surpreendidas, até eu ficava supreendida com coisas que fazia (e continua a fazer) mas além de ler muito na net sobre o q deveria estar ou não a fazer em determinada idade nunca tive muitos termos de comparação, por isso achava-a realmente muito inteligente, mas acho q todos os pais pensam isso dos filhos.

Como vcs já sabem aos 21 meses resolvi mesmo levá-la a um psicologo especialista em crianças que confirmou que para a idade a Bruna tinha "uma precocidade excepcional" (palavras escritas do psicólogo).

Bom, o desenvolvimento da piolha foi evoluindo e acontecendo naturalmente, ela ADORA aprender, se calhar ensino-lhe coisas que não deveria ensinar nt idade mas e ELA que me pede e pergunta, e outras xs é ela propria q me surpreende sem eu estar à espera ou imaginar q sabe determinadas coisas!

Isto tudo para falar de 2 situações engraçadas que se passaram entre ontem e hoje em relação à Bruna.

A 1ª foi passada num "autocarro" daqueles de meter moedinha com 3 lugares, 1 ao volante e 2 atrás. Qd a Bruna lá chegou estava uma menina que tinha entre 7-8 anos, muito simpática chamada Mariana:

Mariana: "podes vir para aqui" (a Mariana estava ao volante)
Bruna: "Obigado"

Entrou mais uma menina chamada Matilde que fazia hoje 6 anos. Eu disse-lhe q agora tinha q dar a vez à Matilde e ela assim o fez, foi para trás para o lado da Mariana.

Bruna: "Como te tchama?"
Mariana: "Mariana"

Entretanto a Matilde cedeu novamente o ligar à Bruna que cerca de 30 segundos depois cedeu o lugar à Mariana:

Bruna: "podes vi pá aqui" e passou para o banco de trás. Enqt isto ía conversando e fazendo fitas, entretanto:

Bruna: para a matilde "como tchama a tua pussoia"
Matilde: responde, mas eu não me lembro, lol
Bruna: para a Mariana "e a tua?"
Mariana: acho que respondeu "Cecília"
Mamã: "e a tua?"
Bruna: "não sei"... mais à frente :" a minha pussoia chama Quiztina" (não sei onde é q foi buscar isto)

E agora a parte engraçada:
A mariana estava a dizer-me q começava as aulas hoje e a Matilde tb me disse e depois a Mariana perguntou qd começavam as da Bruna:

Mamã: "ela ainda é pequnina, não anda na escola"
Mariana: "qts anos é q ela tem?
Mamã: "2"
Mariana: com a cara de maior espanto do mundo " e já é assim? Com 2 anos?"
Achei um piadão. A verdade é não fosse a voz de menina pequenina e as palavras abebezadas, e o tamamnho dela, a Bruna parecia da mesma idade, sem exageros, só visto a forma como interagia, até eu q a conhecço tão bem estava estupefacta com tanto à vontade...

A 2ª situação aconteceu hoje. Fui à Benetton (eu sei eu perco a cabeça, não há nada a fazer) da Rua Santa Catarina q tem 3 pisos, sendo o de crianças no r/c. Na hora de pagar reparei q me tinha enganado num tamanho e enqt a vovó ficava com a Bruna (q estava sentada em cima de um balcão, pelo menos qd desci) eu desci para ir trocar, e ainda tive q esperar uns 5 minutos. Qd subi já ela estava aos abrçaos e beijos a um menino e as meninas da loja perdidas de riso com ela. Enqt isto eu fui pagar. A menina da caixa com uma voz assim num tom mais baixo:

Menina: "ela tem mesmo 2 anos?"
Mamã: apanhada de surpresa não com a pergunta mas com o modo, parecia q não queria q ouvissem "tem, tem 28 meses"
Menina: "É tão despachada..."

Depois já cá fora perguntei à vovó se ela tinha dito a idade dela, e a vovó repsondeu q uma das meninas lhe perguntou e ela disse 2 anos. Eu expliquei-lhe o q tinha acontecido, e o q eu acho foi q a menina não ficou muito convencida e queria confirmar mas sem dar muito nas "vistas", lol!

domingo, 16 de setembro de 2007

BRUNA

Desde por volta doa 14 - 15 meses que reconhece marcas como Coca-Cola, El Corte Inglês, Continente, mais recentemente (antes de fazer 2 anos, não sei bem qd) Modelo, Feira Nova, pré natal, etc, mas reconhece-as, não porque as sabe ler, mas porque reconhece os simbolos, como estão escritas, as cores, os formatos da letras.

