quarta-feira, 31 de janeiro de 2007
Cabelos loiros
A Bruna achou logo muito piada a "minina"! Ao principio quando eles entraram, ela observou, observou e voltou a observar, fixa as pessoas nos olhos muito séria e só passados largos segundos é que pestaneja (sempre foi assim, desde muito muito cedo). Mal a menina (de 22 anos, diga-se de passagem) se sentou no sofá a Bruna trepa para o colo dela, olha.lhe nos olhos, sorri e dá-lhe um abraço. Uma verdadeira ternura! Depois começa a investigação... mexe-lhe no casaco, faz festas no casaco, depois passa pelo "colhar (colar)" e por fim os cabelos: A menina tinha cabeos muito louros (pintados) e acho que a Bruna nuca contactou ou pelos menos esteve tão perto de alguém com o cabelo assim, por isso ela ficou fascinada pelos cabelos.
Eu tenho cabelo extremamente comprido e ela adora mexer-me no cabelo (fazer totós à mamã), mas aquele era diferente...
Quando eu estava a adormecê-la ela diz: "minina quielho (cabelo) menito (bonito)"! Não tenho nada contra os cabelos louros, mas espero que a minha princesa um dia não estrague o cabelito dela tão castanhinho, porque ela achou muita piada ao loiro :)!
terça-feira, 30 de janeiro de 2007
Amigo imaginário
Outra coisa que tem feito muito utlimamente é fazer dialogos entre os animais dela, pega no "poquito" e na "velhita (ovelhita)" por exemplo e põe-nos frente a frente e faz um dialogo tipo: "Olhá (olá), tá bom?" diz o porquito, ao que a ovelhita responde "não, não"! E continua a falar a lingua dela com muitas palvaras à mistura, mas está tempos infinitos nesta lenga lenga!
No sábado alinhou os animais todos no banco, lado a lado, estava tão engraçado!
E já quase que sabe mais um livro de cor "Anita mamã"! Ontem errou algumas palavras mas acertou em quase todas do principio ao fim do livro! É apenas e só o 3º livro que decora....
sábado, 27 de janeiro de 2007
É o meu orgulho (video - mais um)
Ontem enquanto lhe mudava a fralda disse um pouco para comigo mesma: "o papá tem que ir comprar creme à farmácia"... falei baixinho e quase com os meus botões.
Passadas 2-3 horas o papá chega a casa, vem ter comigo ao escritório e a Bruna aparece na porta com a mão na pipi diz "papá compa poada (pomada) á pipi"!!!!! Muito sinceramente eu já me tinha esquecido. Tem uma memória fantástica. Mas não é de agora. Só que agora ainda ganha mais graça porque começa a explicar-se muito melhor. No Natal quase que estragava uma surpresa ao dizer ao vuvú o que a mamã lhe ía dar, porque se lembrou de uma conversa que eu tive com a minha mãe e lembrou-se de ter visto a prenda horas antes do vuvú chegar... enfim:)
Hoje estava a mexer na minha aliança que estava na minha mesinha de cabeceira enquanto eu me preparava e a minha mãe (que ficou cá mais esta noite) disse-lhe para lhe dar a aliança que não era para brincar, ao que ela respondeu "É meu" e vovó disse que não era dela e sim da mamã e para me dar. Ela veio ter comigo e disse exactamente assim: "é teu mamã, é pa ti mamã"!!! Já utiliza correctamente o teu, meu, ti, etc.
Ao bocado estavamos a pintar na mesinha dela e ela pediu-me outra caneta, já não me lembro que cor lhe dei, só sei que levei com a seguinte resposta: "não goto eta" (não gosto desta).
O quarto dela é muito quente, porque bate o sol todo o dia, então eu tire-lhe a camisola e ela diz-me: "tá calhô?" (tá calor?). Eu nem sequer lhe disse nada, apenas disse que lhe ía tirar a camisola, é fantástico o raciocínio que ela já tem!
