Começaste a falar muito cedo. A 1ª palavra foi "mamã" aos 5 meses, sim sabias perfeitamente o que significava porque era a forma como me chamavas ou o q dizias qd olhavas para mim!
A partir daí ias aumentando o teu vocabulário rapidamente, pelo menos para a idade que tinhas!
Apenas contei as palavras que dizias (e sabias o significado, porque dizias tudo o q ouvias) já tu tinhas 14 meses e contei cerca de 80 palavras! Já fazias frases simples por esta altura. As pessoas conseguiam entender o que tentavas dizer! Não posso dizer que fostes daquelas crianças que não falaste á bebé, não usavas palavras de bebé (popó, xixa, etc) porque tb não as utilizávamos contigo e por isso aprendeste o q te dizíamos, mas a tua pronuncia era de bebé, ainda q de um bebé mais velho do q eras na realidade!
Como em outras situações, além de saber q estavas bastante avançada para a idade (sempre pesquisei mto sobre o desenvolvimento), não tinha mtos termos de comparação, apenas ia ouvindo comentários que por sorte geralmente vinham de pessoas da área do ensino (qr normal , qr especial) e q por isso sabiam mto mais do q eu sobre o desenvolvimento de um bebé a todos os níveis!
Na consulta com o Prf. Júlio tinhas tu 21 meses, ele ficou muito surpreendido com a tua expressão oral. Disse-nos q tinhas uma "precocidade excepcional" a todos os níveis e tb referiu a tua expressão oral bem como o entendimento, entre outras coisas!
Entretanto por volta dos 2 anos, talvez um pouco antes começaste a falar á mimalha! E coisas que eram totalmente perceptíveis deixaram de o ser tanto, principalmente para estranhos ainda q te entendessem bem, havia uma ou outra palavra q até nós tínhamos q fazer um esforço para a entender!
Além da tua linguagem ter evoluído contigo, esta fase dos mimos ainda durou uns tempos. mas o engraçado é q qd estavas sozinha com alguém, principalmente meninos/as falavas muito bem, mas se nós estivéssemos por perto... pronto, lá começava tudo outra vez!
Houve uma fase em q disseste os "r" e depois deixaste de os dizer (mimos, mais uma vez)...
No inicio deste ano, acho que melhoraste ligeiramente essa tua fase dos mimos, mas foi em finais de Fevereiro que realmente as coisas mudaram!
A partir daí, literalmente da noite para o dia, a tua articulação melhorou MUITO! principalmente no que se refere aos "r" e aos "ch" e os "s" seguidos de vogais, de tal maneira q começaste logo a dizer palavras mais difíceis para quem não dizia "r" nenhum!
Falas mesmo muito bem, tens uma articulação excelente neste momento! A tua maior dificuldade é dizer palavras com "dr" (ex: pedro), até à cerca de 1 mês tb tinhas dificuldades no "tr", mas agora dizes muito bem, tirando uma ou outra x q falas mais depressa ou com mais mimos e o "r" do "tr" ainda fica pelo caminho!
Acho fantástico ir comparando a forma como dizias certas coisa há uns meses atrás e como as dizes agora! Sempre tentei escrever o mais aproximadamente as coisas como dizes, e agora deparo-me a escrever quase normalmente as tuas falas, tipo menina grande, mas a verdade é q é assim q tu falas! Continuo a escrever as coisas exactamente (ou mto mto próximo em certos casos) como as dizes! Confesso q às xs me possa faltar acentos em certas palavras em q carregas mais em determinadas sílabas, mas é mesmo porque me escapa, de resto é uma cópia o mais fiel possível de como falas.... e nem sequer andas no colégio ainda, porque sinto q ai então começas a falar com a articulação 100% correcta!
É tão bom ver-te crescer e evoluir! Adoro ouvir-te falar!Ainda q continues muito mimalha qd falas connosco, principalmente comigo:) fazer o quê, és a minha bebé!
4 comentários:
:)
K saudades já tinha desta princesinha! A Bruna é uma menina mt especial!
Beijinhos grandes grandes às duas ;)
Lindaaaaaaaaa mil x lindaaaaaaaaaa...por mais k cresçam vão ser sempre as nossas bebés.
Minha Bruna do Norte parabéns pelos teus 37 mesinhos...
Miga tu tens k pôr a rapariga na fotografia...
Essa foto tá o máximo.
Jinhos mto mto fofinhos, gandes e godos mtooooooooooooo crescidos
Deliciosa como sempre...
São tão lindas...
Enviar um comentário