Hoje estavamos a brincar no quarto dela, ela a "ler" o "livo d'inglés" e eu a fazer uns sarrabiscos no cadernito dela. Depois escrevi isto:





e perguntei-lhe assim mesmo nada nada às espera de respostas, até porque ela estava concentrada na leitura dela e eu estava numa de descontração, o que dizia ali, ao q ela prontamente me respondeu:

"Buna"

Fiquei meio incrédula, além de ela ter já visto por várias vezes o nome dela escrito, como em relação aos outros símbolos nunca teve um padrão para o identificar, por isso nunca pensei que ela o identificasse assim tão prontamente. Depois fiz isto:


e perguntei-lhe onde estava escrito Bruna, ao q ela mais uma vez prontamente apontou para o nome dela. Depois experimentei perguntar-lhe: "onde diz mamã que começa com a letra M" e ela olhou por brevissimos segundos e apontou direitinho para Mamã! Não quis experimentar mais, mas um pouco mais tarde para mostrar ao papá e aos avós perguntei-lhe mais uma vez e mais uma vez ela respondeu direitinho e ainda lhe perguntei: "Onde diz papá que começa com um P?" e ela mais uma vez "acertou"!

28 meses

Há tanto a escrever sobre ti, foram 28 meses tão únicos, maravilhosos, lindos, fantásticos, FELIZES... Tu és muito mais do q algum dia pedimos a Deus. Amo-te filha linda!






sábado, 15 de setembro de 2007

Nunca é demais

Não foi a 1ª, nem a 2ª x que o disse, di-lo muitas vezes, mas nunca é demais ouvi-la dizer, espero q o diga sempre ao longo da sua vida.

Cheguei a casa do trabalho e ela, como sempre, fica eufórica, darta-se de fazer fitas, e depois idsse isto:

Bruna: "Tou muito conténte"
Mamã: "Porquê filha?"
Bruna: "Poque tou feliz"

Dra., pois claro!

Encontramos a vovó do Diogo e do Ruben na rua. Foi uma conversa interessante, depois dos olás e dos estás boa...:

Vovó do D e R: "o teu papá?"
Bruna: "Tá a tabalhá na clinica em Gondomá"
Vovó do D e R: " e o teu vuvu?"
Bruna: "tá no cliente"
mamã: "Diz à D.M. onde é a tua escola"
Bruna: "é na faculdade, vou sé doutoia"... com esta é q eu não contava, geralmente diz "a minha cola é lá diante... na faculdade" agora esta de "sé doutoia"...

O homem

Estava a brincar no escritório sozinha, andava a calçar as minhas chinelas, lol, de repente vem a correr com ar de assustada:

Mamã: "que foi filha, o q aconteceu?"
Bruna: "o homim"
mamã: "o homem? onde está o homem?
Bruna: "no teu comutadó" (computador)

E lá fui eu espreitar para ver o q se passava... conclusão, eu tenho o IncrediMail e sempre q há mensagens novas aparece um boneco (mordomo) que surge do lado direito do ecrã e pára a meio do ecrã, ela estava a ver e assutou-se, agora imagino se o PC estivesse com som, porque ele tb fala e diz com uma voz rouca e grossa "you have mail sir", lol

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Apaixonada

Ontem qd cheguei a casa a vovó estava a contar-me um episódio da minha piolhinha, e depois disse-lhe para ser ela a contar:

Bruna: "acabou o Noddy, depoiz tava a dá as wink(x) e tava ali o pincipe e apaixonei"

***

Eu acho q numa entrada atrasada já tinha falado duma fase q ela passou por volta dos 16 meses acho eu, em que ela não podia ver o Frderico da Floribela, só visto, contado ninguém acreditava, as pessoas achavam q eu estava a exagerar e qd viam ficavam pasmadas com a reacção. Ela ficava de tal maneira alterada qd o rapazinho aparecia que tinha atitudes completamente disparatadas e ao mesmo tempo engraçadas. Ela corria, ela saltava, ela rebolava no chão, ela escondia-se com vergonha, ela escondia a cara nas nossas pernas, se estivesse sozinha vinha a correr e ria-se cheia de vergonha, nós percebiamos logo quem estava a dar na televisão, era engraçadissimo...

Por isso a minha filha desde muito cedo foi dada a paixões, lol!

A minha vidente

Etava a ver televisão na cozinha e estava a dar as noticias:

"Outa véz, ito já deu quando eu tava a domi" lol!

Graus de parantesco

Ha muito muito tempo q sabe os graus de parantesco, sabe o os avós são pais de um de nós, sabe q nós somos filhos dos avós, sabe que ela é neta, etc etc...