Aqui fica um vídeo da minha pequena artista... cuidado Floribela, tens o teu lugar em perigo, lol!
Photo Sharing - Upload Video - Video Sharing - Share Photos
sexta-feira, 26 de janeiro de 2007
Video da Bruna
Photo Sharing - Upload Video - Video Sharing - Share Photos
Eu estive (e ainda estou doente - gripe) e hoje de manha quando veio ao meu quarto ( a minha mãe ficou cá a dormir para eu não ter que me por a pé, estava e ainda estou cheia de febre) perguntou-me sem ninguém lhe dizer nada: "tá melhô, tá boa?"!!!!
Quanto ao pote... nunca mais pediu... ainda temos tempo :)
quarta-feira, 24 de janeiro de 2007
Xixi no pote... a pedido
Quando lhe estava a pôr a fralda: "mamã, titi (xixi)", e eu muito ademirada perguntei se ela queria fazer xixi, ao que ela me respondeu que sim, e eu meia desconfiada perguntei-lhe se queria ir ao potinho e mais uma vez ela disse que sim... peguei nela e levei até ao pote, mas sempre muito céptica, sempre a pensar que íamos chegar ao pote e ela ía resolver que afinal não queria ir ao pote, mas a verdade é que se sentou e alguns segundos depois....xiiiiiiiiiiiiiiiii!!!!!!
Ela pediu para fazer xixi e fez mesmo :) Fiquei super contente e ela também ficou orgulhosa e contente, até porque mal ela acabou fizemos uma festa enorme, cantamos, batemos palmas, chamamos o papá e a vovó para virem ver ela toda excitada a bater palminhas.
Pode não ser para continuar, mas pelo menos já é um começo :)
terça-feira, 23 de janeiro de 2007
Beijinho
segunda-feira, 22 de janeiro de 2007
Tou aqui mamã!
Quando está tudo muito calmo e não se ouve a Bruna é porque ela não está a fazer coisa boa...
Frases do dia, lol!
Estava no meu colo a brincar quando se lembra de me por a mão na testa, quer dizer mais no cabelo do que na testa e diz: "tem febre mama?" ao que eu pergunto " tenho febre filha? ora vê bem se a mamã tem febre?", ela volta por a mãozita na testa e confirma o diagnóstico... eu tinha febre, lol!
Ela costuma ter sempre direiro a uma chávena de café cheia de água porque tem que fazer como a vovó e beber o "cafezito" dela no fim da refeição. Hoje o vuvú deu-lhe uma chávena que tinha a asa partida (por distracção), ela não gostou muito e disse logo: "tá patido (partido), colhar (colar) papá".
De tade estava a brincar e bateu com o pézito na beira do sofá: "mamã, pati (parti) o pé"
Estava mais uma vez a brincar comigo e achou que estava muito calor e disse:" tia (tira) casaco mamã" ao que eu obedeci e por isso recebi logo um elogio, enquanto me esfregava a camisola: "mamã, tá bonita mamã" e logo a seguir levanta-me a camisola: "qué vé umbigo a mamã".
Na hora do banho, estava no pote. O pote tem uma cabeça de pato que dá para tirar e eu tirei-a porque cheguei à conclusão que lhe dava mais jeitito para por as perininhas e ficar mais tempo sentada no pote, e então ela aproveitou logo para brincar com o "patito" (como ela diz). A uma certa altura o pato fica de cebça para baixo...: "patito da cabalho (cambalhota)" depois eu insiti que era cambalhoTA e no fim de o dizer 2 x ela disse-o direitinho!
Ela tem uma facilidade trememnda em dizer os "lh" desde sempre!
A frase do dia... hoje esteve cá a Tia Luísa que tem um cão que se chama Putchi, e para ela comer o Nestum de manha eu estava dizer-lhe que vinha a Tia Luisa que tinha o Putchi e disse-lhe que depois ela ía chamar o Putchi e a Bruna disse logo de seguida: "an (anda) cá Puta"... no comments!!!!!!!!!!!
