sábado, 1 de março de 2008

Os "rr" e os r" e outros sons

Os "rr" di-los perfeitamente quase desde q começou a falar!

Os "r" é q já é outra história! Não os diz e ponto final... qr dizer... não dizia, nestes últimos tempos tem vindo a esforçar-se (sim por ela pp) a dizê-los! Já é frequente ouvir os "r" que estão entre uma vogal e uma consoante (ex: quarto) embora não seja sempre.

No fim das palavras nunca os diz (ex: cantar).

No entanto, estes últimos dias tem vindo a aperfeiçoar os "r" entre vogais e consoantes (ex: "corpo Humano") e tb entre consoantes e vogais, como por exemplo "Branca de Neve"!

Não estou minimamente preocupada, porque já li q as crianças só são referenciadas para a terapia da fala no caso de nesta situação (do som "r") se não o disserem até aos 8 anos, por isso até lá ainda falta muito tempo, e tb porque ela já os vai dizendo!

E para quem não sabe, eu tb não sabia e achei super interessante, a articulação da fala em nada tem a ver com uma criança ser mais ou menos inteligente do q outra mas sim com o desenvolvimento motor fino!

por isso, mamãs q possam estar preocupadas com a articulação dos seus filhotes (há alguns q parecem mais bebés a falar, outros q além de fazerem frases super bem feitas não se percebem bem) não pensem q os vossos bebés não são ou são menos inteligentes q os outros bebés, porque isso em nada é verdadeiro :)

Em relação a outros sons, di-los todos embora por vezes os "s" e os "ch" pareçam uma mistura de "ts" e de "tch", mas quase sempre, principalmente os "s" os diz perfeitos!

Muito raramente troca o "f" pelo "p".
Embora ainda ao bocado me estava a dizer q uma imagem qqr "está aqui nestas pilas" lol (filas, queria ela dizer), mas depois corrigiu e disse "filas" eheheh!

***

É muito mimalha a falar qd está comigo ou com pessoas q conhece bem, mas se encontra um menino/a mais velha muda completamente o discuro e articulação, é q fala completamente diferente! Adapta-se totalmente à situação!

Se eu estiver por perto e estiver a falar com um adulto fala com mimos, mesm q eu esteja por perto se lhe aparecer uma criança, especialmente e se for mais velha, fala tipo menina crescida!