Vovó: "quem é a tua bisavó?"
Bruna: "é tua mãe"

A Bruna contactou com a Bisavó (minha avó materna, as outras infelizmente já cá não estão) umas 2-3xs sendo a última qd ela tinha apenas 10 meses.

***

A vovó estava a dizer que numa conversa ao telefone alguém (que eu já não me lembro quem, acho q foi o vuvu) tinha dito para dar beijinhos para todos e para (foi mesmo o vuvu, lol) "o meu genro" (dizia a vovó como lhe tinha sido dito)

Bruna: "quem é o genro?"
Vovó: "é o teu papá"

Nunca mais se esqueceu...
À pergunta: "quem é o papá do genro do vuvú João" ela responde: "é o vuvú Amando"

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Roupa de Inverno

E já ando nas compras da roupa e calçado de Inverno, não há nada q lhe sirva do ano passado, nem roupa nem sapatos. Em roupa se forem saias veste para 18 meses (tem um cinta super fininha e se ficarem curtinhas até é giro), calças tem q ser entre os 2-3 anos, mas depois temos o grande problema da cinta e da anca, ficam super largas e vestem mal, vestidos veste entre 30 meses e 3 anos. Sapatos estamos entre o 24 e 25!

Este fim de semana fui a uma das minhas lojas preferidas para ela - Benetton - e perdi a cabeça, para a semana vou voltar a perder a cabeça... mas não me importo, é um prazer!

Está decidido, vou investir em vestidos e em saias, apenas um par ou outro de calças e mais nada. Acorda e a primeira coisa q pede e para vestir um vestido ou uma saia, hoje de manhã a vovó viu-se aflita porque ela acordou e sismou que queria "vezti a saia q'a mamã compou no tshopping" e nada demoveu da ideia, a vovó ainda deixou passar algum tempo para ver se ela esquecia, mas nada feito teve mesmo q vestir a saia e queria vestir uma camisa (quente para o dia de hoje) q tb comprei na Benetton, mas a vovó safou-se pq disse q estava para lavar. Por isso não vale a pena ter fitas descomunais todas as manhãs por causa da roupa!

As minhas lojas de eleição para lhe comprar roupa: (ordem aleatória)
Benetton
Corte Inglês
Lilica Ripilica


O meu top 3.

Depois tb gosto da Kidds class para roupas mais acessiveis e para o dia a dia para ela andar à vontade e tb acho q costumam ter uns sapatinhos muito girinhos!

E por falar em sapatos já viram as novas crocs de Inverno? São em forma de bota (tipo galochas) mas são LINDAS, custam cerca de €35 e ao contrário das de Verão estas eu vou mesmo comprar, são mesmo o máximo, muito à frente e com cores lindissimas!

Adenda: fui pesquisar online e aqui ficam as novas crocs

terça-feira, 11 de setembro de 2007

Preocupada (a Bruna)

O vuvú esteve fora em viagem, a vovó ligava-lhe várias xs, uma dessas vezes a vovó não conseguia ligação e já era tarde e estava a ficar preocupada:

Bruna: "o que foi vovó?"
Vovó: "é o vuvu que não atende, vou ligar para a mamã" e ligou. Desligou o telefone depois de ter falado comigo
Bruna: "o que disse-te a mamã?"
Vovó:"Disse q ía ligar para o vuvu"
Eu liguei para o vuvu, consegui chamada, falei com o vuvu mas ele estava ocupado e pediu para ligar um pouco mais tarde. Eu liguei para a vovó para lhe dizer para ela ficar mais descansada
Bruna: "Atendeu? O que disse-te?"

Segundo a vovó estava mesmo preocupadinha, com uma expressão aflita! LINDA, tão crescida!

sábado, 8 de setembro de 2007

Pequena Sereia (ainda das férias)

Adora-a! O papá, fez-lhe uma surpresa no dia 19 de Agosto e trouxe-lhe o filme. Ficou super contente : "que supesa linda papá"... depois logo no inicio do filme o peixinho q acompanha a "litle mameid" diz q está com tosse... bem, não vos digo nada... começa: "o peixinho tá conztipado"... a partir daí todas as vezes que o peixinho aparecia destava a chorar:

Mamã: "porquê q estás a chorar?"
Bruna: "pu causa do peixinho"
Mamã: "o que tem o peixinho?"
Bruna: "tem tosse" e desatava a chorar, lol!!!!!

Bouquet de alecrim

Chegou à minha beira com isto na mão:


(supostamente um bouquet)

E disse: me:

Bruna: "felicidade, paabém, tudo de bom pa ti"
Mamã:" que lindo filha, obrigado, o que é isto?"
Bruna: "é alequim" (alecrim)

Portanto, ganhei um bouquet de Alecrim :)

Principes encantados

Tem uma verdadeira paixão pelos Principes encantados das histórias! Basta dizer-lhe q há um principe q já não larga a história!