E parece que a minha princesa não tem um rabinho, rabiote ou rabito, mas como ela prefere dizer: "uma rabita", lol!!!!!
É notável a evolução de dia para dia!
sábado, 20 de janeiro de 2007
Mais um livro decorado!
Hoje, experimentei fazre o mesmo com o livro da Anita (também de 20 e tal páginas) que tem há menos tempo e não o li tantas vezes e mais uma vez já o sabia todo... é o meu geniozinho!
Nesto momento anda na fase dos "itos" ou seja: porquito, cavalito, ovelhita, perfumito e ontem até disse, porque o vuvu se estava a meter com ela com um balão: "o vuvu é tolito" eheheh!!!!
Factos da vida da Bruna
- Eu não vi (estava ainda no bloco operatório) mas o meu marido, o meu pai, a minha mãe e a madrinha da Bruna dizem que ela sorriu quando o papá pegou nela ao colo e lhe falou
- Umas horas depois de ter nascido e ter começado a mamar o enfermeiro disse-me que ela mamava com uma criança de 1 semana
- Desde o 1º mês de vida que não adormece no carro como a maioria das crianças
- A 1ª birra aconteceu aos 2 meses e meio quando estava a tomar banho e engoliu um bocado de shampoo... cerrou so punhos e gritou até ficar vermelha (não chorou)... eu fiquei sem acção, não sabia muito bem o que tinha acontecido, lol
- Aos 2 meses imitava os nosso gestos, se lhe ounhamos a lingua de fora punha logo a dela, se faziamos a "motinha" ela imitava.
- Na consulta do 4ª mês o pediatra disse-nos que a Bruna não ía ser uma bebé fácil, já demosntrava uma personaldade muito vincada e que ía dar muito trabalho... confirma-se doutor, eheheh
- Comeu a 1ª papa aos 6 meses e 2 dias
- Amamanetei até aos 19 meses e meio (31 de Dezembro de 2006)
- Aos 4 meses e 3 semanas começou a sentar-se sem apoio
- Aos 5 meses já comia à mesa connosco. Tivemos que comprar a cadeirinha porque desde os 3 meses e meio que tinhamos que comer com a Bruna ao colo
- Aos 5 meses dava passitos se eu lhe segurasse debaixo dos braços
- Aos 6 começou a dar pasitos agarrada apenas aos meus dedos
- Aos 7 caminhava agarrada
- Aos 8 meses e meio caminhava segurando apenas um dedo meu
- Aos 9 meses e 3 semanas deus os primeiros passos completamente sozinha
- Desde que começou a andar sempre o fez segurando em objectos, sempre com enorme equilibrio
- A primeira palavra foi "mama" e disse-a aos 5 meses e meio, e só a dizia quando me via, por isso era mesmo com esse significado
- Aos 9 meses e meio já dizia: mama, papa, vuvu, vovo, anda cá, pápa
- Aos 10-11 meses já sabia dizer o nome dela quando lhe perguntavamos como se chamava
- Conseguia acompanhar várias músicas
- Aos 14 meses já dizia cerca de 70-80 palavras
- Aos 14 meses já sabia contar até 10 e dizer o AEIOU
- Já juntava 2 e 3 palvras
- Sabia os nomes de várias pessoas
- Imitava sons de vários animais e identificava-os
- Decorava reclames da televisão
- Identificava marcas como Coca-Cola e Continente, hoje já identifica mais como Corte Inglês
- Sabia ligar e desligar a televisão
- Tinha um livro de 5-6 páginas da Anita e eu começava as frases e ela acabava-as ( hoje já sabe 2 livros de 20 e tal páginas de cor - ver entrada a seguir)
- Aos 17-18 meses já sabia o nome das personagens todas dos Noddy, sabe o nome de várias locutores e jornalistas da televisão
- Decorava as histórias do DVD do Noddy e Ruca e quando se queria exibir paraalguém que viesse cá a casa e estivesse a ver os DVDs antecipava as falas e as acções do filme... tinha decorado tudo
- Aos 16-17 meses sabia cantar músicas em Ingês (The hills are alive e I won't let the sun go down on me)
- Neste momento com 20 meses faz frases completas de 5-6 palavras, já utiliza palvras de ligação nas frases.
