sábado, 20 de janeiro de 2007

Factos da vida da Bruna

  • Eu não vi (estava ainda no bloco operatório) mas o meu marido, o meu pai, a minha mãe e a madrinha da Bruna dizem que ela sorriu quando o papá pegou nela ao colo e lhe falou
  • Umas horas depois de ter nascido e ter começado a mamar o enfermeiro disse-me que ela mamava com uma criança de 1 semana
  • Desde o 1º mês de vida que não adormece no carro como a maioria das crianças
  • A 1ª birra aconteceu aos 2 meses e meio quando estava a tomar banho e engoliu um bocado de shampoo... cerrou so punhos e gritou até ficar vermelha (não chorou)... eu fiquei sem acção, não sabia muito bem o que tinha acontecido, lol
  • Aos 2 meses imitava os nosso gestos, se lhe ounhamos a lingua de fora punha logo a dela, se faziamos a "motinha" ela imitava.
  • Na consulta do 4ª mês o pediatra disse-nos que a Bruna não ía ser uma bebé fácil, já demosntrava uma personaldade muito vincada e que ía dar muito trabalho... confirma-se doutor, eheheh
  • Comeu a 1ª papa aos 6 meses e 2 dias
  • Amamanetei até aos 19 meses e meio (31 de Dezembro de 2006)
  • Aos 4 meses e 3 semanas começou a sentar-se sem apoio
  • Aos 5 meses já comia à mesa connosco. Tivemos que comprar a cadeirinha porque desde os 3 meses e meio que tinhamos que comer com a Bruna ao colo
  • Aos 5 meses dava passitos se eu lhe segurasse debaixo dos braços
  • Aos 6 começou a dar pasitos agarrada apenas aos meus dedos
  • Aos 7 caminhava agarrada
  • Aos 8 meses e meio caminhava segurando apenas um dedo meu
  • Aos 9 meses e 3 semanas deus os primeiros passos completamente sozinha
  • Desde que começou a andar sempre o fez segurando em objectos, sempre com enorme equilibrio
  • A primeira palavra foi "mama" e disse-a aos 5 meses e meio, e só a dizia quando me via, por isso era mesmo com esse significado
  • Aos 9 meses e meio já dizia: mama, papa, vuvu, vovo, anda cá, pápa
  • Aos 10-11 meses já sabia dizer o nome dela quando lhe perguntavamos como se chamava
  • Conseguia acompanhar várias músicas
  • Aos 14 meses já dizia cerca de 70-80 palavras
  • Aos 14 meses já sabia contar até 10 e dizer o AEIOU
  • Já juntava 2 e 3 palvras
  • Sabia os nomes de várias pessoas
  • Imitava sons de vários animais e identificava-os
  • Decorava reclames da televisão
  • Identificava marcas como Coca-Cola e Continente, hoje já identifica mais como Corte Inglês
  • Sabia ligar e desligar a televisão
  • Tinha um livro de 5-6 páginas da Anita e eu começava as frases e ela acabava-as ( hoje já sabe 2 livros de 20 e tal páginas de cor - ver entrada a seguir)
  • Aos 17-18 meses já sabia o nome das personagens todas dos Noddy, sabe o nome de várias locutores e jornalistas da televisão
  • Decorava as histórias do DVD do Noddy e Ruca e quando se queria exibir paraalguém que viesse cá a casa e estivesse a ver os DVDs antecipava as falas e as acções do filme... tinha decorado tudo
  • Aos 16-17 meses sabia cantar músicas em Ingês (The hills are alive e I won't let the sun go down on me)
  • Neste momento com 20 meses faz frases completas de 5-6 palavras, já utiliza palvras de ligação nas frases.
  • canta músicas completas sozinha, sem precisar de estar a ouvir a música
  • Tem cerca de 5-6 DVDs de músicas e sabe exactamante em que DVD está determinada música
  • Sabe que a vovo é a mamã da mamã dela e sabe que o vuvu e o papa da mama dela
  • Anda na psicina desde os 8 meses
  • mergulhou aos 9 meses e meio
  • Começou a nadar sozinha com boias aos 17 mese e meio
  • Não gosta de comer
  • Dorme muito pouco
  • Anda literalmente quase sempre a cantar e de preferência com microfone na mão
  • Desde os 17 meses +- que não pode ver o Frederico da Foribela... está apaixonada... atira-se para o chão com vergonha, rebola-se, salta, ri-se, esconde-se, fica fora dela quando o vê...
  • Etc, etc...
Sim, sou uma mãe babada! As pessoas que a conhecem pessoalmente sabem do que estou a falar, porque já presenciaram todas estas coisas.Na semana passada uma professora primária com formação em comportamento infantil disse-me que a Bruna estava com um desenvolvimento de uma criança de 3 anos; a minha ginecologista também já me tinha dito o mesmo há cerca de 2 meses atrás.Sou simplesmente mais uma mãe que acha que a sua filha é a melhor de todas, mas a verdade é que a Bruna sempre fez coisas muito avançadas para a idade dela. O padrinho da Bruna disse desde que ela nasceu que ela devia ter estado mais 1 mês do que as nossas contas na barriga porque fazia coisas que não eram normais para a idade.

1 comentário:

pipocas disse...

Muitos Parabéns pela menina, para além de ser muito linda é muito esperta.
Beijoquinhas
Pipocas4