Nestas féris alugamos alguns filmes da Disney e alguns deles têm os principes... bem se vos disser que ela já viu a Cinderela umas 4-5 xs do principio ao fim (cerca de uma hora e qqr coisa de filme), já viu a Pequena Sereia outras tantas, a Barbie as 12 bailarinas, todas as noites tenho q ler a Branca de Neve (porque há um principe)... é demais e se houver um casamento melhor. Ela até já diz "vou casá com o pincipe", ah pois vai, lol!

quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Brincadeira muito interessante

Sem querer outro dia (durante as férias) começamos uma brincadeira onde eu sou a professora de ginástica e ela é a aluna e faz tudo o q lhe digo. Como disse começou por ser uma brincadeira mas rapidamente percebi q podia ser uma boa actividade para a coordenação.

Com esta brincadeira fiquei a saber q a minha piolha tem uma coordenação fantástica, que sabe a lateralidade sem olhar para pulseirinha tanto das mãos como dos pés, tem uma capacidade de pensar muito rápida...

As "ordens" da professora:

Em pé:
Estica as mãos em cima da cabeça
Põe uma mão na cabeça outra na barriga
Agora as duas mãos nos joelhos
Uma mão na maminha outra no nariz
As mãos atrás das costas
Uma atrás das costas outra na barriga
A mão direita toca no cabelo
A mão esquerda toca no umbigo
bate as palmas atrás das costas (não consegue bater palmas atrás, mas bate com as duas mãos nas costas)
A mão direita toca no joelho esquerdo (aqui tem mais dificuldade, acerta na mão, mas o a parte do joelho fica hesitante... tb não é propieamente facil:)) e vice versa
A mão direita toca no pé direito e a mão esquerda no pé esquerdo
ETC...

Deitada:
Levanta às duas pernas no ar
Agora levanta a esquerdae baixa a direita
Mãos esticadas acima da cabeça
Bater palmas com as braços esticados
ETC

Estas são algumas das "ordens" que me consigo lembrar, na altura em q estamos nesta brincadeira as coisas vão-me surgindo e ela sempre à espera da próxima "ordem" com um sorriso nos lábios, parece mm q está numa aula de ginástica! Executa os movimentos com uma rapidez fantástica, o q me fascina mais é a parte da lateralidade, nem sequerolha para o q está a fazer, os olhos estão pregados em mim às espera da minha "aprovação" e das minhas palmas e de mais desafios! É muito giro! Vou tentar filmar!

***

Resposta a comentário: para Anabela mamã da linda Lara :)

uma coisa.... porque nao permites que digam... feia, má e outras coisa?? desculpa a intromissão mas é mesmo curiosidade...
Podes, aliás podem perguntar o que quiserem, no problem :)
Muito antes de eu engravidar, aliás muito antes sequer de pensar em engravidar ou casar ouvi um psicológo dizer que jamais se deveria dizer q uma criança é má, ou feia, ou q não se gosta dela, principalmenteos pais, porque a crianças vai interioizando isso e acaba por acreditar q o é mesmo o q pode e geralmente interfere com um sem numero de coisas da personalidade dela, para além de ela se sentir rejeitada principalmente qd ouve um "não gosto de ti" principalmente qd vem da boca de um dos pais! Nunca mais me esqueci disto. Já grávida comecei a ler revistas tanto em português como em inglês e principalmente as que vinham do EUA (eu subscrevia uma revista de exercico na gravidez e outrso temas relacionados com a gravidez e bebés) falavam quase sempre neste assunto, chegavam ao ponto de ser minuciosas e referirem q qd um recém-nascido ou bebé de poucos meses chora muito jamais se deveria dizer q o bebé era chorão mas sim sensível... Se eu já tinha ficado marcada pelo q tinha ouvido, grávida e a ler estas coisas ainda fiquei mais e como tenho um marido psicopedagogo e q percebe muito desta área ía conversando com ele e ele ía-me dizendo até q ponto é q palavras como estas podiam marcar uma criança... e por isso, acredita, até me arrepio qd ouço alguma mamã ou papá dizerem isto aos filhos ainda q eu tenha consciência q não é por mal e q até e bastante comum dizer-se, mas depois do q ouvi e aprendi... nunca mais consegui nem dizer nem ouvir dizer :)

Presunçosa

A vovó a despedir-se dela:

Vovó: "Até amanhã se Deus quiser"
Bruna: "Até amanhã s'eu quisé"