- canta músicas completas sozinha, sem precisar de estar a ouvir a música
- Tem cerca de 5-6 DVDs de músicas e sabe exactamante em que DVD está determinada música
- Sabe que a vovo é a mamã da mamã dela e sabe que o vuvu e o papa da mama dela
- Anda na psicina desde os 8 meses
- mergulhou aos 9 meses e meio
- Começou a nadar sozinha com boias aos 17 mese e meio
- Não gosta de comer
- Dorme muito pouco
- Anda literalmente quase sempre a cantar e de preferência com microfone na mão
- Desde os 17 meses +- que não pode ver o Frederico da Foribela... está apaixonada... atira-se para o chão com vergonha, rebola-se, salta, ri-se, esconde-se, fica fora dela quando o vê...
- Etc, etc...
sexta-feira, 19 de janeiro de 2007
Sempre gostou de livros
Photo Sharing - Upload Video - Video Sharing - Share Photos
quarta-feira, 17 de janeiro de 2007
Põe-se de pé, anda agarrada e computadores
13/11/2005 - 3 dias antes de completar os 6 meses, sempre teve uma força impressionante tanto nas pernitas como nas mãos e pricipalmente nas pontas dos dedos! O video a seguir mostra bem essa força, ainda com 5 meses e conseguia empurrar a caeira com os pezitos:
Photo Sharing - Upload Video - Video Sharing - Share Photos
21/12/2005 - 7 meses e 5 dias e já andava agarrada
continua...
Hoje... e aula de natação de sábado
Ainda hoje espero ter um vídeo da aula de natação do sábado passado. A minha princesa já nada sozinha com boias nos bracitos! É um orgulho!
Editado: para adicionar o video longo (5 minutos, tenham paciência, vale mesmo a pena) da aulda de natação da Bruna. Podem ver a minha princesa a nadar sozinha com boias! Uma verdadeira profissional!
Photo Sharing - Upload Video - Video Sharing - Share Photos
terça-feira, 16 de janeiro de 2007
Rebolar, sentar, cantar
02/09/2005 - mexilhona, mexilhona :)
Uma verdadeira ternura:
02/09/2005
19/09/2005 - 4 meses e 3 dias e já rebolava
16/09/2005 - 4 meses, sentava-se com apoio
26/09/2005 - dias depois já se tentava sentar sem apoio até que 1 semana antes de fazer os 5 meses eis que...
15/10/2005 - um dia antes de fazer 5 meses... completamente sozinha!
16/10/2005 - e aos 5 meses já tinhamos cantora!
A Bruna hoje com 20 meses adora cantar, sabe muitas canções e já canta canções completas sem qualquer tipo de acompanhemento!
continua...
segunda-feira, 15 de janeiro de 2007
os primeiros 3 meses
A princesa veio ao mundo através de uma cesariana não planeada e pesava 3150gm e media 47cm.
Aqui neste blog, vão poder ver fotos e vídeos desde o nascimento da Bruna. As primeiras entradas vão ser uma espécie de resumo de 20 meses de vida, porque a minha princesa faz hoje 20 mesinhos.
Podem comentar à vontade e até podem enviar o vosso e-mail para poderem ser avisados de todas as actualizações que forem sendo feitas! mandem um email para ines1911@sapo.pt e digam que gostaria de receber aviso de actualizações!
Então, vamos lá... divirtam-se... seguem-se alguns dos melhores momento da vida da Princesa Bruna!
18/05/2005 - ainda no Hospital
30/05/2005 - 15 dias de vida e já sorri:)
14/06/2005 - 1 dia antes de fazer 1 mês e já agarrava em objectos e passava mais tempo acordada do que a dormir
2 meses e alguns dias - revelava já a tagarela que iria ser!
Continua...