No comments, lol

quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Saídas (edição férias)

Estava no escritório a chamar pelo papá, mas o papá não lhe respondia (estava longe e não ouvia)

Bruna: "Papá, tou a chamá-te"
mas o papá não respondia
Bruna: "Chama o papá mamã, não consigo, é mouquinho"

***

Estava eu a preparar-me e ela a ver:
Bruna: "Compa um soutien pa mim"
Mamã: "queres q te compre um soutien?!"
Bruna: "biquini tenho, soutien não tenho" (e repetiu, como q se afrisar bem o q queria dizer) como quem diz, o meu biquini tem parte de cima, mas não é um verdadeiro soutien, lol!!!!

***

Eu estava no escritório, e ouvia-a:

"é a melhó amiga do mundo"

Fui espreitar, estava com o Ruca q esta menina linda lhe deu e com uma boneca a qm ela chama de Mila a darem beijinhos... ela viu-me eu disfarcei para ela não ficar embaraçada, e depois como qm não qr a coisa disse-lhe:

Mamã: "o q foi filha?"
Bruna: "é a melhó amiga do mundo"
Mamã: "quem?"
Bruna: " A Mila"


Saí! Depois continuei a ouvir: "é muito amó" (amor), lol!!!!!

Depois ouvi: "casa comigo Ruca"... e lá fui eu espreitar e lá perguntei outra x como qm não qr a coisa:

Mamã: "o que foi filha"
Bruna: meia sem graça "tou a bincá"
Mamã: "e com qm é q a Mila vai casar?"
Bruna: "com o Ruca"
Mamã: " e como foi isso?"
Bruna: com o Ruca em evidênvia: "casa comigo Mila... e vóm casá os dóiz"

e muitas coisas q ía dizendo, mas q eu já não me lembro, lemro-me de palvras soltas, mas não como ela disse exactamente, mas dizia coisas como "estou apaixonado por ti", e outras coisas.....

***

Estavamos a comer picanha. Eu tinha no meu prato a tira de gordura, a ela parecia-lhe um osso e pediu-mo, eu disse-lhe q não pq era gordura. Eu estava a tirar a carne bem rentinha á gordura, diz-me ela:

"pú favó mamã, não coma isso, deita ó lixo"

***

Papá tb sofre, lol. E coitadinho do papá q estava na caminha a domir pela manhã fora no Domingo, qd a piolha diz:

"Acóda papá, táz sempe a domi, sempe a domi"... quem ouvisse até pensava q o papá é daqueles dorminhocos, mas até nem é, o único dia q pode dormir mais um bacdinho é ao Domingo e a filha nem lhe perdoa esse dia, lol

***

Adora ver-me de cabelo solto, chega a chorar qd o prendo (com lágrimas e tudo). Estavamos na brincadeira, ela em cima de mim a mexer-me no cabelo:

"Dá-me ezte cabélo, é tão lindo... maz tu não dá-me"

E eu lá lhe explicava q não podia, e o q o dela era bem mais bonito só q era pequenino mas q ainda ía crescer mais, mas acho q não a convencia muito pq ela voltava a pedir-me, mas na parte do "é tão lindo" dizia-o com uma entoação... só mesmo visto... ou ouvido, lol!

***

A brincar com a casinha dela:

"tenho uma ideia, vou pó o carro dento da casinha"

***

Como já tinha comtecido com o papá, agora foi a vez da mamã... acordou cedinho cedinho... a mamã a tentar q ela dormisse mais 30 minutinhos pelo menos... mas ela diz-me logo:

"Acóda dominhóca"... perante isto... levantei-me, lol!

***

Com o livro de inglês:

Bruna: "Lê o cótche"
Mamã: "leio o quê filha?"
Ela insistia no "cótche", mas eu sinceramente não chegava lá... até q se fez luz:
Mamã: "queres o couch, o treinador?" (treinador, é uma das partes q ela mais gosta porque o treinador está na praia, mas eu não sabia q ela já a sabia)
Bruna: "sim"

Já sabe tantas palavras em inglês, e algumas só sei q ela sabe qd ela mas diz.
Íamos no meio do corredor, vindo assim do nada diz-me:

Bruna:"Girl... bói"
Ao principio tb não percebi, porque foi dito assim sem mais nem menos e eu nem sabi q ela já sabia estas duas palavras, mas depois disse:
Bruna: "eu sou uma girl"
mamã: para ter a certeza de q elas sabi o q estava a dizer porque NUNCA lhe tinha dito q ELA era uma girl "e menino como se diz?"
Bruna: "Bói"
Mamã: espantada "Ahhhh"

***

A ver o filme da Cinderela:

"A cindiela tá a dantçá com o pincipe muito ligante" (elegante, lol)

***

Na casa de banho dela ainda tem a banheira dela com o fraldário, agora sisma q se qr deitar em cima e fazer de bebé. Numa dessas vezes eu disse-lhe q ela já não era bebé, já não se podia deitar em cima, resposta dela:

"Pensa q'eu não sou bebé, maz sou"

mas mais tarde qd queria fazer uma outra coisa onde eu lhe disse que ainda era pequenina ela mudou o discuro:

"Não sou pequequina, sou gande"... então em que ficamos menina espertinha??? lol

***

Queria q eu me vestisse rápido, depois de me mandar vestir rápido disse-me:

"não há tempo a pedé" (perder)

***

Íamos no carro, eu ía a conversar com o papá, ela disse qqr coisa, mas como estavamos a falar nem eu nem o papá prestamos atenção, diz ela:

"mamã, tás ouvi o q'eu tou a dizé?!"

***

Na brincadeira com o papá:

"goto muito de morá contigo papá" (morar)... e o papá babou babou babou!!!!

***

A vestir a camisola sozinha:

"Dá-me aqui uma ajuda, não consigo veti a camisola"

***

Estavamos a brincar no quarto dela, queria a Barbie Asinhas q estava na sala, virou-se para a Titi Nela e disse:

"Manela, fá um favó a mim, vai bucá a Babie asinha que tem asa voadóia" (manela faz um favor a mim, vai buscar a Barbie Asinhas que tem asas voadoras) lol!!!

***

E foram estas algumas das saídas da princesa Bruna durante estes dias, muitas outras coisas foram ditas, mas algumas esqueci-me, outras não apontei, enfim, acho q as melhores estão cá todas :)

É tão bom ser querido

E é isso q nós somos, e é assim q nós nos sentimos.
Recebemos 3 miminhos lindos de três lindas mamãs:
Mamã da Beatriz e Carolina, Mamã da Joaninha e Mamã do Simão




Muito obrigado amigas do fundo do coração! Nunca sei muito bem como reagir nestas situações, nunca soube e agora ainda pior porque no fundo fico a pensar no q foi q fiz para merecer tanta atenção, carinho e consideração da vossa parte! De qqr maneira eu, em meu nome pessoal e em nome da minha razão de ser e da razão de ser deste cantinho agradecemos este miminho tão saboroso e tão especial!

Por outro lado facilitaram-me a vida e emuito porque a regra do jogo é passá-lo a 10 pessoas, 10 amigas, assim sendo eu recebi 3 miminhos o q representa 30 pessoas, ora como as meninas q têm acesso a este cantinho não chegam às 30 eu distribuo um por cada vocês que nos leem! O facto de nos lerem é porque são merecedoras da nossa confiança e da nossa amizade, assim todas merecem este miminho tão lindo!

Este miminho é para TI que nos estás neste momento a ler, publica no teu blog e distribui por mais 10 amigas! Às mamãs amigas que nos presentearam com este miminho, isto tb é para vcs, embora vcs já tenham feito a vossa parte :)

Obrigado a todas

terça-feira, 4 de setembro de 2007

O diário das nossas férias

20 de Agosto de 2007

A minha piolha conheceu finalmente a Nini (do Brasil)! Só vos digo, foi o máximo, estava tão eufórica, tão excitada, tão feliz que falava a 100km à hora, quis ir logo mostrar o quartinho dela à Nini, depois pôs toda a gente a dançar a música do "on me" (don't let the sun go down on me):

"mamã, põe o on me p'eu dançá com a Nini", e a Nini pegou nela ao colo e começou a dançar, depois achou q todas deviamos começar a fazer o mesmo: "mamã, dança com a titi Gáça"... conclusão tudo a dançar, lol!

Foi uma diversão só, acho q foi amor à primeira vista entre a Bruna e a Nini!

***

À noite fomos fazer uma visita ao vuvu Armando q tem um barzinho com pista de dança e por volta das 10:30 aparecemos para lhe fazer uma visita e surpresa. Qd lhe perguntavamos onde íamos, respondia: "vou à dizcuteca dançá", lol, começa cedo, começa :)!

O vuvú adorou a visita, ela quis beber um "sumo de lalanja" e depois quis ir dançar e não queria sair da pista... foi muito giro!








***

Esta miúda é de paranóias, não q queria molas para pôr nas mamocas???!!!!! Eu tenho piercings, mas nas mamoas era o último sitio onde faria algum... e até fez uma birra pq eu não lhas dei...

***

21 de Agosto de 2007

Fomos ao IKEA pela 1ª vez!
Estava toda contente só de saber que ía a um sitio onde se podia fazer compras, lol!
Ao irmos para o carro encontramos uma vizinha q se meteu com ela:

Vizinha: "Olá Bruna, onde vais?"
Bruna: "vou passeá à Benetton" sim sim benetton, lol!
Mamã: "não vais passear à Benetton"
Bruna: "não lembo onde vou" lol

No Ikea achou q aquilo era algum centro de diversão porque queria ir para o chão para andar a brincar nos quartos de criança... estava nas quintas dela, o pior era qd tinha q pegar nela, porque pelo chão ela não vinha, e fez umas quantas birras, mas depois de eu conversar com ela, ela lá acalmava e resolvia vir.

Já na caixa meteu-se com toda a gente q estava por perto dela, perguntava-lhes o nome, dizia-lhe olá e até teve o descaramento de perguntar a uma senhora /menina "onde compatez esse vztido?... e esse sapato?"... uma descarada esta minha filha! E as pessoas achavam-lhe imensa piada pelo à vontade e pela simpatia dela, era literalmente o centro das atenções e eu babadissima, lol!

***

23 de Agosto de 2007

Fomos convidadas para irmos brincar com os amiguinhos Ruben e Diogo. De tarde lá fomos nós!

Andou pela 1ª vez num triciclo com pedais e nem se saiu muito mal, evidentemente que ainda não tem a destreza total ao pedalar, afinal de contas foi só a 1ª vez q pedalou, mas já dá uns bons toques e o triciclo até nem era dos mais fácei de pedalar e era um bocadinho grande para ela, mas safou-se:)

Depois foi a hora da piscina... que diversão! A mamã, vovó e papá dos meninos ficaram de boca aberta com a facilidade com q anda na água! Eu não entrei fiquei do lado de fora a ver (nem sequer íamos preparadas para a piscina) sempre a controlar e ela na boa, de braçadeiras nos braços e depois ate me chamou "mamã, quéo megulhá" mas eu achei q não seria boa ideia porqe a água não estava propriamente quente e como eu estava do lado de fora não me sentia muito à ontade a mergulhá-la a ssim.

Conclusão foi uma tarde em cheio...








***

25, 26,27 Agosto de 2007

CONSTIPADA e com alguma tosse! E por isso não me tenho aventurado a sair muito com ela, o tempo está traiçoeiro: ora está muito calor, depois vem vento fresquinho, depois chove, depois sei lá bem o quê, por isso temos ficado mais por casa nt dias!

***

29 de Agosto de 2007

A constipação passou, a tosse tb, graças a Deus!
Hoje fomos ao sitio preferido dela, o "tshopping"!!!! Amigas, nem vos conto... a minha filha, como vcs já leram várias vezes, é extramente feminina, mas é tão, mas tão, mas tão mexida e reguila q até parece uma maria rapaz.... é impressionante, ela empuleira-se em TUDO, no tapete rolante agarrou-se ao corrimão e pôs os 2 pés na parte lateral cinzenta onde é proíbido por os pés, depois entrou nas lojas todas em grande correria e trepava (literalmente) aos balcões, depois de mão dada comigo e com a vovó fazia o baloiço, mas qd davamos conta ía de joelhos, sim de joelhos, a arrastar-se no chão, depois corria mais um bocado e de repenete deitava-se em pleno centro comercial como se se estivesse a descansar... olhem sei lá... fez tanta coisa onde ela vai buscar tanta energia é q eu não sei!

E não é q lhe comprei umas botas para o inverno (fofas demais) e comprei o... 25??!!!
25!!!! Dá para acreditar? Ficam-lhe folgaditas, mas com uma meia grossa e daqui a uns 2-3 meses já podem é ficar pequenas, lol! Esta miuda tens uns pés enormes, a quem é q ela sai?

***

30 de Agosto de 2007

Fomos passear, lanchar, brincar...

Aquilo q escrevi sobre trepar a tudo... aqui fica a prova:




Depois viu uma menina e lá foi ela brincar com a menina:

(nas partes onde a Bruna fala ouve-se muito baixinho, mas tem legendas, se bem q se estiverem com muita atenção percebe-se bem)



E foram assim as nossas férias! É claro q fizemos muito mais coisas, mas ficam aqui estas q já dá para terem uma imagem do q fizemos!

As saídas sempre giras da minha piolha serão postadas amanhã ;)

domingo, 2 de setembro de 2007

Voltámos

Pois é, acabou-se o que era bom... mas daqui a uns mesitos há mais.

Não fomos para lado nenhum em especial, passeámos muito, brincámos, descansámos, divertimo-nos, acima de tudo aporveitámos este tempinho para repor forças e brincar brincar brincar!

Em resumo (as férias um pouco mais detalhadas com fotos e videos e as saídas da piolha serão "postadas" nas próximas entradas)nestes 15 dias notei q a Bruna entrou numa nova fase, que eu não morro de amores, mas deve fazer parte, não sei, de qqr maneira a minha piolha está a atravessar uma fase em q tudo é dela principalmente o que a Titi Nela tiver na mão, está um pouquinho egoísta, tb está a passar uma fase em q todos as pessoas (principalmente meninos/as) q vê diz ou pergunta-me se são ás, mas qd está com algum menino/a continua a a mesma meiguinha de sempre, abraça-os muito e quer brincar com eles a todo o custo... nunca lhe disse que ela era má, NUNCA, e todos têm instruções para não utilizarem palavras como má, feia, não gosto de ti, etc em relação a ela, acreditem do fundo do coração, todas as vezes q ouço alguma mãe ou outra pessoa qqr a dizer uma destas palavras a uma criança, principalmente bebés ou mais da idade da Bruna toda eu tremo, fico mesmo muito nervosa e por isso aqui em casa NINGUÉM utiliza estes termos em relação à Bruna.

Já despia e vestia algumas peças de roupa sozinha, agora despe-se toda sozinha, só a ajudo qd tem uma camisola um pouco mais apertada, mais dificl de despir, e tb se veste a calça sozinha, é claro q tenho q dar uma mãozinha ou então andava muito bem arranjadinha, sim senhora, lol. É girissimo vê-la já tão independente, embora ela ainda goste muito q seja eu a vesti-la, já não tanto a despir.

Muitasssssss birras por causa da roupa. Sinceramente não sei bem como vai ser o Inverno. Só qr vestidos e de alças... é uma luta diária para lhe vestir outras roupas, são birras enormes por causa da roupa, acorda a dizer o q qr vestir, agora até me pede para dormir a sesta só para vestir uma camisinha de alças da Kitty... e no Inverno como vai ser??????

Fralda de noite... NUNCA MAIS:)! Desde q lhe tirei teve um acidente (estava muito cansada e dormia profundamente porque mudei-a toda, mudei-lhe a cama e ela nada, sempre a dormir... rarissimo dormir assim) e um semi-acidente porque acordou mesmo na altura q estava a fazer, nem sequer molhou o resguardo e depois pediu para ir à casa de banho onde fez um xixi enorme!

Vimos muitos filmes da Disney, gosta muito de todos os q viu mas tem uma preferência para a "cinderela" e pela "Alice no País das Maravilhas" e agora passa a vida a fazer teatrinhos (sim teatrinhos, com lençois a fazer de vestido e falas iguaizinhas às dos filmes), já sabe a maior parte das múicas dos filmes (isto em relação a todos os q viu) sabe as falas (textativamente)... enfim... ela tem uma veia de artista, dança (agora a juntar ao Kizomba dança "ballé") e canta como ninguém, representa, inventa, tanta tanta coisa... é fantástica!

Ainda sobre a fase menos boa, a Bruna tb está muiiiitttto orgulhosa, principalmente qd tem q pedri desculpa a alguém e esse alguém não é mamã ou o papá, se for a um de nós ainda pede e nem hesita muito, mas caso contrário, diz q não e é não mesmo, tenho q insistir, mas tb não deixo q vença a dela, pede e ponto final, nem q demore 1 hora, lol!

ÓOOOO fase complicada... mas depois tem tudo o resto q se sobrepõe a tudo isto, porque continua cada vez mais carinhosa connosco, com os meninos e meninas q encontra, com as pessoas, mete-se com toda a gente, cumprimenta toda a gente, é EXTREMAMENTE sociavel... fala cada vez melhor, utiliza palavras como "exato", "exataménte", "enciclopédia" e outras q tais. Super interessada em aprender coisas novas, muito interessada em livros, em jogos, em música, salta de alturas consideráveis com os 2 pés ao mesmo tempo, cada vez mais vaidosissima... sei lá, poderia ficar aqui a tarde toda e nunca diria o suficiente sobre esta princesa:)

***

Estou a preparar as entradas detalhadas sobre as nossas férias e tb outras entradas que foram acontecendo durante estes 15 dias, mas q vou calmamente escrevendo durante a semana!

Qd tinha um tempinho ía deitando um olhinho aqui e acolá aos vossos blogs, mas vou aproveitar para entre hoje e amanha pôr em dia a leitura e os comentários:)